Aplicação de metodologias estatísticas à análise de disparidades regionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4697 |
Resumo: | Um estudo de disparidades regionais, como pretende ser o presente, não poderá ser apenas uma explicação meramente quantitativa e descritiva dos fenómenos, deverá estabelecer padrões de comparação espacial entre os territórios em análise. Deste modo, o instrumento metodológico utilizado foi a análise multivariada, metodologia que nos permite agrupar um conjunto de variáveis correlacionadas entre si e, desta forma, estruturar um quadro interpretativo da realidade, resultante da agregação das variáveis iniciais. Assim, através de um conjunto de variáveis (factores) podemos aferir o grau de desenvolvimento de cada região da área em análise e conhecer os indicadores que são responsáveis pela situação apresentada, quer em termos positivos, quer negativos. Este será, então, o ponto de partida para uma análise classificatória, onde os indivíduos, entendidos como unidades territoriais, ficarão agrupados em classes, de acordo com as suas semelhanças, observáveis através do anterior estudo das variáveis. Estas classes devem ser coerentes entre si e distinguir-se o mais possível umas das outras. A concretização destas metodologias estatísticas será realizada com o recurso a dois casos práticos, abordando temáticas diferenciadas, reportando-se a enquadramentos espaciais distintos e, também, a escalas de análise distintas, embora centrados no espaço comunitário e em comparação com o território nacional. |
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Aplicação de metodologias estatísticas à análise de disparidades regionaisAnálise factorial de componentes principaisAnálise classificatóriaDisparidades regionaisAmbienteAnalyse factorielle de composantes principalesAnalyse classificatoireDisparités regionalesEnvironnementUm estudo de disparidades regionais, como pretende ser o presente, não poderá ser apenas uma explicação meramente quantitativa e descritiva dos fenómenos, deverá estabelecer padrões de comparação espacial entre os territórios em análise. Deste modo, o instrumento metodológico utilizado foi a análise multivariada, metodologia que nos permite agrupar um conjunto de variáveis correlacionadas entre si e, desta forma, estruturar um quadro interpretativo da realidade, resultante da agregação das variáveis iniciais. Assim, através de um conjunto de variáveis (factores) podemos aferir o grau de desenvolvimento de cada região da área em análise e conhecer os indicadores que são responsáveis pela situação apresentada, quer em termos positivos, quer negativos. Este será, então, o ponto de partida para uma análise classificatória, onde os indivíduos, entendidos como unidades territoriais, ficarão agrupados em classes, de acordo com as suas semelhanças, observáveis através do anterior estudo das variáveis. Estas classes devem ser coerentes entre si e distinguir-se o mais possível umas das outras. A concretização destas metodologias estatísticas será realizada com o recurso a dois casos práticos, abordando temáticas diferenciadas, reportando-se a enquadramentos espaciais distintos e, também, a escalas de análise distintas, embora centrados no espaço comunitário e em comparação com o território nacional.Une étude de disparités régionales, comme prétend être celle ci, ne pourra pas être seulement une explication simplement quantitative et descriptive des phénomènes, devra établir des normes de comparaison spatiale entre les territoires dans analyse. De cette façon, l'instrument méthodologique utilisé a été l'analyse multivarié, méthodologie qui nous permet de regrouper un ensemble de variables corrélées entre elles et, de cette forme, structurer un tableau interprétatif de la réalité, qui résultent de l'agrégation des variables initiales. Ainsi, à travers un ensemble de variables (facteurs) nous pouvons examiner le degré de développement de chaque région du secteur en analyse et connaître les indicateurs que sont responsables pour la situation présentée, soit dans des termes positifs, soit négatifs. Celui-ci sera, alors, le point de départ pour une analyse classification, où les individus, comprises comme des unités territoriales, seront regroupés dans des classes, conformément à leurs similitudes, observables à travers la précédente étude des variables. Ces classes doivent être cohérentes entre elles et de se distinguer le plus possible les unes des autres. La concrétisation de ces méthodologies statistiques sera réalisée en recourant à deux cas pratiques, s'abordant thématiques différenciées, se reportant à des encadrements spatiaux distincts et, aussi, à des échelles d'analyse distinctes, bien que centrés dans l'espace communautaire et en comparaison avec le territoire nationalUniversidade do Minho. Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento (NIGP)Universidade do MinhoVieira, AntónioLopes, AnaCastro, Emanuel20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4697por"GEO-Working Papers. Série Educação". ISSN 1645-9369. 3 (2005) 1-32.1645-9369http://www.geografia.uminho.pt/gwp.htm#serieEducainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:04.947888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Um estudo de disparidades regionais, como pretende ser o presente, não poderá ser apenas uma explicação meramente quantitativa e descritiva dos fenómenos, deverá estabelecer padrões de comparação espacial entre os territórios em análise. Deste modo, o instrumento metodológico utilizado foi a análise multivariada, metodologia que nos permite agrupar um conjunto de variáveis correlacionadas entre si e, desta forma, estruturar um quadro interpretativo da realidade, resultante da agregação das variáveis iniciais. Assim, através de um conjunto de variáveis (factores) podemos aferir o grau de desenvolvimento de cada região da área em análise e conhecer os indicadores que são responsáveis pela situação apresentada, quer em termos positivos, quer negativos. Este será, então, o ponto de partida para uma análise classificatória, onde os indivíduos, entendidos como unidades territoriais, ficarão agrupados em classes, de acordo com as suas semelhanças, observáveis através do anterior estudo das variáveis. Estas classes devem ser coerentes entre si e distinguir-se o mais possível umas das outras. A concretização destas metodologias estatísticas será realizada com o recurso a dois casos práticos, abordando temáticas diferenciadas, reportando-se a enquadramentos espaciais distintos e, também, a escalas de análise distintas, embora centrados no espaço comunitário e em comparação com o território nacional. |
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