Reconhecimento e procura de ajuda em saúde mental: revisão dos estudos realizados em amostras de adolescentes
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=hEtRI9aT |
Resumo: | O baixo nível de Literacia em Saúde Mental é determinante para a ausência de comportamentos de procura de ajuda na adolescência, afetando o desenvolvimento e aumentando o risco de recorrência das perturbações. Esta revisão visa sistematizar o conhecimento atual sobre Literacia em Saúde Mental de adolescentes, centrando-se no reconhecimento da doença e comportamentos de procura de ajuda para os problemas de saúde mental mais comuns. Foi realizada uma análise temática dos resultados de onze estudos resultantes da pesquisa em bases de dados eletrónicas e manuais. Os adolescentes evidenciam dificuldades no reconhecimento e identificação dos sintomas chave das perturbações mentais. O estigma, a resiliência e a preferência por ajudas informais são as principais barreiras no acesso à ajuda profissional. A insegurança e falta de confiança nas capacidades individuais condicionam a primeira ajuda. As novas tecnologias e os programas escolares são importantes fontes de ajuda e promoção da Literacia em Saúde Mental. |
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Reconhecimento e procura de ajuda em saúde mental: revisão dos estudos realizados em amostras de adolescentesSaúde MentalAdolescenteAlfabetização em SaúdeEducaçãoO baixo nível de Literacia em Saúde Mental é determinante para a ausência de comportamentos de procura de ajuda na adolescência, afetando o desenvolvimento e aumentando o risco de recorrência das perturbações. Esta revisão visa sistematizar o conhecimento atual sobre Literacia em Saúde Mental de adolescentes, centrando-se no reconhecimento da doença e comportamentos de procura de ajuda para os problemas de saúde mental mais comuns. Foi realizada uma análise temática dos resultados de onze estudos resultantes da pesquisa em bases de dados eletrónicas e manuais. Os adolescentes evidenciam dificuldades no reconhecimento e identificação dos sintomas chave das perturbações mentais. O estigma, a resiliência e a preferência por ajudas informais são as principais barreiras no acesso à ajuda profissional. A insegurança e falta de confiança nas capacidades individuais condicionam a primeira ajuda. As novas tecnologias e os programas escolares são importantes fontes de ajuda e promoção da Literacia em Saúde Mental.Unidade de Investigação em Ciências da Saúd: Enfermagem (UICISA-E)2014-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=hEtRI9aTporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=hEtRI9aTurn:isbn:978-989-97031-8-6/1647-9440Rosa, Amorim Gabriel SantosLoureiro, Luís Manuel de JesusSousa, Catarina Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2014-05-13T00:00:00ZPortal AgregadorONG |
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