Impacto das ações de marketing nas redes sociais nas intenções de compra dos consumidores portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26806 |
Resumo: | Esta dissertação propunha-se a analisar a atitude dos consumidores portugueses entre os dezoito e os quarenta e quatro anos em relação às ações de marketing em diferentes redes sociais e o impacto que essas ações têm na intenção de compra desses mesmos consumidores. Procedeu-se a uma revisão sistemática de literatura, de modo a criar uma lista completa de todas as ações de marketing possíveis nas redes sociais, tendo-se utilizado as bases de dados da Scopus e ISI Web of Knowledge para esse efeito, resultando em 3538 artigos. Foram feitas entrevistas com gestores de redes sociais para validação da lista de ações de marketing nas redes sociais e para perceber as suas opiniões sobre as ações com maior impacto na intenção de compra dos consumidores. Além disso, realizaram-se entrevistas com consumidores portugueses a fim de recolher as suas opiniões sobre as mesmas ações e qual o seu impacto nas suas intenções de compra. Esta dissertação demonstrou que as publicações humorísticas, sobre assuntos da atualidade como séries e desporto e as promoções são as ações mais bem recebidas pelos consumidores, com as promoções a destacarem-se como a ação com maior influência na intenção de compra dos consumidores. |
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Impacto das ações de marketing nas redes sociais nas intenções de compra dos consumidores portuguesesComportamento de compraComportamento do consumidorConsumidores portuguesesFacebookInstagramMarketing nas redes sociaisPublicidade nas redes sociaisTwitterYoutubeEsta dissertação propunha-se a analisar a atitude dos consumidores portugueses entre os dezoito e os quarenta e quatro anos em relação às ações de marketing em diferentes redes sociais e o impacto que essas ações têm na intenção de compra desses mesmos consumidores. Procedeu-se a uma revisão sistemática de literatura, de modo a criar uma lista completa de todas as ações de marketing possíveis nas redes sociais, tendo-se utilizado as bases de dados da Scopus e ISI Web of Knowledge para esse efeito, resultando em 3538 artigos. Foram feitas entrevistas com gestores de redes sociais para validação da lista de ações de marketing nas redes sociais e para perceber as suas opiniões sobre as ações com maior impacto na intenção de compra dos consumidores. Além disso, realizaram-se entrevistas com consumidores portugueses a fim de recolher as suas opiniões sobre as mesmas ações e qual o seu impacto nas suas intenções de compra. Esta dissertação demonstrou que as publicações humorísticas, sobre assuntos da atualidade como séries e desporto e as promoções são as ações mais bem recebidas pelos consumidores, com as promoções a destacarem-se como a ação com maior influência na intenção de compra dos consumidores.The main goals for this masters’ thesis were the analysis of consumers’ attitudes regarding the different marketing actions in social media and the impact that these marketing actions have in the purchase behaviour of Portuguese consumers with ages between eighteen and forty-four years old. A systematic literature review has been held using Scopus and ISI Web of Knowledge, in order to create a complete list of all the possible marketing actions in social media and resulting in 3538 articles. Interviews with social media managers were held for validation of the list of marketing actions and to understand their opinions about the marketing actions with the biggest impact on consumers’ purchase behaviour. Besides that, interviews with consumers were held in order to get their opinions about the list of actions and their impact on their purchase behaviour. This study revealed that funny posts and posts about current themes such as tv shows and sports and promotions are the most well received actions, with promotions also being the most important action to influence the purchasing behaviour of Portuguese consumers.2021-06-25T00:00:00Z2019-06-25T00:00:00Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26806porPereira, Inês Martins de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:56Zoai:ria.ua.pt:10773/26806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:42.141823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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