As práticas educativas parentais em crianças dos 0 aos 12 anos na província de Benguela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Maria da Glória
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/279
http://hdl.handle.net/20.500.11816/279
Resumo: As práticas educativas parentais são diferentes formas utilizadas pelos pais/encarregados de educação em situações diferentes com o propósito de educar, socializar e controlar o comportamento dos filhos tanto com contexto int como extra-familiar. Assim, o objectivo deste trabalho é de identificar as práticas educativas utilizadas por uma amostra de pais/ encarregados de educação da província de Benguela. Neste projecto participaram um total de 450 pais, sendo 225 mulheres/mães e 225 homens/pais que possuem filhos com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos. O instrumento de medida para recolha de dados, foi o Inventário de Práticas Educativas Parentais (I.P.E.), de Machado, C., Gonçalves M. & Matos, M (2006). O IPE é composto por 29 itens agrupados em cinco dimensões diferentes, a saber; a) práticas educativas adequadas, b) práticas educativas inadequadas (não abusivas), c)práticas punitivas (com violência física aceitável), d) práticas emocionalmente abusivas (insultos) e e) práticas fisicamente abusivas (causar ferimentos). Os pais foram solicitados para que preenchessem o I.P.E., assinalando, numa 1ª parte, a frequência com, que utilizaram essas práticas no último ano, e, numa 2ª parte, se acham essas praticas adequadas ou inadequadas.
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