Basictech: vestuário técnico para o quotidiano

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Main Author: Lopes, Catarina Isabel Alves
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.6/1705
Summary: O objetivo deste trabalho é dar a conhecer a potencialidade que Portugal tem, enquanto país, ao nível do desenvolvimento de produtos inovadores e sua aplicação. No decorrer desta dissertação serão apresentados pontos fundamentais na criação de uma marca de vestuário nacional, que aplica materiais de alto desempenho utilizados, principalmente a nível desportivo em peças de vestuário do quotidiano, de modo a apresentar funcionalidades acrescidas como as apresentadas pelo vestuário de desporto. Pretende-se igualmente um vestuário que possa ser conjugado com qualquer outro tipo de peça de roupa para qualquer ocasião, não esquecendo o valor que a sustentabilidade representa nos dias de hoje, ao ponto de existirem marcas e designers a trabalhar neste campo com soluções que no futuro farão toda a diferença. Tendo em conta estes aspectos, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de uma marca de vestuário que une dois dos factores fundamentais aos quais o utilizador mais dá importância quando da escolha da sua indumentária, isto é conforto com estética. Cada vez mais o consumidor dá importância à ‘moda’, mas ao mesmo tempo não põe completamente de parte o conforto das suas roupas. Por isso, esta marca pretende apresentar produtos esteticamente atraentes, elegantes, diferentes, confortáveis, adaptáveis e de fácil cuidado. Foi-lhe dado o nome de BasicTech, que simboliza a fusão de peças de vestuário básicas com as tecnologias dos materiais têxteis desportivos, para uso no quotidiano do consumidor. Neste trabalho é apresentado o processo de desenvolvimento desta marca, desde a pesquisa do tipo de peças a construir, tendência de cor, materiais, inspiração, à definição do mercado e valores da marca, ilustração do tipo de peça a conceber apoiado de desenho técnico para melhor compreenção das peças e a promoção da marca, como as questões de marketing e a própria “Brand”. Por último, é apresentada uma solução em benefício da sustentabilidade, tendo em conta que as sobras dos materiais que ficaram da construção das peças, são transformadas num produto, neste caso uma mala, demonstrando-se assim ser possível aproveitar o máximo dessas sobras, diminuindo a percentagem de resíduos têxteis que se destinam ao lixo. É possível que com este pensamento nos consigamos aproximar dos desperdicío zero e quem sabe reduzir, ainda mais, a nossa pegada ecológica.
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Pretende-se igualmente um vestuário que possa ser conjugado com qualquer outro tipo de peça de roupa para qualquer ocasião, não esquecendo o valor que a sustentabilidade representa nos dias de hoje, ao ponto de existirem marcas e designers a trabalhar neste campo com soluções que no futuro farão toda a diferença. Tendo em conta estes aspectos, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de uma marca de vestuário que une dois dos factores fundamentais aos quais o utilizador mais dá importância quando da escolha da sua indumentária, isto é conforto com estética. Cada vez mais o consumidor dá importância à ‘moda’, mas ao mesmo tempo não põe completamente de parte o conforto das suas roupas. Por isso, esta marca pretende apresentar produtos esteticamente atraentes, elegantes, diferentes, confortáveis, adaptáveis e de fácil cuidado. Foi-lhe dado o nome de BasicTech, que simboliza a fusão de peças de vestuário básicas com as tecnologias dos materiais têxteis desportivos, para uso no quotidiano do consumidor. Neste trabalho é apresentado o processo de desenvolvimento desta marca, desde a pesquisa do tipo de peças a construir, tendência de cor, materiais, inspiração, à definição do mercado e valores da marca, ilustração do tipo de peça a conceber apoiado de desenho técnico para melhor compreenção das peças e a promoção da marca, como as questões de marketing e a própria “Brand”. Por último, é apresentada uma solução em benefício da sustentabilidade, tendo em conta que as sobras dos materiais que ficaram da construção das peças, são transformadas num produto, neste caso uma mala, demonstrando-se assim ser possível aproveitar o máximo dessas sobras, diminuindo a percentagem de resíduos têxteis que se destinam ao lixo. É possível que com este pensamento nos consigamos aproximar dos desperdicío zero e quem sabe reduzir, ainda mais, a nossa pegada ecológica.The purpose of this work is to show the pontential that Portugal has, in the level of innovating product development and at its applications. In this dissertation we intend to create a national brand of clothing, witch will apply high performance materials, manly used in sports in every day clothing, that will contain all the funtionalities that sports conterparts have. Clothing that can be matched with any other piece for every ocasion. We will take into consideration the importance that sustentiability has nowadays. So, there are brands and designers working in this field with solutions that in the future will make all the difference. With theese aspects in mind, in this work we propose the development of a clothing brand that unites two of the fundamental factors taken into account by the user when they choose their clothing, the union of confort with aesthetics. Now, more than ever, consumer gives importance to “fashion”, but at the same time doesn’t want to compromise the comfort of their clothing. That’s why this brand wants to present aesthetically attractive, elegante, diferente, comfortable, adaptable and easy to care products. This brand answers by the name BasicTech, the blend of basic clothing with the technology of the textile materials used in sports, with useability in the users everyday life. The development process for this brand is introduced, from the research of the cloth pieces to craft, color tendencies, materials, inspiration, to the definition of market and brand values, illustration of the type of pieces to make supported by technical to better understand the pieces and the brand promotion, like the marketing questions and the “Brand” itself. Finally, it’s introduced a solution to bennefit the sustentability, which is taking into consideration. The materialS leftovers resulting of the crafted pieces are themselves crafted into a product, in this case a handbag. So, it’s possible to maximize the most of theese leftovers, preventing, as such, to throw away a bigger waste of textil residues. It’s possible that with this thought we can approach the zero waste point and reduce, even more our ecological footprint.Universidade da Beira InteriorGeraldes, Maria José de OliveiraBarros, ManueluBibliorumLopes, Catarina Isabel Alves2014-04-24T16:55:56Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:30.642247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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