Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Banda, Francisco Pedro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4946
Resumo: O suporte social tem um papel importante e indispensável especialmente para com os portadores de deficiência crónica e suas famílias (Beckman, 1991, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O suporte social depende muita das vezes dos recursos de que os indivíduos dispõem (Dunst & Trivestte, 1990, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O processo de reabilitação destas crianças surge na dor da incerteza futura vivida pelas mães. Para fazer frente a essa preocupação, investir na reabilitação é uma forma de proporcionar qualidade de vida aos seus filhos. O presente estudo tem por propósito de conhecer a existência do suporte na vida das mães de filhos com Paralisia Cerebral de tipo tetraplegia. A investigação segue uma orientação de análise qualitativa, com uma amostragem de 3 mães de filhos com Paralisia Cerebral (Tetraplégico), com idades de 5 anos e com um diagnóstico que varia entre 1 e 5 anos. Os dados foram recolhidos através de recurso ao questionário e analisados pelo método da Grounded Theory .
id RCAP_f0ced87d31d394d7162d99124d2505aa
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebralPSICOLOGIAREABILITAÇÃOMÃESSUPORTE SOCIALCRIANÇASMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPARALISIA CEREBRALPSYCHOLOGYREHABILITATIONMOTHERSSOCIAL SUPPORTCHILDRENCEREBRAL PALSYO suporte social tem um papel importante e indispensável especialmente para com os portadores de deficiência crónica e suas famílias (Beckman, 1991, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O suporte social depende muita das vezes dos recursos de que os indivíduos dispõem (Dunst & Trivestte, 1990, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O processo de reabilitação destas crianças surge na dor da incerteza futura vivida pelas mães. Para fazer frente a essa preocupação, investir na reabilitação é uma forma de proporcionar qualidade de vida aos seus filhos. O presente estudo tem por propósito de conhecer a existência do suporte na vida das mães de filhos com Paralisia Cerebral de tipo tetraplegia. A investigação segue uma orientação de análise qualitativa, com uma amostragem de 3 mães de filhos com Paralisia Cerebral (Tetraplégico), com idades de 5 anos e com um diagnóstico que varia entre 1 e 5 anos. Os dados foram recolhidos através de recurso ao questionário e analisados pelo método da Grounded Theory .Social support plays an important and indispensable role especially for the chronically disabled and their families (Beckman, 1991, cit. & Almeida Sampaio in 2007). Social support depends mainly in the resources that individuals have (Dunst & Trivestte, 1990, cit. & Almeida Sampaio in 2007). The process of rehabilitation of these children arises in the pain of uncertain future experienced by mothers. To address this concern, investing in rehabilitation is a way to provide quality of life to their children. The present study aims to know the existence of support in the lives of mothers of children with cerebral palsy quadriplegia type. The research follows a qualitative analysis, with a sampling of three mothers of children with cerebral palsy (quadriplegic), aged 5 years and with a diagnosis ranging between 1 and 5 years. Data were collected through the use of questionnaire and analyzed using Grounded Theory.2014-06-16T19:23:18Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4946porBanda, Francisco Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral
title Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral
spellingShingle Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral
Banda, Francisco Pedro
PSICOLOGIA
REABILITAÇÃO
MÃES
SUPORTE SOCIAL
CRIANÇAS
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PARALISIA CEREBRAL
PSYCHOLOGY
REHABILITATION
MOTHERS
SOCIAL SUPPORT
CHILDREN
CEREBRAL PALSY
title_short Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral
title_full Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral
title_fullStr Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral
title_sort Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral
author Banda, Francisco Pedro
author_facet Banda, Francisco Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Banda, Francisco Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA
REABILITAÇÃO
MÃES
SUPORTE SOCIAL
CRIANÇAS
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PARALISIA CEREBRAL
PSYCHOLOGY
REHABILITATION
MOTHERS
SOCIAL SUPPORT
CHILDREN
CEREBRAL PALSY
topic PSICOLOGIA
REABILITAÇÃO
MÃES
SUPORTE SOCIAL
CRIANÇAS
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PARALISIA CEREBRAL
PSYCHOLOGY
REHABILITATION
MOTHERS
SOCIAL SUPPORT
CHILDREN
CEREBRAL PALSY
description O suporte social tem um papel importante e indispensável especialmente para com os portadores de deficiência crónica e suas famílias (Beckman, 1991, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O suporte social depende muita das vezes dos recursos de que os indivíduos dispõem (Dunst & Trivestte, 1990, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O processo de reabilitação destas crianças surge na dor da incerteza futura vivida pelas mães. Para fazer frente a essa preocupação, investir na reabilitação é uma forma de proporcionar qualidade de vida aos seus filhos. O presente estudo tem por propósito de conhecer a existência do suporte na vida das mães de filhos com Paralisia Cerebral de tipo tetraplegia. A investigação segue uma orientação de análise qualitativa, com uma amostragem de 3 mães de filhos com Paralisia Cerebral (Tetraplégico), com idades de 5 anos e com um diagnóstico que varia entre 1 e 5 anos. Os dados foram recolhidos através de recurso ao questionário e analisados pelo método da Grounded Theory .
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-06-16T19:23:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4946
url http://hdl.handle.net/10437/4946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302234925629440