Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Paula Cristina Nascimento de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/20458
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
id RCAP_eeb9a2bf94025547563784fb295019f7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/20458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças EstratégicasInternacionalizaçãoAlianças estratégicasPlano de negóciosDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraA presente dissertação aborda 3 temas em voga nas PME portuguesas: a internacionalização, as alianças estratégicas necessárias e a importância da elaboração de um plano de negócios. É um trabalho com carácter prático que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de muitos meses, sendo o objectivo final a apresentação do plano de negócios da Mobipeople. É sabido que não basta identificar oportunidades, ter ideias criativas e transformá-las em negócio. Para que o resultado seja eficaz é necessário planear, efectuar pesquisas de mercado, prever as vendas, estruturar todos os processos envolvidos no negócio, avaliar financeiramente o investimento e a sua viabilidade, e procurar parceiros fora do mercado local. O plano de negócios é considerado a principal ferramenta de gestão do empresário, sendo fundamental em qualquer empresa que queira crescer, que queira exportar. Este documento importa que tenha a descrição presente e futura do negócio, deve definir o caminho a seguir de forma a sistematizar, planear, orçamentar e reflectir sobre a oportunidade de negócio ou sobre um negócio já implementado. O plano pode e deve ser usado como uma ferramenta de negociação. Os gestores devem ser claros a respeito do que desejam do parceiro ou do investidor. O plano deve conter todos os dados pertinentes para o negócio e não deve omitir informações relevantes, por mais negativas que sejam. A crescente promoção de alianças estratégicas é mais uma prova da constante marcha e necessidade da internacionalização, principalmente devido ao facto de grande número desses acordos envolver empresas PME de, pelo menos, duas nacionalidades diferentes.Summary This dissertation addresses three themes in vogue in Portuguese SMEs: Internationalization, the strategic alliances necessary and the importance of developing a business plan. It is a practical work that has been developed over many months because the ultimate goal is to present the business plan of Mobipeople. It is known that it is not enough to identify opportunities, to have creative ideas and transform them into business. For the outcome to be effective we need to plan, conduct market research, sales forecasting, structuring all the processes involved in the business, assess investment and financial viability and ultimately seek partners outside the local market. The business plan is considered the main tool for managing the business and is fundamental to any company that wants to grow, that want to export. This important document that has the description of the present and future business, must define the way forward in order to systematize, plan, budget and think about the business opportunity or on a business already in place. The plan can and should be used as a negotiating tool. Managers should be clear about what they desire from their partner or investor. The plan submitted must contain all data relevant to the business and should not omit relevant information even if they are negative. The increased popularity of strategic alliances is seen as further evidence of the constant motion and need for internationalization, mainly due to large and growing numbers of these agreements involving SME businesses at least of two different nationalities2012-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20458http://hdl.handle.net/10316/20458porMATOS, Paula Cristina Nascimento de - Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas. Coimbra:[s.n],2012. Dissertação de MestradoMatos, Paula Cristina Nascimento deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:53.259745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas
title Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas
spellingShingle Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas
Matos, Paula Cristina Nascimento de
Internacionalização
Alianças estratégicas
Plano de negócios
title_short Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas
title_full Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas
title_fullStr Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas
title_full_unstemmed Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas
title_sort Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas
author Matos, Paula Cristina Nascimento de
author_facet Matos, Paula Cristina Nascimento de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Paula Cristina Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Alianças estratégicas
Plano de negócios
topic Internacionalização
Alianças estratégicas
Plano de negócios
description Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/20458
http://hdl.handle.net/10316/20458
url http://hdl.handle.net/10316/20458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MATOS, Paula Cristina Nascimento de - Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas. Coimbra:[s.n],2012. Dissertação de Mestrado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133880796577792