Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pomar, Clarinda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Balça, Ângela, Magalhães, Olga, Conde, Antónia Fialho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25818
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14
Resumo: A prevenção e eliminação dos estereótipos de género e do sexismo constitui-se como uma problemática de intervenção prioritária (European Council, 2018). O sistema educativo, em particular as práticas pedagógicas, desempenham um papel fundamental na construção dos princípios de cidadania e igualdade de género. É crucial que a formação contínua de docentes integre esta problemática, sensibilizando, fornecendo conhecimentos e desenvolvendo competências de intervenção eficazes. Neste artigo, pretendemos descrever a refletir sobre uma experiência de formação contínua de docentes que possibilitou o desenvolvimento de atividades e projetos de intervenção em contexto real de ensino. Começaremos por apresentar os pressupostos e a metodologia de formação e, em seguida, descreveremos e analisaremos criticamente alguns dos resultados das intervenções realizadas pelos/as docentes.
id RCAP_ebc1e9a34ea2714985512a569d8b91dd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadaniaIgualdade de géneroCidadaniaOficina de formaçãoEstereótipos de géneroPrática PedagógicaFormação de docentesA prevenção e eliminação dos estereótipos de género e do sexismo constitui-se como uma problemática de intervenção prioritária (European Council, 2018). O sistema educativo, em particular as práticas pedagógicas, desempenham um papel fundamental na construção dos princípios de cidadania e igualdade de género. É crucial que a formação contínua de docentes integre esta problemática, sensibilizando, fornecendo conhecimentos e desenvolvendo competências de intervenção eficazes. Neste artigo, pretendemos descrever a refletir sobre uma experiência de formação contínua de docentes que possibilitou o desenvolvimento de atividades e projetos de intervenção em contexto real de ensino. Começaremos por apresentar os pressupostos e a metodologia de formação e, em seguida, descreveremos e analisaremos criticamente alguns dos resultados das intervenções realizadas pelos/as docentes.ULE Revistas2019-09-17T14:25:07Z2019-09-172019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25818http://hdl.handle.net/10174/25818https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14porPomar, C.; Balça, A.;Magalhães, O. e Conde, A. F. (2019). Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, 14, 403-422403-4222444-0221http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/issue/view/384/showTocCuestiones de género: de la igualdad y la diferencia14PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais com Arbitragem Científica; CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais com Arbitragem Científicacpomar@uevora.ptapb@uevora.ptomsm@uevora.ptmconde@uevora.ptPomar, ClarindaBalça, ÂngelaMagalhães, OlgaConde, Antónia Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:06.445786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
title Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
spellingShingle Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
Pomar, Clarinda
Igualdade de género
Cidadania
Oficina de formação
Estereótipos de género
Prática Pedagógica
Formação de docentes
title_short Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
title_full Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
title_fullStr Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
title_full_unstemmed Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
title_sort Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
author Pomar, Clarinda
author_facet Pomar, Clarinda
Balça, Ângela
Magalhães, Olga
Conde, Antónia Fialho
author_role author
author2 Balça, Ângela
Magalhães, Olga
Conde, Antónia Fialho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pomar, Clarinda
Balça, Ângela
Magalhães, Olga
Conde, Antónia Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Igualdade de género
Cidadania
Oficina de formação
Estereótipos de género
Prática Pedagógica
Formação de docentes
topic Igualdade de género
Cidadania
Oficina de formação
Estereótipos de género
Prática Pedagógica
Formação de docentes
description A prevenção e eliminação dos estereótipos de género e do sexismo constitui-se como uma problemática de intervenção prioritária (European Council, 2018). O sistema educativo, em particular as práticas pedagógicas, desempenham um papel fundamental na construção dos princípios de cidadania e igualdade de género. É crucial que a formação contínua de docentes integre esta problemática, sensibilizando, fornecendo conhecimentos e desenvolvendo competências de intervenção eficazes. Neste artigo, pretendemos descrever a refletir sobre uma experiência de formação contínua de docentes que possibilitou o desenvolvimento de atividades e projetos de intervenção em contexto real de ensino. Começaremos por apresentar os pressupostos e a metodologia de formação e, em seguida, descreveremos e analisaremos criticamente alguns dos resultados das intervenções realizadas pelos/as docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17T14:25:07Z
2019-09-17
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25818
http://hdl.handle.net/10174/25818
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14
url http://hdl.handle.net/10174/25818
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pomar, C.; Balça, A.;Magalhães, O. e Conde, A. F. (2019). Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, 14, 403-422
403-422
2444-0221
http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/issue/view/384/showToc
Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia
14
PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais com Arbitragem Científica; CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais com Arbitragem Científica
cpomar@uevora.pt
apb@uevora.pt
omsm@uevora.pt
mconde@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ULE Revistas
publisher.none.fl_str_mv ULE Revistas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136642678652928