Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Paulo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Galindo-Villardón, Mª Purificación, Vicente Galindo, María Purificación
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/4290
Resumo: O processo Europeu de Convergência do Ensino Superior, determinado pelo processo de Bolonha, coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, focando os seus estudos nas competências que deve ter o recém-formado e potenciando a iniciativa e a aprendizagem autónoma do aluno. Essa mudança de paradigma educacional está ligada a uma mudança metodológica que reforça o papel ativo e o pensamento crítico do aluno. Para adquirir as competências o aluno deve usar o seu ou os seus estilos de aprendizagem predominantes que têm um caráter de predisposição para aprender de determinada forma. Neste sentido, no processo de ensino/aprendizagem, a análise dos estilos de aprendizagem assume um papel fundamental para saber como aprendem os alunos. Este estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É parte de uma tese de doutoramento em Estatística Multivariante Aplicada desenvolvida na Universidade de Salamanca (Silveira, P., Villardón, MP, Galindo, MP, 2013). Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados que envolvem estruturas complexas de Covariação/Interação, com particular destaque para os métodos Biplot que nunca foram utilizados neste contexto. Para recolher a informação foi utilizado o questionário CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem criado por Alonso e Honey em 1995).
id RCAP_f0778a9c0ff42567d31ec77fcf5912f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo BrancoEstilos de aprendizagemCHAEAHJ-BiplotLearning stylesCHAEAHJ-BiplotO processo Europeu de Convergência do Ensino Superior, determinado pelo processo de Bolonha, coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, focando os seus estudos nas competências que deve ter o recém-formado e potenciando a iniciativa e a aprendizagem autónoma do aluno. Essa mudança de paradigma educacional está ligada a uma mudança metodológica que reforça o papel ativo e o pensamento crítico do aluno. Para adquirir as competências o aluno deve usar o seu ou os seus estilos de aprendizagem predominantes que têm um caráter de predisposição para aprender de determinada forma. Neste sentido, no processo de ensino/aprendizagem, a análise dos estilos de aprendizagem assume um papel fundamental para saber como aprendem os alunos. Este estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É parte de uma tese de doutoramento em Estatística Multivariante Aplicada desenvolvida na Universidade de Salamanca (Silveira, P., Villardón, MP, Galindo, MP, 2013). Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados que envolvem estruturas complexas de Covariação/Interação, com particular destaque para os métodos Biplot que nunca foram utilizados neste contexto. Para recolher a informação foi utilizado o questionário CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem criado por Alonso e Honey em 1995).Abstract The European Convergence Process in Higher Education, given by the Bologna process, puts the student as the core of the teaching-learning process, focusing his studies on skills that must have recently graduated, fostering initiative and independent student learning. This shift in educational paradigm is linked to a methodological change that strengthens critical thinking and active role of the student. To acquire skills, students should use their predominant learning styles that represent a pre-disposition to learn in a certain way. In this sense, in the teaching / learning process, analysis of learning styles plays a key role on how students learn. This study was designed to assess the learning styles of students from six schools of higher education in the Polytechnic Institute of Castelo Branco. It is part of a doctoral thesis in Applied Multivariate Statistics developed at the University of Salamanca (Silveira, P., Villardón, MP, Galindo, MP, 2013). The aim is also to highlight the role of factorial multivariate methods in data analysis involving complex covariance/ interaction structures, with particular emphasis on Biplot methods that have never been used in this context. Was used the CHAEA questionnaire (Questionnaire Honey-Alonso Learning Styles created by Alonso and Honey in 1995) to collect information.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de LeiriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilveira, PauloGalindo-Villardón, Mª PurificaciónVicente Galindo, María Purificación2016-04-18T08:32:27Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4290porSILVEIRA, Paulo. [et. al.] (2014) – Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco. In III Conferência Internacional, Leiria, 9-10 de maio- Investigação e práticas em contextos de educação. Leiria : ESECS. p. 229-237.978-989-97836-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:42:56Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:35:12.885108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco
title Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco
spellingShingle Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Silveira, Paulo
Estilos de aprendizagem
CHAEA
HJ-Biplot
Learning styles
CHAEA
HJ-Biplot
title_short Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco
title_full Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco
title_fullStr Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco
title_full_unstemmed Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco
title_sort Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco
author Silveira, Paulo
author_facet Silveira, Paulo
Galindo-Villardón, Mª Purificación
Vicente Galindo, María Purificación
author_role author
author2 Galindo-Villardón, Mª Purificación
Vicente Galindo, María Purificación
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Paulo
Galindo-Villardón, Mª Purificación
Vicente Galindo, María Purificación
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de aprendizagem
CHAEA
HJ-Biplot
Learning styles
CHAEA
HJ-Biplot
topic Estilos de aprendizagem
CHAEA
HJ-Biplot
Learning styles
CHAEA
HJ-Biplot
description O processo Europeu de Convergência do Ensino Superior, determinado pelo processo de Bolonha, coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, focando os seus estudos nas competências que deve ter o recém-formado e potenciando a iniciativa e a aprendizagem autónoma do aluno. Essa mudança de paradigma educacional está ligada a uma mudança metodológica que reforça o papel ativo e o pensamento crítico do aluno. Para adquirir as competências o aluno deve usar o seu ou os seus estilos de aprendizagem predominantes que têm um caráter de predisposição para aprender de determinada forma. Neste sentido, no processo de ensino/aprendizagem, a análise dos estilos de aprendizagem assume um papel fundamental para saber como aprendem os alunos. Este estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É parte de uma tese de doutoramento em Estatística Multivariante Aplicada desenvolvida na Universidade de Salamanca (Silveira, P., Villardón, MP, Galindo, MP, 2013). Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados que envolvem estruturas complexas de Covariação/Interação, com particular destaque para os métodos Biplot que nunca foram utilizados neste contexto. Para recolher a informação foi utilizado o questionário CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem criado por Alonso e Honey em 1995).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-18T08:32:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/4290
url http://hdl.handle.net/10400.11/4290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVEIRA, Paulo. [et. al.] (2014) – Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco. In III Conferência Internacional, Leiria, 9-10 de maio- Investigação e práticas em contextos de educação. Leiria : ESECS. p. 229-237.
978-989-97836-7-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130813128769536