O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Madalena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Paulino, Fernando Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29515
Resumo: Apesar de as primeiras experiências de provedoria/ouvidoria nos media remontarem a meados doséculo XX, nos meios públicos de comunicação portugueses e brasileiros a figura do ombudsmanapareceu apenas depois de 2004. Coincidente com o princípio de instituição de um mediador entre oórgão de comunicação e o público, a criação dos provedores do ouvinte e do telespetador na rádio e naTV pública em Portugal e do ouvidor na Empresa Brasil de Comunicação funda-se no propósito depromover o escrutínio dos órgãos de serviço público. Fazendo apelo a uma reflexão ética participadapelas próprias audiências (convidadas a interagir com o provedor/ouvidor), este mecanismo de tem nasua base também o objetivo de fomentar uma melhor compreensão do funcionamento dos própriosmeios e das suas práticas. Neste artigo, os autores procuram refletir sobre a missão do ombudsman dos meios públicos nos doispaíses, registando a história e o contexto da sua instituição e refletindo sobre as dificuldades inerentes aesta função. Com recurso a pesquisa documental e a referências ilustrativas aos programas produzidospelos ombudsmen de ambos os países, a proposta deste trabalho fixa-se acima de tudo no objetivo deproblematizar o alcance e os limites do provedor/ouvidor e as coincidências e dissemelhanças destafunção em Portugal e no Brasil, os únicos países do espaço lusófono com atividade neste domínio nosmedia públicos.
id RCAP_ed1be702e8cce9fae1b94e0012d57d7e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianosOmbudsmanÉticaServiço públicoParticipaçãoLusofoniaEthicsPublic serviceParticipationLusophoniaApesar de as primeiras experiências de provedoria/ouvidoria nos media remontarem a meados doséculo XX, nos meios públicos de comunicação portugueses e brasileiros a figura do ombudsmanapareceu apenas depois de 2004. Coincidente com o princípio de instituição de um mediador entre oórgão de comunicação e o público, a criação dos provedores do ouvinte e do telespetador na rádio e naTV pública em Portugal e do ouvidor na Empresa Brasil de Comunicação funda-se no propósito depromover o escrutínio dos órgãos de serviço público. Fazendo apelo a uma reflexão ética participadapelas próprias audiências (convidadas a interagir com o provedor/ouvidor), este mecanismo de tem nasua base também o objetivo de fomentar uma melhor compreensão do funcionamento dos própriosmeios e das suas práticas. Neste artigo, os autores procuram refletir sobre a missão do ombudsman dos meios públicos nos doispaíses, registando a história e o contexto da sua instituição e refletindo sobre as dificuldades inerentes aesta função. Com recurso a pesquisa documental e a referências ilustrativas aos programas produzidospelos ombudsmen de ambos os países, a proposta deste trabalho fixa-se acima de tudo no objetivo deproblematizar o alcance e os limites do provedor/ouvidor e as coincidências e dissemelhanças destafunção em Portugal e no Brasil, os únicos países do espaço lusófono com atividade neste domínio nosmedia públicos.Although the first experiments of ombudsmanship in media date back to the middle of the twentiethcentury, the Portuguese and Brazilian public media the ombudsman’s function appeared only after2004. Coincident with the principle of establishing a mediator between the medium enterprise and thepublic, the creation of the ombudsman of the listener and the viewer on public radio and TV in Portugaland in EmpresaBrasil de Comunicação is founded in order to promote scrutiny of public service media.Appealing to an ethical reflection participated by the audiences themselves (invited to interact with theombudsman), this mechanism is based on the goal of promoting better understanding of thefunctioning of the media and their own practices.In this article, the authors seek to reflect on the mission of public media ombudsman in the twocountries, noting the history and context of their creation and reflecting on the difficulties inherent tothis function. Using documental research and referring to the programs produced by ombudsmen inboth countries, the purpose of this paper is to discuss the scope and limits of the ombudsmanship andthe similarities and dissimilarities of this function in Portugal and in Brazil, the only countries in theLusophone space with activity in this area in the public media.Grácio EditorUniversidade do MinhoOliveira, MadalenaPaulino, Fernando Oliveira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29515por2255-2243info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:42ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos
title O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos
spellingShingle O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos
Oliveira, Madalena
Ombudsman
Ética
Serviço público
Participação
Lusofonia
Ethics
Public service
Participation
Lusophonia
title_short O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos
title_full O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos
title_fullStr O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos
title_full_unstemmed O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos
title_sort O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil : da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos
author Oliveira, Madalena
author_facet Oliveira, Madalena
Paulino, Fernando Oliveira
author_role author
author2 Paulino, Fernando Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Madalena
Paulino, Fernando Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ombudsman
Ética
Serviço público
Participação
Lusofonia
Ethics
Public service
Participation
Lusophonia
topic Ombudsman
Ética
Serviço público
Participação
Lusofonia
Ethics
Public service
Participation
Lusophonia
description Apesar de as primeiras experiências de provedoria/ouvidoria nos media remontarem a meados doséculo XX, nos meios públicos de comunicação portugueses e brasileiros a figura do ombudsmanapareceu apenas depois de 2004. Coincidente com o princípio de instituição de um mediador entre oórgão de comunicação e o público, a criação dos provedores do ouvinte e do telespetador na rádio e naTV pública em Portugal e do ouvidor na Empresa Brasil de Comunicação funda-se no propósito depromover o escrutínio dos órgãos de serviço público. Fazendo apelo a uma reflexão ética participadapelas próprias audiências (convidadas a interagir com o provedor/ouvidor), este mecanismo de tem nasua base também o objetivo de fomentar uma melhor compreensão do funcionamento dos própriosmeios e das suas práticas. Neste artigo, os autores procuram refletir sobre a missão do ombudsman dos meios públicos nos doispaíses, registando a história e o contexto da sua instituição e refletindo sobre as dificuldades inerentes aesta função. Com recurso a pesquisa documental e a referências ilustrativas aos programas produzidospelos ombudsmen de ambos os países, a proposta deste trabalho fixa-se acima de tudo no objetivo deproblematizar o alcance e os limites do provedor/ouvidor e as coincidências e dissemelhanças destafunção em Portugal e no Brasil, os únicos países do espaço lusófono com atividade neste domínio nosmedia públicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29515
url http://hdl.handle.net/1822/29515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2255-2243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grácio Editor
publisher.none.fl_str_mv Grácio Editor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303683970629632