A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6041
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_ee79e3cebf9cb71ae61bffc399f6993a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)Novas tecnologias da informação e da comunicaçãoAuto-eficáciaFormação de professoresTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Desde o aparecimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que a sociedade do conhecimento sofreu alterações profundas, quer na transmissão de informação e conhecimentos, quer ao nível da aprendizagem. A integração das TIC no quotidiano dos cidadãos é uma realidade que cresce a ritmos alucinantes. As escolas não ficaram indiferentes a estas alterações, e os professores são desafiados a utiliza-las em contexto de sala de aula. As tecnologias de informação introduziram a necessidade de novas aptidões na profissão de professor. Estudos recentes referem que os índices de utilização e integração das TIC são ainda muito baixos, e apresentam como factores inibidores o baixo grau de proficiência na utilização das TIC e a falta de meios tecnológicos. Este estudo apoiou-se num modelo de investigação empírica, utilizou uma metodologia mista da recolha e análise de dados, abrangendo e triangulando uma dimensão quantitativa e qualitativa, obteve-se informação sobre: o impacto criado através das infra-estruturas e equipamento do Plano Tecnológico da Educação (PTE) em contexto educativo; o nível de auto-eficácia na utilização das TIC dos professores; o índice de utilização para a utilização das TIC pelos professores. Os resultados apontaram que existem fortes correlações entre os dois constructos em análise, o sentido de auto-eficácia dos professores e os seus índices de utilização das tecnologias. Ainda foi possível analisar em que dimensões das actividades profissionais docentes é que as tecnologias são mais utilizadas, evidenciando-se no estudo como predominantes a preparação das actividades de ensino e aprendizagem.Since the emerge of Information and Communication Technologies (ICT) to the knowledge society profound changes have occurred, either in broadcasting information and knowledge, and in addition, in the learning process. The integration of ICT in the daily life of citizens is a reality that grows undoubtedly. Schools were not indifferent to these changes, and teachers are challenged to use them within the classroom. Information technologies have introduced the need for new skills in the teaching work. Recent studies report that rates of use and integration of ICT are still very low, and show as inhibiting factors the low level of proficiency in the use of ICT and lack of technology tools. This study was based on a model of empirical research, we used a mixed methodology of collecting and analyzing data, and compromising a triangulating quantitative and qualitative dimension, we achieved information on: the impact created by the network and the Technological Educational Plan (TEP) equipment in the teaching and learning framework, the level of self-efficacy in using ICT for teachers, the employment rate for the usage of ICT by teachers. The results showed that there are strong correlations between the two subject matters under analysis, the sense of self-efficacy of teachers and their rates of technology usage. Still, it was possible to examine to what extent of instruction activities technologies were most widely used by teachers, demonstrating to be predominant in this study, the planning of teaching and learning activities.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaFrancisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968-2012-04-18T17:46:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:16.731217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
title A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
spellingShingle A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968-
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Auto-eficácia
Formação de professores
Teses de mestrado - 2011
title_short A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
title_full A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
title_fullStr A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
title_full_unstemmed A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
title_sort A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
author Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968-
author_facet Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Auto-eficácia
Formação de professores
Teses de mestrado - 2011
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Auto-eficácia
Formação de professores
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-18T17:46:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6041
url http://hdl.handle.net/10451/6041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134201553879040