Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guiné, Raquel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1373
Resumo: Neste trabalho estudou-se a secagem de pêras da variedade D. Joaquina, pelo método tradicional de secagem solar utilizado em Portugal, tendo sido avaliadas as variações de umidade, densidade, volume e dimensões ao longo do processo. Foram também definidos modelos teóricos para representar a geometria das pêras antes e depois da operação de prensagem, a partir dos quais foram calculados valores para a área superficial e para o volume das pêras. Por fim, foi feito um estudo do encolhimento, quantificado através da definição do coeficiente de encolhimento, que foi então ajustado com sucesso a dois modelos encontrados na literatura. Dos resultados obtidos foi possível verificar que a umidade das pêras diminui exponencialmente com o tempo, e que a operação de prensagem influencia significativamente a área superficial das pêras e também, embora em menor grau, o seu volume. Concluiu-se também que os modelos geométricos usados para descrever as pêras antes e depois da prensagem são adequados ao caso em estudo. Do trabalho efetuado foi possível ainda comprovar a forte relação de linearidade entre o coeficiente de encolhimento e a razão de umidade, e ainda o seu bom ajuste aos dois modelos teóricos testados.
id RCAP_f02b5a8270b48e0d60f301e8884b3291
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.Solar dryingpeardensityshrinkageNeste trabalho estudou-se a secagem de pêras da variedade D. Joaquina, pelo método tradicional de secagem solar utilizado em Portugal, tendo sido avaliadas as variações de umidade, densidade, volume e dimensões ao longo do processo. Foram também definidos modelos teóricos para representar a geometria das pêras antes e depois da operação de prensagem, a partir dos quais foram calculados valores para a área superficial e para o volume das pêras. Por fim, foi feito um estudo do encolhimento, quantificado através da definição do coeficiente de encolhimento, que foi então ajustado com sucesso a dois modelos encontrados na literatura. Dos resultados obtidos foi possível verificar que a umidade das pêras diminui exponencialmente com o tempo, e que a operação de prensagem influencia significativamente a área superficial das pêras e também, embora em menor grau, o seu volume. Concluiu-se também que os modelos geométricos usados para descrever as pêras antes e depois da prensagem são adequados ao caso em estudo. Do trabalho efetuado foi possível ainda comprovar a forte relação de linearidade entre o coeficiente de encolhimento e a razão de umidade, e ainda o seu bom ajuste aos dois modelos teóricos testados.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGuiné, Raquel2013-01-07T10:45:16Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1373engGuiné RPF. (2005) Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics. Brazilian Journal of Food Technology, 8(3), 248-251.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:47ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.
title Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.
spellingShingle Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.
Guiné, Raquel
Solar drying
pear
density
shrinkage
title_short Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.
title_full Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.
title_fullStr Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.
title_full_unstemmed Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.
title_sort Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics.
author Guiné, Raquel
author_facet Guiné, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Guiné, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Solar drying
pear
density
shrinkage
topic Solar drying
pear
density
shrinkage
description Neste trabalho estudou-se a secagem de pêras da variedade D. Joaquina, pelo método tradicional de secagem solar utilizado em Portugal, tendo sido avaliadas as variações de umidade, densidade, volume e dimensões ao longo do processo. Foram também definidos modelos teóricos para representar a geometria das pêras antes e depois da operação de prensagem, a partir dos quais foram calculados valores para a área superficial e para o volume das pêras. Por fim, foi feito um estudo do encolhimento, quantificado através da definição do coeficiente de encolhimento, que foi então ajustado com sucesso a dois modelos encontrados na literatura. Dos resultados obtidos foi possível verificar que a umidade das pêras diminui exponencialmente com o tempo, e que a operação de prensagem influencia significativamente a área superficial das pêras e também, embora em menor grau, o seu volume. Concluiu-se também que os modelos geométricos usados para descrever as pêras antes e depois da prensagem são adequados ao caso em estudo. Do trabalho efetuado foi possível ainda comprovar a forte relação de linearidade entre o coeficiente de encolhimento e a razão de umidade, e ainda o seu bom ajuste aos dois modelos teóricos testados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2013-01-07T10:45:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1373
url http://hdl.handle.net/10400.19/1373
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Guiné RPF. (2005) Solar drying of pears: Evolution of density and shrinkage characteristics. Brazilian Journal of Food Technology, 8(3), 248-251.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301955008266240