Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/881 |
Resumo: | A educação dos filhos em regime de monoparentalidade feminina tem sido um fenómeno de relevo nos últimos anos, justificando uma intervenção especializada. Ora, partindo deste pressuposto, verificamos que a intervenção do educador social é fundamental para orientação, transmissão de informação e acompanhamento das famílias monoparentais femininas, permitindo-lhes adquirir competências sociais para lidarem com as mais variadas situações com que se deparam. Neste âmbito, apresentamos um estudo empírico de natureza qualitativa, através do recurso à entrevista aberta ou não estruturada, através da qual reconstruímos as histórias de vida de quatro participantes (n=4), oriundas de bairros sociais da cidade do Porto, correspondendo a agregados monoparentais femininos com características comuns de precariedade económica e social. Os resultados obtidos mostram que são imputáveis às famílias monoparentais femininas um conjunto de efeitos na educação das crianças, os quais resultam mais das condições socioeconómicas do que do género do progenitor. Além disso, o estudo confirmou a importância da aquisição e reforço das competências sociais para os agregados familiares superarem as dificuldades com que se deparam e realizarem um integração plena e eficaz, destacando-se, por isso, a importância da intervenção do Educador Social. |
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Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.Educação socialMonoparentalidade femininaParentalidadeCompetências sociaisTME (Dissertação de Mestrado em Educação Social)Social EducationFemale single parenthoodSocial skillsA educação dos filhos em regime de monoparentalidade feminina tem sido um fenómeno de relevo nos últimos anos, justificando uma intervenção especializada. Ora, partindo deste pressuposto, verificamos que a intervenção do educador social é fundamental para orientação, transmissão de informação e acompanhamento das famílias monoparentais femininas, permitindo-lhes adquirir competências sociais para lidarem com as mais variadas situações com que se deparam. Neste âmbito, apresentamos um estudo empírico de natureza qualitativa, através do recurso à entrevista aberta ou não estruturada, através da qual reconstruímos as histórias de vida de quatro participantes (n=4), oriundas de bairros sociais da cidade do Porto, correspondendo a agregados monoparentais femininos com características comuns de precariedade económica e social. Os resultados obtidos mostram que são imputáveis às famílias monoparentais femininas um conjunto de efeitos na educação das crianças, os quais resultam mais das condições socioeconómicas do que do género do progenitor. Além disso, o estudo confirmou a importância da aquisição e reforço das competências sociais para os agregados familiares superarem as dificuldades com que se deparam e realizarem um integração plena e eficaz, destacando-se, por isso, a importância da intervenção do Educador Social.The education of children in a regime of female single parenthood has been a prominent phenomenon in recent years, justifying a specialized intervention. Well, based on this assumption, we found that the intervention of the social educator is essential to guidance, transmitting information and following up the female single parenthood families, enabling them to acquire social skills to deal with various situations they face. In this context, we present an empirical study of a qualitative nature, through by the resorting to an open and unstructured interview, through which we reconstruct the life stories of four participants (n=4), native of social neighbourhoods from the city of Porto, corresponding to female single parenthood aggregates, with common features of economic and social precariousness. The results obtained show that are attributed to the female single parenthood families, a set of effects on children´s education, which result the most of the socioeconomic conditions, than of the gender of the parent. Furthermore, the study confirmed the importance of the acquisition and reinforcement of the social skills for the households overcome difficulties they face and accomplish a full and effective integration, highlighting therefore, the importance of the intervention of the Social Educator.2014-08-08T16:04:10Z2014-08-08T00:00:00Z2014-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/881TID:201168871porGonçalves, Tiago José Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:08ZPortal AgregadorONG |
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