Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baixinho,Cristina Lavareda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira,Óscar Ramos, Silva,Marcelle Miranda da, Medeiros,Marcelo, Oliveira,Ellen Synthia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400040
Resumo: Resumo: Introdução: pela sua importância para o processo de ensino-aprendizagem, a supervisão de enfermagem, durante o ensino clínico, não pode ser desvalorizada, mesmo numa situação complexa como a da infeção pelo SARS-CoV-2, pelo risco de comprometimento do processo de socialização, ensino e avaliação dos estudantes, dificultando a integração da teoria na prática. Objetivo: compreender se a participação em atividades extracurriculares, que envolvem a parceria entre a escola de enfermagem e o hospital, promovem a integração dos estudantes de enfermagem nos serviços onde decorrem os ensinos clínicos. Método: estudo qualitativo. Os participantes são 13 enfermeiros, envolvidos num projeto de translação de conhecimento para a clínica, no último semestre da licenciatura. Dados colhidos por entrevista semiestruturada entre dezembro de 2020 e abril de 2021. A análise de conteúdo dos achados foi suportada por software. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: emergiram as categorias: Integração e participação; Motivação; Trabalho colaborativo e Pertença. O sentimento de pertença surge progressivamente com a integração, oportunidades de participação e trabalho colaborativo com os clínicos em torno de um objetivo que é comum a todos - o projeto de translação do conhecimento que decorre no serviço. Conclusões: a existência de uma atividade extracurricular, com envolvimento de investigadores, professores, clínicos e estudantes e com objetivos comuns a todos, facilita a integração, aumenta a participação no serviço, gera oportunidades de aprendizagem, tanto no projeto, como no ensino clínico, permite trabalho colaborativo, motivando o estudante, criando uma sensação de sucesso e levando-o a sentir que pertence ao serviço.
id RCAP_f046bec7d772f52708f0c9c0cf116277
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000400040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativoEstágio ClinicoIntegraçãoSentimento de PertençaEducaçãoEnfermagem.Resumo: Introdução: pela sua importância para o processo de ensino-aprendizagem, a supervisão de enfermagem, durante o ensino clínico, não pode ser desvalorizada, mesmo numa situação complexa como a da infeção pelo SARS-CoV-2, pelo risco de comprometimento do processo de socialização, ensino e avaliação dos estudantes, dificultando a integração da teoria na prática. Objetivo: compreender se a participação em atividades extracurriculares, que envolvem a parceria entre a escola de enfermagem e o hospital, promovem a integração dos estudantes de enfermagem nos serviços onde decorrem os ensinos clínicos. Método: estudo qualitativo. Os participantes são 13 enfermeiros, envolvidos num projeto de translação de conhecimento para a clínica, no último semestre da licenciatura. Dados colhidos por entrevista semiestruturada entre dezembro de 2020 e abril de 2021. A análise de conteúdo dos achados foi suportada por software. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: emergiram as categorias: Integração e participação; Motivação; Trabalho colaborativo e Pertença. O sentimento de pertença surge progressivamente com a integração, oportunidades de participação e trabalho colaborativo com os clínicos em torno de um objetivo que é comum a todos - o projeto de translação do conhecimento que decorre no serviço. Conclusões: a existência de uma atividade extracurricular, com envolvimento de investigadores, professores, clínicos e estudantes e com objetivos comuns a todos, facilita a integração, aumenta a participação no serviço, gera oportunidades de aprendizagem, tanto no projeto, como no ensino clínico, permite trabalho colaborativo, motivando o estudante, criando uma sensação de sucesso e levando-o a sentir que pertence ao serviço.Ludomedia2022-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400040New Trends in Qualitative Research v.13 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400040Baixinho,Cristina LavaredaFerreira,Óscar RamosSilva,Marcelle Miranda daMedeiros,MarceloOliveira,Ellen Synthia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:36:16ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
title Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
spellingShingle Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
Baixinho,Cristina Lavareda
Estágio Clinico
Integração
Sentimento de Pertença
Educação
Enfermagem.
title_short Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
title_full Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
title_fullStr Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
title_full_unstemmed Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
title_sort Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo
author Baixinho,Cristina Lavareda
author_facet Baixinho,Cristina Lavareda
Ferreira,Óscar Ramos
Silva,Marcelle Miranda da
Medeiros,Marcelo
Oliveira,Ellen Synthia de
author_role author
author2 Ferreira,Óscar Ramos
Silva,Marcelle Miranda da
Medeiros,Marcelo
Oliveira,Ellen Synthia de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baixinho,Cristina Lavareda
Ferreira,Óscar Ramos
Silva,Marcelle Miranda da
Medeiros,Marcelo
Oliveira,Ellen Synthia de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Clinico
Integração
Sentimento de Pertença
Educação
Enfermagem.
topic Estágio Clinico
Integração
Sentimento de Pertença
Educação
Enfermagem.
description Resumo: Introdução: pela sua importância para o processo de ensino-aprendizagem, a supervisão de enfermagem, durante o ensino clínico, não pode ser desvalorizada, mesmo numa situação complexa como a da infeção pelo SARS-CoV-2, pelo risco de comprometimento do processo de socialização, ensino e avaliação dos estudantes, dificultando a integração da teoria na prática. Objetivo: compreender se a participação em atividades extracurriculares, que envolvem a parceria entre a escola de enfermagem e o hospital, promovem a integração dos estudantes de enfermagem nos serviços onde decorrem os ensinos clínicos. Método: estudo qualitativo. Os participantes são 13 enfermeiros, envolvidos num projeto de translação de conhecimento para a clínica, no último semestre da licenciatura. Dados colhidos por entrevista semiestruturada entre dezembro de 2020 e abril de 2021. A análise de conteúdo dos achados foi suportada por software. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: emergiram as categorias: Integração e participação; Motivação; Trabalho colaborativo e Pertença. O sentimento de pertença surge progressivamente com a integração, oportunidades de participação e trabalho colaborativo com os clínicos em torno de um objetivo que é comum a todos - o projeto de translação do conhecimento que decorre no serviço. Conclusões: a existência de uma atividade extracurricular, com envolvimento de investigadores, professores, clínicos e estudantes e com objetivos comuns a todos, facilita a integração, aumenta a participação no serviço, gera oportunidades de aprendizagem, tanto no projeto, como no ensino clínico, permite trabalho colaborativo, motivando o estudante, criando uma sensação de sucesso e levando-o a sentir que pertence ao serviço.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400040
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.13 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304483727933440