A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6041 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_ee79e3cebf9cb71ae61bffc399f6993a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6041 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos)Novas tecnologias da informação e da comunicaçãoAuto-eficáciaFormação de professoresTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Desde o aparecimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que a sociedade do conhecimento sofreu alterações profundas, quer na transmissão de informação e conhecimentos, quer ao nível da aprendizagem. A integração das TIC no quotidiano dos cidadãos é uma realidade que cresce a ritmos alucinantes. As escolas não ficaram indiferentes a estas alterações, e os professores são desafiados a utiliza-las em contexto de sala de aula. As tecnologias de informação introduziram a necessidade de novas aptidões na profissão de professor. Estudos recentes referem que os índices de utilização e integração das TIC são ainda muito baixos, e apresentam como factores inibidores o baixo grau de proficiência na utilização das TIC e a falta de meios tecnológicos. Este estudo apoiou-se num modelo de investigação empírica, utilizou uma metodologia mista da recolha e análise de dados, abrangendo e triangulando uma dimensão quantitativa e qualitativa, obteve-se informação sobre: o impacto criado através das infra-estruturas e equipamento do Plano Tecnológico da Educação (PTE) em contexto educativo; o nível de auto-eficácia na utilização das TIC dos professores; o índice de utilização para a utilização das TIC pelos professores. Os resultados apontaram que existem fortes correlações entre os dois constructos em análise, o sentido de auto-eficácia dos professores e os seus índices de utilização das tecnologias. Ainda foi possível analisar em que dimensões das actividades profissionais docentes é que as tecnologias são mais utilizadas, evidenciando-se no estudo como predominantes a preparação das actividades de ensino e aprendizagem.Since the emerge of Information and Communication Technologies (ICT) to the knowledge society profound changes have occurred, either in broadcasting information and knowledge, and in addition, in the learning process. The integration of ICT in the daily life of citizens is a reality that grows undoubtedly. Schools were not indifferent to these changes, and teachers are challenged to use them within the classroom. Information technologies have introduced the need for new skills in the teaching work. Recent studies report that rates of use and integration of ICT are still very low, and show as inhibiting factors the low level of proficiency in the use of ICT and lack of technology tools. This study was based on a model of empirical research, we used a mixed methodology of collecting and analyzing data, and compromising a triangulating quantitative and qualitative dimension, we achieved information on: the impact created by the network and the Technological Educational Plan (TEP) equipment in the teaching and learning framework, the level of self-efficacy in using ICT for teachers, the employment rate for the usage of ICT by teachers. The results showed that there are strong correlations between the two subject matters under analysis, the sense of self-efficacy of teachers and their rates of technology usage. Still, it was possible to examine to what extent of instruction activities technologies were most widely used by teachers, demonstrating to be predominant in this study, the planning of teaching and learning activities.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaFrancisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968-2012-04-18T17:46:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:16.731217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos) |
title |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos) |
spellingShingle |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos) Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968- Novas tecnologias da informação e da comunicação Auto-eficácia Formação de professores Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos) |
title_full |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos) |
title_fullStr |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos) |
title_full_unstemmed |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos) |
title_sort |
A utilização educativa das TIC pelos professores (elementos potenciadores e limitativos) |
author |
Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968- |
author_facet |
Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Carmen Sofia Bértolo, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias da informação e da comunicação Auto-eficácia Formação de professores Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Novas tecnologias da informação e da comunicação Auto-eficácia Formação de professores Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-04-18T17:46:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6041 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134201553879040 |