Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Tiago José Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/881
Resumo: A educação dos filhos em regime de monoparentalidade feminina tem sido um fenómeno de relevo nos últimos anos, justificando uma intervenção especializada. Ora, partindo deste pressuposto, verificamos que a intervenção do educador social é fundamental para orientação, transmissão de informação e acompanhamento das famílias monoparentais femininas, permitindo-lhes adquirir competências sociais para lidarem com as mais variadas situações com que se deparam. Neste âmbito, apresentamos um estudo empírico de natureza qualitativa, através do recurso à entrevista aberta ou não estruturada, através da qual reconstruímos as histórias de vida de quatro participantes (n=4), oriundas de bairros sociais da cidade do Porto, correspondendo a agregados monoparentais femininos com características comuns de precariedade económica e social. Os resultados obtidos mostram que são imputáveis às famílias monoparentais femininas um conjunto de efeitos na educação das crianças, os quais resultam mais das condições socioeconómicas do que do género do progenitor. Além disso, o estudo confirmou a importância da aquisição e reforço das competências sociais para os agregados familiares superarem as dificuldades com que se deparam e realizarem um integração plena e eficaz, destacando-se, por isso, a importância da intervenção do Educador Social.
id RCAP_ed8dae50d6ff0a25ddd155093ea84118
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.Educação socialMonoparentalidade femininaParentalidadeCompetências sociaisTME (Dissertação de Mestrado em Educação Social)Social EducationFemale single parenthoodSocial skillsA educação dos filhos em regime de monoparentalidade feminina tem sido um fenómeno de relevo nos últimos anos, justificando uma intervenção especializada. Ora, partindo deste pressuposto, verificamos que a intervenção do educador social é fundamental para orientação, transmissão de informação e acompanhamento das famílias monoparentais femininas, permitindo-lhes adquirir competências sociais para lidarem com as mais variadas situações com que se deparam. Neste âmbito, apresentamos um estudo empírico de natureza qualitativa, através do recurso à entrevista aberta ou não estruturada, através da qual reconstruímos as histórias de vida de quatro participantes (n=4), oriundas de bairros sociais da cidade do Porto, correspondendo a agregados monoparentais femininos com características comuns de precariedade económica e social. Os resultados obtidos mostram que são imputáveis às famílias monoparentais femininas um conjunto de efeitos na educação das crianças, os quais resultam mais das condições socioeconómicas do que do género do progenitor. Além disso, o estudo confirmou a importância da aquisição e reforço das competências sociais para os agregados familiares superarem as dificuldades com que se deparam e realizarem um integração plena e eficaz, destacando-se, por isso, a importância da intervenção do Educador Social.The education of children in a regime of female single parenthood has been a prominent phenomenon in recent years, justifying a specialized intervention. Well, based on this assumption, we found that the intervention of the social educator is essential to guidance, transmitting information and following up the female single parenthood families, enabling them to acquire social skills to deal with various situations they face. In this context, we present an empirical study of a qualitative nature, through by the resorting to an open and unstructured interview, through which we reconstruct the life stories of four participants (n=4), native of social neighbourhoods from the city of Porto, corresponding to female single parenthood aggregates, with common features of economic and social precariousness. The results obtained show that are attributed to the female single parenthood families, a set of effects on children´s education, which result the most of the socioeconomic conditions, than of the gender of the parent. Furthermore, the study confirmed the importance of the acquisition and reinforcement of the social skills for the households overcome difficulties they face and accomplish a full and effective integration, highlighting therefore, the importance of the intervention of the Social Educator.2014-08-08T16:04:10Z2014-08-08T00:00:00Z2014-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/881TID:201168871porGonçalves, Tiago José Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:08ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
title Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
spellingShingle Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
Gonçalves, Tiago José Alves
Educação social
Monoparentalidade feminina
Parentalidade
Competências sociais
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Social)
Social Education
Female single parenthood
Social skills
title_short Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
title_full Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
title_fullStr Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
title_full_unstemmed Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
title_sort Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas: o contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais.
author Gonçalves, Tiago José Alves
author_facet Gonçalves, Tiago José Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Tiago José Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação social
Monoparentalidade feminina
Parentalidade
Competências sociais
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Social)
Social Education
Female single parenthood
Social skills
topic Educação social
Monoparentalidade feminina
Parentalidade
Competências sociais
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Social)
Social Education
Female single parenthood
Social skills
description A educação dos filhos em regime de monoparentalidade feminina tem sido um fenómeno de relevo nos últimos anos, justificando uma intervenção especializada. Ora, partindo deste pressuposto, verificamos que a intervenção do educador social é fundamental para orientação, transmissão de informação e acompanhamento das famílias monoparentais femininas, permitindo-lhes adquirir competências sociais para lidarem com as mais variadas situações com que se deparam. Neste âmbito, apresentamos um estudo empírico de natureza qualitativa, através do recurso à entrevista aberta ou não estruturada, através da qual reconstruímos as histórias de vida de quatro participantes (n=4), oriundas de bairros sociais da cidade do Porto, correspondendo a agregados monoparentais femininos com características comuns de precariedade económica e social. Os resultados obtidos mostram que são imputáveis às famílias monoparentais femininas um conjunto de efeitos na educação das crianças, os quais resultam mais das condições socioeconómicas do que do género do progenitor. Além disso, o estudo confirmou a importância da aquisição e reforço das competências sociais para os agregados familiares superarem as dificuldades com que se deparam e realizarem um integração plena e eficaz, destacando-se, por isso, a importância da intervenção do Educador Social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-08T16:04:10Z
2014-08-08T00:00:00Z
2014-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/881
TID:201168871
url http://hdl.handle.net/11328/881
identifier_str_mv TID:201168871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548201340928