Contextos de democratização do acesso ao ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/11330 |
Resumo: | A instituição do ensino politécnico em Portugal permitiu uma efetiva democratização do acesso ao ensino superior. Contudo, este processo foi de implementação morosa e não isenta de persistentes dicotomias com o seu congénere ensino universitário. É questionável que, a instituição do sistema de ensino superior binário, permitiu uma redistribuição da oferta regional e a possibilidade de sectores da sociedade, socioeconomicamente mais desfavorecidos, acederem ao ensino superior, contribuído para o atenuar das dicotomias geográficas, sociais e económicas. Pretendemos, nesta reflexão, abordar o caso específico do Instituto Politécnico de Viseu, como a primeira instituição deste subsistema de ensino a ser implementada a nível nacional. Partimos de dados obtidos em investigações ocorridas entre 2006 e 2020, procurando, numa perspetiva longitudinal, verificar alterações nos perfis sociais dos seus alunos, nas suas motivações de acesso ao ensino e nas suas expetativas profissionais, após a obtenção do diploma de licenciado. Os resultados evidenciam um aumento da representatividade dos alunos finalistas das classes de baixos recursos económicos e qualificacionais e uma diminuição dos alunos das classes médias, a persistência de uma procura regional da educação superior e elevadas expetativas dos alunos face à importância da obtenção do diploma no seu futuro profissional. |
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