Gestão de competências em tecnologias de informação e comunicação na administração pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11533 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em MPA – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |
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Gestão de competências em tecnologias de informação e comunicação na administração públicaAdministração públicaReforma administrativaCompetênciasGestão estratégica de pessoasAvaliação de competênciasDesenvolvimento de competênciasPublic administrationAdministrative restructurationCompetenciesPeople strategic managementAssessment of competenciesDevelopment of competenciesDissertação de Mestrado em MPA – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAO trabalho centra-se na apresentação de um estudo de caso – o projeto de desenvolvimento e implementação de um Modelo de Gestão de Competências na Administração Pública Portuguesa (Direção-Geral de Informática Tributária e Aduaneira (DGITA) - 2006 a 2011), com o propósito de dar a conhecer um modelo de gestão de pessoas, harmonizado com as estratégias, as mudanças económicas, políticas e organizacionais. Como prática de gestão estratégica, a ideia para desenvolvimento do modelo surge com o objetivo de promover as sinergias entre as competências individuais e as competências chave da organização, mantendo o compromisso e excelência dos desempenhos profissionais e organizacionais, bem como colmatar e gerir as reais necessidades de profissionais das áreas de conhecimento das tecnologias da informação. No âmbito das orientações definidas pela reforma em curso, em especial, a partir de 2006, através do Programa de Reestruturação da Administração Pública do Estado (PRACE - 2006), que apelam à implementação de novas metodologias de gestão estratégica, com foco nas competências e na harmonização de todos os processos de recursos humanos, é apresentado neste estudo uma experiencia empírica que poderá contribuir para novas iniciativas na Administração Pública.This work presents a case study – a project of development and implementation of a competency management model in Portuguese Public Administration (Direção-Geral de Informática Tributária e Aduaneira (DGITA) - 2006 -2011) – with the aim of disseminating a people’s management model, in tune with the economic, political and organizational changes. The development of this model comes with the objective of promoting the synergies between the individual’s competencies and key-organizational competencies. Aiming to manage and fulfil the professionals’ needs within the area of information and technology, always maintaining the excellence of professional and organizational performances. This study presents an empirical experience that can lead and contribute to new initiatives of Public Administration, following the guidelines defined by the Programa de Reestruturação da Administração Pública do Estado (PRACE – 2006).Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasMonteiro, Maria HelenaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Maria Teresa Carvalho da2016-05-10T19:31:18Z2016-01-202016-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11533TID:201510731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:48ZPortal AgregadorONG |
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