Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Manuel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pappámikail, Lia, Nunes, Cátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7458/SPP2012701210
Resumo: A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
id RCAP_ed44fc8b3db2c6635cc756321ad2f331
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidadesElecciones escolares y modalidades de éxito en la enseñanza media superior: trayectos y temporalidadesChoix scolaires et modalités de réussite dans l’enseignement secondaire: parcours et temporalitésEscolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidadesArtigosA obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.The obligation to go to school for an increasingly long period of time has turned schooling into a crucial dimension of biographical construction. In this respect the transition to secondary education is proving to be a particularly critical moment, given that the young person is asked to define a project (for the future) by choosing an educational path. The fact that this occurs during a life stage — adolescence — that is characterised by adherence to an exploratory ethic, this projection into the future can lead to tension between biographical rhythms (based on exploration) involved in the construction of the self and institutional calendars (based on the obligation to choose) imposed by the education system. In the present article the authors propose a model for school paths in secondary education that takes account of such tensions.La obligación de frecuentar la escuela, por un periodo de tiempo cada vez mayor, transformó a la escolarización en una dimensión crucial de la construcción biográfica. En este sentido, la transición a enseñanza media superior revela un momento particularmente crítico, una vez que el joven es invitado a definir un proyecto (de futuro), a través de una elección de área escolar. Ahora bien, ocurriendo en una etapa de vida — la adolescencia — caracterizada por la adhesión a una ética de exploración, esta proyección del futuro puede llevar a una tensión entre ritmos biográficos (basados en la exploración) de la construcción de si mismo y calendarios institucionales (basados en la obligación de elegir) impuestos por el sistema de enseñanza. En este artículo, proponemos un modelo de trayectorias escolares en la enseñanza media superior que considera estas tensiones.L’obligation d’être scolarisé pendant une période de temps de plus en plus grande a fait de la scolarisation une dimension cruciale de la construction biographique. La transition vers l’enseignement secondaire constitue, sous cet aspect, un moment particulièrement critique dans la mesure où le jeune est invité à définir un projet (d’avenir), en choisissant une filière d’enseignement. Or, comme elle arrive à une étape de la vie — l’adolescence — caractérisée par l’adhésion à une éthique d’exploration, cette projection dans l’avenir peut conduire à une tension entre rythmes biographiques (basés sur l’exploration) de construction de soi et calendriers institutionnels (fondés sur l’obligation de choisir) imposés par le système d’enseignement. Cet article propose un modèle de trajectoires scolaires dans l’enseignement secondaire qui tient compte de ces tensions.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2013-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP2012701210por2182-79070873-6529Vieira, Maria ManuelPappámikail, LiaNunes, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
Elecciones escolares y modalidades de éxito en la enseñanza media superior: trayectos y temporalidades
Choix scolaires et modalités de réussite dans l’enseignement secondaire: parcours et temporalités
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
spellingShingle Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
Vieira, Maria Manuel
Artigos
title_short Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title_full Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title_fullStr Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title_full_unstemmed Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title_sort Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
author Vieira, Maria Manuel
author_facet Vieira, Maria Manuel
Pappámikail, Lia
Nunes, Cátia
author_role author
author2 Pappámikail, Lia
Nunes, Cátia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Manuel
Pappámikail, Lia
Nunes, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7458/SPP2012701210
url https://doi.org/10.7458/SPP2012701210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7907
0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302413769703424