Reconhecimento e procura de ajuda em saúde mental: revisão dos estudos realizados em amostras de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Amorim Gabriel Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Loureiro, Luís Manuel de Jesus, Sousa, Catarina Sofia
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=hEtRI9aT
Resumo: O baixo nível de Literacia em Saúde Mental é determinante para a ausência de comportamentos de procura de ajuda na adolescência, afetando o desenvolvimento e aumentando o risco de recorrência das perturbações. Esta revisão visa sistematizar o conhecimento atual sobre Literacia em Saúde Mental de adolescentes, centrando-se no reconhecimento da doença e comportamentos de procura de ajuda para os problemas de saúde mental mais comuns. Foi realizada uma análise temática dos resultados de onze estudos resultantes da pesquisa em bases de dados eletrónicas e manuais. Os adolescentes evidenciam dificuldades no reconhecimento e identificação dos sintomas chave das perturbações mentais. O estigma, a resiliência e a preferência por ajudas informais são as principais barreiras no acesso à ajuda profissional. A insegurança e falta de confiança nas capacidades individuais condicionam a primeira ajuda. As novas tecnologias e os programas escolares são importantes fontes de ajuda e promoção da Literacia em Saúde Mental.