Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21799 |
Resumo: | A presente dissertação identifica e tipifica as causas mais comuns de resistência à mudança em duas instituições bancárias portuguesas, bem como, determina os principais métodos de gestão da resistência utilizados pelos agentes da mudança nas referidas instituições. Na sequência desta identificação, determinação e tipificação propõe-se um modelo de gestão da resistência à mudança para as instituições bancárias. O problema de estudo coloca-se porque não existem na literatura estudos sobre as causas e métodos de gestão da resistência no setor bancário português e as causas e os métodos de gestão da resistência à mudança são cruciais para desenvolver estratégias de gestão da mudança. Para concretizar este objetivo optou-se pelo estudo de caso em que o procedimento metodológico desenvolve-se na exploração intensiva de uma unidade de estudo, neste caso, duas instituições bancárias portuguesas. Assim, criaram-se inquéritos diretos aos trabalhadores e cargos de chefia das duas instituições sendo esses dados analisados, comparados e tipificados. Esta análise permite conhecer as causas e a gestão da resistência à mudança nestas instituições bancárias e a elaboração de um modelo de gestão da resistência à mudança; Abstract: Causes and Management of Resistance to Change Case of the Portuguese Banking Sector This work identifies and typifies the most common causes of resistance in two portuguese banking institutions, determines the main resistance management methods used by the agents of change and proposes a management model of resistance to change for banking institutions. This study arises from the inexistence of studies that identify causes and methods of resistance management in the portuguese banking sector and because this identification is crucial for developing change management strategies. To achieve this objective the case study of two portuguese banking institutions was developed using the methodological procedure in the intensive exploration of the study unit, in this case, two portuguese banking institutions. Thus, direct inquiries were developed for workers and managers of the two institutions, and the data was analyzed, compared and typified. This analysis promotes the knowledge of the causes of resistance and the management of those resistances in the banking institutions and the elaboration of a model of management of resistance to change. |
id |
RCAP_eb9fd05a045e0692e6c7e4b07e269101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/21799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesaMudançaResistência à mudançaSistema bancárioChangeResistance to changeBanking sectorA presente dissertação identifica e tipifica as causas mais comuns de resistência à mudança em duas instituições bancárias portuguesas, bem como, determina os principais métodos de gestão da resistência utilizados pelos agentes da mudança nas referidas instituições. Na sequência desta identificação, determinação e tipificação propõe-se um modelo de gestão da resistência à mudança para as instituições bancárias. O problema de estudo coloca-se porque não existem na literatura estudos sobre as causas e métodos de gestão da resistência no setor bancário português e as causas e os métodos de gestão da resistência à mudança são cruciais para desenvolver estratégias de gestão da mudança. Para concretizar este objetivo optou-se pelo estudo de caso em que o procedimento metodológico desenvolve-se na exploração intensiva de uma unidade de estudo, neste caso, duas instituições bancárias portuguesas. Assim, criaram-se inquéritos diretos aos trabalhadores e cargos de chefia das duas instituições sendo esses dados analisados, comparados e tipificados. Esta análise permite conhecer as causas e a gestão da resistência à mudança nestas instituições bancárias e a elaboração de um modelo de gestão da resistência à mudança; Abstract: Causes and Management of Resistance to Change Case of the Portuguese Banking Sector This work identifies and typifies the most common causes of resistance in two portuguese banking institutions, determines the main resistance management methods used by the agents of change and proposes a management model of resistance to change for banking institutions. This study arises from the inexistence of studies that identify causes and methods of resistance management in the portuguese banking sector and because this identification is crucial for developing change management strategies. To achieve this objective the case study of two portuguese banking institutions was developed using the methodological procedure in the intensive exploration of the study unit, in this case, two portuguese banking institutions. Thus, direct inquiries were developed for workers and managers of the two institutions, and the data was analyzed, compared and typified. This analysis promotes the knowledge of the causes of resistance and the management of those resistances in the banking institutions and the elaboration of a model of management of resistance to change.Universidade de Évora2018-01-15T12:53:52Z2018-01-152017-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/21799http://hdl.handle.net/10174/21799TID:201792540porDepartamento de Gestãoritabap@gmail.com256Baptista, Rita Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:27:41ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa |
title |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa |
spellingShingle |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa Baptista, Rita Fernandes Mudança Resistência à mudança Sistema bancário Change Resistance to change Banking sector |
title_short |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa |
title_full |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa |
title_fullStr |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa |
title_full_unstemmed |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa |
title_sort |
Causas e gestão da resistência à mudança. Caso da banca portuguesa |
author |
Baptista, Rita Fernandes |
author_facet |
Baptista, Rita Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Rita Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudança Resistência à mudança Sistema bancário Change Resistance to change Banking sector |
topic |
Mudança Resistência à mudança Sistema bancário Change Resistance to change Banking sector |
description |
A presente dissertação identifica e tipifica as causas mais comuns de resistência à mudança em duas instituições bancárias portuguesas, bem como, determina os principais métodos de gestão da resistência utilizados pelos agentes da mudança nas referidas instituições. Na sequência desta identificação, determinação e tipificação propõe-se um modelo de gestão da resistência à mudança para as instituições bancárias. O problema de estudo coloca-se porque não existem na literatura estudos sobre as causas e métodos de gestão da resistência no setor bancário português e as causas e os métodos de gestão da resistência à mudança são cruciais para desenvolver estratégias de gestão da mudança. Para concretizar este objetivo optou-se pelo estudo de caso em que o procedimento metodológico desenvolve-se na exploração intensiva de uma unidade de estudo, neste caso, duas instituições bancárias portuguesas. Assim, criaram-se inquéritos diretos aos trabalhadores e cargos de chefia das duas instituições sendo esses dados analisados, comparados e tipificados. Esta análise permite conhecer as causas e a gestão da resistência à mudança nestas instituições bancárias e a elaboração de um modelo de gestão da resistência à mudança; Abstract: Causes and Management of Resistance to Change Case of the Portuguese Banking Sector This work identifies and typifies the most common causes of resistance in two portuguese banking institutions, determines the main resistance management methods used by the agents of change and proposes a management model of resistance to change for banking institutions. This study arises from the inexistence of studies that identify causes and methods of resistance management in the portuguese banking sector and because this identification is crucial for developing change management strategies. To achieve this objective the case study of two portuguese banking institutions was developed using the methodological procedure in the intensive exploration of the study unit, in this case, two portuguese banking institutions. Thus, direct inquiries were developed for workers and managers of the two institutions, and the data was analyzed, compared and typified. This analysis promotes the knowledge of the causes of resistance and the management of those resistances in the banking institutions and the elaboration of a model of management of resistance to change. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12T00:00:00Z 2018-01-15T12:53:52Z 2018-01-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/21799 http://hdl.handle.net/10174/21799 TID:201792540 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/21799 |
identifier_str_mv |
TID:201792540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão ritabap@gmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777304631408328704 |