Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Madalena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, João, Pereira, Ana, Seixas, Eunice, Ferreira, Joana, Andrade, Maria, Correia, Mariana, Alves, Pedro, Aparício, Graça, Andrade, Ana, Campos, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0203e.08.00223
Resumo: Introdução: As experiências adversas na infância e adolescência, incluindo a exposição a stressores domésticos e em contexto escolar, podem afetar a saúde das crianças e dos adolescentes. Considerando que os agentes da educação, saúde e segurança podem não estar conscientes das situações problemáticas em crianças e adolescentes, justifica-se o desenvolvimento da investigação neste domínio. Objetivos: Avaliar as propriedades psicométricas, nomeadamente a estrutura fatorial e a consistência interna, do “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes. Métodos: Estudo de natureza descritiva, com foco transversal, análise analítico-correlacional e validação metodológica do “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes”, foi realizado numa amostra de 136 agentes educativos, da saúde e da segurança. Resultados: O estudo da consistência interna do inventário confirmou alfas de Cronbach, entre os itens que o constituem, classificados de bons, oscilando entre α=0,791 e α=0,822, com um alfa global de 0,819. A sua estrutura confirmou a presença de dois fatores: Fator 1 - Tipos de violência envolvendo a criança/adolescentes em contexto escolar (α=0,837) e Fator 2 – Fatores de risco para a saúde mental (α=0,639). Os agentes educativos identificam mais os fatores de risco para a saúde mental onde se registou uma média mais elevada (M=77,09±25,72). O estudo do efeito explicativo das variáveis socioprofissionais na perceção de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes por parte dos agentes educativos revela que a idade (Fator 2 - Fatores de risco para a saúde mental p=0.015), o estado civil (tipos de violência que envolvem a criança/adolescentes em contexto escolar p=0.027) e a área de exercício profissional (fatores de risco para a saúde mental de crianças e adolescentes p=0,008; tipos de violência envolvendo a criança/adolescentes em contexto escolar p=0,018) apresentam relevância estatística. Conclusões: Os resultados mostram que o “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes” apresenta uma estrutura fatorial com resultados satisfatórios de validade e de confiabilidade, o que resulta na possibilidade da sua aplicação, como instrumento de pesquisa, para avaliar as perceções que os agentes educativos têm de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes.
id RCAP_ee67426538dea79cdae7b9a9dfc179e0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentesValidación psicométrica del inventario de situaciones problemáticas envolvendo niños y adolescentesValidação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentesLife and Healthcare SciencesIntrodução: As experiências adversas na infância e adolescência, incluindo a exposição a stressores domésticos e em contexto escolar, podem afetar a saúde das crianças e dos adolescentes. Considerando que os agentes da educação, saúde e segurança podem não estar conscientes das situações problemáticas em crianças e adolescentes, justifica-se o desenvolvimento da investigação neste domínio. Objetivos: Avaliar as propriedades psicométricas, nomeadamente a estrutura fatorial e a consistência interna, do “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes. Métodos: Estudo de natureza descritiva, com foco transversal, análise analítico-correlacional e validação metodológica do “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes”, foi realizado numa amostra de 136 agentes educativos, da saúde e da segurança. Resultados: O estudo da consistência interna do inventário confirmou alfas de Cronbach, entre os itens que o constituem, classificados de bons, oscilando entre α=0,791 e α=0,822, com um alfa global de 0,819. A sua estrutura confirmou a presença de dois fatores: Fator 1 - Tipos de violência envolvendo a criança/adolescentes em contexto escolar (α=0,837) e Fator 2 – Fatores de risco para a saúde mental (α=0,639). Os agentes educativos identificam mais os fatores de risco para a saúde mental onde se registou uma média mais elevada (M=77,09±25,72). O estudo do efeito explicativo das variáveis socioprofissionais na perceção de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes por parte dos agentes educativos revela que a idade (Fator 2 - Fatores de risco para a saúde mental p=0.015), o estado civil (tipos de violência que envolvem a criança/adolescentes em contexto escolar p=0.027) e a área de exercício profissional (fatores de risco para a saúde mental de crianças e adolescentes p=0,008; tipos de violência envolvendo a criança/adolescentes em contexto escolar p=0,018) apresentam relevância estatística. Conclusões: Os resultados mostram que o “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes” apresenta uma estrutura fatorial com resultados satisfatórios de validade e de confiabilidade, o que resulta na possibilidade da sua aplicação, como instrumento de pesquisa, para avaliar as perceções que os agentes educativos têm de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes.Introduction: The adverse experiences in childhood and adolescence, as well as the exposure to domestic and school stress factors, can affect the health of children and adolescents. Considering that the education, health and security agents might not be aware of the problematic situations regarding children and adolescents, it is justifiable the investigation in that field. Objetives: To evaluate the psychometric properties, namely the factorial structure and the internal consistency, of the "Inventory of problematic situations involving children and adolescents" Methods: Study of descriptive nature, with transversal focus, analytical-correlational analysis and methodological correlation preformed of the "Inventory of problematic situations involving children and adolescents" on a sample of 136 education, health and security agents. Results: The internal inventory consistency study confirmed Cronbach's alphas, among the items that constitute it, classified as good, ranging from α = 0.791 to α = 0.822, with an overall alpha of 0.819. Their structure confirmed the presence of two factors: Factor 1 - Types of violence involving the child / adolescents in school context (α = 0.837) and Factor 2 - Risk factors for mental health (α = 0.639). The educational agents identified the highest risk factors for mental health in which a higher average was observed (M = 77.09 ± 25.72). The study of the explanatory effect of socio-professional variables on the perception of problematic situations involving children and adolescents by educational agents reveals that age (Factor 2 - Mental health risk factors p = 0.015), marital status (types of violence that (p = 0.027) and the area of professional exercise (risk factors for the mental health of children and adolescents p = 0.008, types of violence involving the child / adolescents in the school context p = 0.018). statistical relevance. Conclusions: The results show that the "Inventory of problematic situations involving children and adolescents" presents a factorial structure with satisfactory results of validity and reliability, which results in the possibility of its application, as a research instrument, to evaluate the perceptions educational agents have problematic situations involving children and adolescents.Introducción: Las experiencias adversas en la niñez y adolescencia, incluyendo la exposición a estrés doméstico y en contexto escolar, pueden afectar la salud de los niños y adolescentes. Considerando que los agentes de educación, de salud y de seguridad pueden no ser conscientes de las situaciones problemáticas en niños y adolescentes, se justifica el desarrollo de la investigación en este ámbito. Objetivos: Evaluar las propiedades psicométricas, en particular la estructura factorial y la consistencia interna, del "Inventario de situaciones problemáticas involucrando niños y adolescentes". Métodos: Estudio de naturaleza descriptiva, con foco transversal, análisis analítico-correlacional y validación metodológica fue realizado en una muestra de 136 agentes educativos, de salud y de seguridad. Resultados: El estudio de la consistencia interna del "Inventario de situaciones problemáticas involucrando niños y adolescentes" confirmó alfas de Cronbach, entre los ítems que lo constituyen, clasificados de buenos, oscilando entre α = 0,791 y α = 0,822, con un alfa global de 0,819. Los agentes educativos identifican más los factores de riesgo para la salud mental donde se registró una media más elevada (M = 77,09 ± 25,72). El estudio del efecto explicativo de las variables socioprofesionales en la percepción de situaciones problemáticas involucrando a niños y adolescentes por parte de los agentes educativos revela que la edad (Factor de riesgo para la salud mental p = 0.015), el estado civil (tipos de violencia que, en el contexto escolar p = 0.027) y el área de ejercicio profesional (factores de riesgo para la salud mental de niños y adolescentes p = 0,008, tipos de violencia que involucra al niño / adolescentes en contexto escolar p = 0,018) relevancia estadística. Conclusiones: Los resultados muestran que el "Inventario de situaciones problemáticas involucrando niños y adolescentes" presenta una estructura factorial con resultados satisfactorios de validez y de confiabilidad, lo que resulta en la posibilidad de su aplicación, como instrumento de investigación, para evaluar las percepciones que los agentes educativos tienen situaciones problemáticas que involucra a niños y adolescentes.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2019-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0203e.08.00223por1647-662X0873-3015Cunha, MadalenaDuarte, JoãoPereira, AnaSeixas, EuniceFerreira, JoanaAndrade, MariaCorreia, MarianaAlves, PedroAparício, GraçaAndrade, AnaCampos, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:48Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:26.756267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
Validación psicométrica del inventario de situaciones problemáticas envolvendo niños y adolescentes
Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
title Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
spellingShingle Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
Cunha, Madalena
Life and Healthcare Sciences
title_short Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
title_full Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
title_fullStr Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
title_full_unstemmed Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
title_sort Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes
author Cunha, Madalena
author_facet Cunha, Madalena
Duarte, João
Pereira, Ana
Seixas, Eunice
Ferreira, Joana
Andrade, Maria
Correia, Mariana
Alves, Pedro
Aparício, Graça
Andrade, Ana
Campos, Sofia
author_role author
author2 Duarte, João
Pereira, Ana
Seixas, Eunice
Ferreira, Joana
Andrade, Maria
Correia, Mariana
Alves, Pedro
Aparício, Graça
Andrade, Ana
Campos, Sofia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Madalena
Duarte, João
Pereira, Ana
Seixas, Eunice
Ferreira, Joana
Andrade, Maria
Correia, Mariana
Alves, Pedro
Aparício, Graça
Andrade, Ana
Campos, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Life and Healthcare Sciences
topic Life and Healthcare Sciences
description Introdução: As experiências adversas na infância e adolescência, incluindo a exposição a stressores domésticos e em contexto escolar, podem afetar a saúde das crianças e dos adolescentes. Considerando que os agentes da educação, saúde e segurança podem não estar conscientes das situações problemáticas em crianças e adolescentes, justifica-se o desenvolvimento da investigação neste domínio. Objetivos: Avaliar as propriedades psicométricas, nomeadamente a estrutura fatorial e a consistência interna, do “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes. Métodos: Estudo de natureza descritiva, com foco transversal, análise analítico-correlacional e validação metodológica do “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes”, foi realizado numa amostra de 136 agentes educativos, da saúde e da segurança. Resultados: O estudo da consistência interna do inventário confirmou alfas de Cronbach, entre os itens que o constituem, classificados de bons, oscilando entre α=0,791 e α=0,822, com um alfa global de 0,819. A sua estrutura confirmou a presença de dois fatores: Fator 1 - Tipos de violência envolvendo a criança/adolescentes em contexto escolar (α=0,837) e Fator 2 – Fatores de risco para a saúde mental (α=0,639). Os agentes educativos identificam mais os fatores de risco para a saúde mental onde se registou uma média mais elevada (M=77,09±25,72). O estudo do efeito explicativo das variáveis socioprofissionais na perceção de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes por parte dos agentes educativos revela que a idade (Fator 2 - Fatores de risco para a saúde mental p=0.015), o estado civil (tipos de violência que envolvem a criança/adolescentes em contexto escolar p=0.027) e a área de exercício profissional (fatores de risco para a saúde mental de crianças e adolescentes p=0,008; tipos de violência envolvendo a criança/adolescentes em contexto escolar p=0,018) apresentam relevância estatística. Conclusões: Os resultados mostram que o “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes” apresenta uma estrutura fatorial com resultados satisfatórios de validade e de confiabilidade, o que resulta na possibilidade da sua aplicação, como instrumento de pesquisa, para avaliar as perceções que os agentes educativos têm de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.29352/mill0203e.08.00223
url https://doi.org/10.29352/mill0203e.08.00223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
0873-3015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130162862751744