Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400040 |
Resumo: | Resumo: Introdução: pela sua importância para o processo de ensino-aprendizagem, a supervisão de enfermagem, durante o ensino clínico, não pode ser desvalorizada, mesmo numa situação complexa como a da infeção pelo SARS-CoV-2, pelo risco de comprometimento do processo de socialização, ensino e avaliação dos estudantes, dificultando a integração da teoria na prática. Objetivo: compreender se a participação em atividades extracurriculares, que envolvem a parceria entre a escola de enfermagem e o hospital, promovem a integração dos estudantes de enfermagem nos serviços onde decorrem os ensinos clínicos. Método: estudo qualitativo. Os participantes são 13 enfermeiros, envolvidos num projeto de translação de conhecimento para a clínica, no último semestre da licenciatura. Dados colhidos por entrevista semiestruturada entre dezembro de 2020 e abril de 2021. A análise de conteúdo dos achados foi suportada por software. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: emergiram as categorias: Integração e participação; Motivação; Trabalho colaborativo e Pertença. O sentimento de pertença surge progressivamente com a integração, oportunidades de participação e trabalho colaborativo com os clínicos em torno de um objetivo que é comum a todos - o projeto de translação do conhecimento que decorre no serviço. Conclusões: a existência de uma atividade extracurricular, com envolvimento de investigadores, professores, clínicos e estudantes e com objetivos comuns a todos, facilita a integração, aumenta a participação no serviço, gera oportunidades de aprendizagem, tanto no projeto, como no ensino clínico, permite trabalho colaborativo, motivando o estudante, criando uma sensação de sucesso e levando-o a sentir que pertence ao serviço. |
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