Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25818 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14 |
Resumo: | A prevenção e eliminação dos estereótipos de género e do sexismo constitui-se como uma problemática de intervenção prioritária (European Council, 2018). O sistema educativo, em particular as práticas pedagógicas, desempenham um papel fundamental na construção dos princípios de cidadania e igualdade de género. É crucial que a formação contínua de docentes integre esta problemática, sensibilizando, fornecendo conhecimentos e desenvolvendo competências de intervenção eficazes. Neste artigo, pretendemos descrever a refletir sobre uma experiência de formação contínua de docentes que possibilitou o desenvolvimento de atividades e projetos de intervenção em contexto real de ensino. Começaremos por apresentar os pressupostos e a metodologia de formação e, em seguida, descreveremos e analisaremos criticamente alguns dos resultados das intervenções realizadas pelos/as docentes. |
id |
RCAP_ebc1e9a34ea2714985512a569d8b91dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadaniaIgualdade de géneroCidadaniaOficina de formaçãoEstereótipos de géneroPrática PedagógicaFormação de docentesA prevenção e eliminação dos estereótipos de género e do sexismo constitui-se como uma problemática de intervenção prioritária (European Council, 2018). O sistema educativo, em particular as práticas pedagógicas, desempenham um papel fundamental na construção dos princípios de cidadania e igualdade de género. É crucial que a formação contínua de docentes integre esta problemática, sensibilizando, fornecendo conhecimentos e desenvolvendo competências de intervenção eficazes. Neste artigo, pretendemos descrever a refletir sobre uma experiência de formação contínua de docentes que possibilitou o desenvolvimento de atividades e projetos de intervenção em contexto real de ensino. Começaremos por apresentar os pressupostos e a metodologia de formação e, em seguida, descreveremos e analisaremos criticamente alguns dos resultados das intervenções realizadas pelos/as docentes.ULE Revistas2019-09-17T14:25:07Z2019-09-172019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25818http://hdl.handle.net/10174/25818https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14porPomar, C.; Balça, A.;Magalhães, O. e Conde, A. F. (2019). Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, 14, 403-422403-4222444-0221http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/issue/view/384/showTocCuestiones de género: de la igualdad y la diferencia14PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais com Arbitragem Científica; CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais com Arbitragem Científicacpomar@uevora.ptapb@uevora.ptomsm@uevora.ptmconde@uevora.ptPomar, ClarindaBalça, ÂngelaMagalhães, OlgaConde, Antónia Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:06.445786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania |
title |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania |
spellingShingle |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania Pomar, Clarinda Igualdade de género Cidadania Oficina de formação Estereótipos de género Prática Pedagógica Formação de docentes |
title_short |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania |
title_full |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania |
title_fullStr |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania |
title_full_unstemmed |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania |
title_sort |
Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania |
author |
Pomar, Clarinda |
author_facet |
Pomar, Clarinda Balça, Ângela Magalhães, Olga Conde, Antónia Fialho |
author_role |
author |
author2 |
Balça, Ângela Magalhães, Olga Conde, Antónia Fialho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pomar, Clarinda Balça, Ângela Magalhães, Olga Conde, Antónia Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igualdade de género Cidadania Oficina de formação Estereótipos de género Prática Pedagógica Formação de docentes |
topic |
Igualdade de género Cidadania Oficina de formação Estereótipos de género Prática Pedagógica Formação de docentes |
description |
A prevenção e eliminação dos estereótipos de género e do sexismo constitui-se como uma problemática de intervenção prioritária (European Council, 2018). O sistema educativo, em particular as práticas pedagógicas, desempenham um papel fundamental na construção dos princípios de cidadania e igualdade de género. É crucial que a formação contínua de docentes integre esta problemática, sensibilizando, fornecendo conhecimentos e desenvolvendo competências de intervenção eficazes. Neste artigo, pretendemos descrever a refletir sobre uma experiência de formação contínua de docentes que possibilitou o desenvolvimento de atividades e projetos de intervenção em contexto real de ensino. Começaremos por apresentar os pressupostos e a metodologia de formação e, em seguida, descreveremos e analisaremos criticamente alguns dos resultados das intervenções realizadas pelos/as docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-17T14:25:07Z 2019-09-17 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25818 http://hdl.handle.net/10174/25818 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25818 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pomar, C.; Balça, A.;Magalhães, O. e Conde, A. F. (2019). Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, 14, 403-422 403-422 2444-0221 http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/issue/view/384/showToc Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia 14 PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais com Arbitragem Científica; CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais com Arbitragem Científica cpomar@uevora.pt apb@uevora.pt omsm@uevora.pt mconde@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ULE Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
ULE Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136642678652928 |