Impacto de um sistema de partilha de bicicletas nas emissões de tráfego
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36495 |
Resumo: | Os sistemas de partilha de bicicletas fornecem um modo de transporte mais amigo do ambiente. Normalmente, este sistema necessita do uso de carrinhas para garantir a reposição de bicicletas ao longo das várias estações, assegurando assim que oferta corresponde a procura esperada. Apesar da implementação deste modo de transporte ser visto como amigo do ambiente, o uso destes veículos para reposição pode ter um impacto negativo no ambiente, nomeadamente na emissão de gases de escape. Até à data, este efeito é pouco estudado na literatura. O principal objetivo desta dissertação é avaliar as emissões de escape resultantes da implementação de um sistema de partilha de bicicletas na cidade de Aveiro, Portugal. Foi utilizado o simulador de tráfego microscópico VISSIM para recriar a dinâmica do tráfego ao longo da cidade, dados diferentes cenários de congestionamento a afetar a rede. As simulações foram calibradas utilizando contagens de tráfego recolhidas manualmente em diferentes períodos do dia (6 de abril de 2022), como da base de dados AveiroOpenLabs. De seguida, foi utilizado o modelo de emissões VSP (baseado no conceito de potência específica do veículo) para determinar as emissões de gases de escape de cada uma das carrinhas de reposicionamento, para cada um dos diferentes cenários. Nesta dissertação, demonstra-se que o aumento/diminuição do número de estações tem influência direta nas taxas de emissões globais da rede. Por outro lado, a mudança de localização de certas estações poderá não influenciar significativamente as emissões globais da rede, quando é realizada tendo por base a não criação de fila no momento da reposição. |
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