Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Inês Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17186
Resumo: Neste trabalho, é estudado o modo como a música eletroacústica / mista se desenvolveu em Portugal. É contextualizado o seu surgimento no país do ponto de vista histórico, social e político. De um ponto de vista global, este é descrito em paralelo com o desenvolvimento do género musical na Europa. Por fim, é apresentada uma análise de duas obras contemporâneas de compositores portugueses: K-U-L-T, de Luís Antunes Pena e Mosaic, de João Pedro Oliveira. Esta análise é exemplo do trabalho desenvolvido para a interpretação das obras no recital associado a esta tese.
id RCAP_efa4020496140267942bd1af3265d63f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro OliveiraEletroacústicaMúsica mistaPortugalSéculo XX/XXIPianoEletrónicaEuropaElectroacousticsMixed musicTwentieth and Twenty-First CenturiesElectronicsEuropeNeste trabalho, é estudado o modo como a música eletroacústica / mista se desenvolveu em Portugal. É contextualizado o seu surgimento no país do ponto de vista histórico, social e político. De um ponto de vista global, este é descrito em paralelo com o desenvolvimento do género musical na Europa. Por fim, é apresentada uma análise de duas obras contemporâneas de compositores portugueses: K-U-L-T, de Luís Antunes Pena e Mosaic, de João Pedro Oliveira. Esta análise é exemplo do trabalho desenvolvido para a interpretação das obras no recital associado a esta tese.In this work, I study the development of electroacoustics and mixed music in Portugal. I put its emergence in the country into context from historical, social and political points of view. From a global perspective, this emergence is described in parallel with the analogous process throughout Europe. Lastly, I present an analysis of two contemporary works by Portuguese composers: K-U-L-T, by Luís Antunes Pena and Mosaic, by João Pedro Oliveira. This analysis is an example of the work I carried out in order to interpret the works I played in the recital that was associated with this thesis.Torres, Madalena Abranches de SoveralRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Inês Ribeiro2021-02-26T17:26:34Z2021-02-122021-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17186TID:202646017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:34.802522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira
title Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira
spellingShingle Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira
Lopes, Inês Ribeiro
Eletroacústica
Música mista
Portugal
Século XX/XXI
Piano
Eletrónica
Europa
Electroacoustics
Mixed music
Twentieth and Twenty-First Centuries
Electronics
Europe
title_short Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira
title_full Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira
title_fullStr Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira
title_full_unstemmed Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira
title_sort Música eletroacústica e mista em Portugal – séculos XX e XXI – do contexto à análise de K-U-L-T de Luís Antunes Pena e Mosaic de João Pedro Oliveira
author Lopes, Inês Ribeiro
author_facet Lopes, Inês Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Madalena Abranches de Soveral
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Inês Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Eletroacústica
Música mista
Portugal
Século XX/XXI
Piano
Eletrónica
Europa
Electroacoustics
Mixed music
Twentieth and Twenty-First Centuries
Electronics
Europe
topic Eletroacústica
Música mista
Portugal
Século XX/XXI
Piano
Eletrónica
Europa
Electroacoustics
Mixed music
Twentieth and Twenty-First Centuries
Electronics
Europe
description Neste trabalho, é estudado o modo como a música eletroacústica / mista se desenvolveu em Portugal. É contextualizado o seu surgimento no país do ponto de vista histórico, social e político. De um ponto de vista global, este é descrito em paralelo com o desenvolvimento do género musical na Europa. Por fim, é apresentada uma análise de duas obras contemporâneas de compositores portugueses: K-U-L-T, de Luís Antunes Pena e Mosaic, de João Pedro Oliveira. Esta análise é exemplo do trabalho desenvolvido para a interpretação das obras no recital associado a esta tese.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26T17:26:34Z
2021-02-12
2021-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17186
TID:202646017
url http://hdl.handle.net/10400.22/17186
identifier_str_mv TID:202646017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474279006208