O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caconda, Filipe Cabo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4550
Resumo: Este trabalho tem como tema “O Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango - Angola. Um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue”. Aqui apresentamos os resultados duma pesquisa efetuada em quatro escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário, localizadas no Município de Menongue. Para aferir o nível de literacia financeira dos estudantes foi elaborado e aplicado um questionário. Com objetivo investigar junto do Ensino Secundário, nos estudantes das escolas do II Ciclo, nos variados cursos, o seu nível de conhecimento quanto à inclusão financeira, planeamento de despesas, poupança e conhecimentos financeiros. A metodologia utilizada para mensurar o Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango – Angola, um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue, será a metodologia qualitativa, não documental, e como recolha de dados o inquérito por questionário aplicado aos estudantes das escolas selecionadas onde os mesmos foram escolhidos aleatoriamente. Recorreu-se igualmente à pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados obtidos neste estudo mostram um nível de literacia e inclusão financeira baixos entre os estudantes do II Ciclo das escolas de Menongue, pois apenas 35,83% dos inquiridos conhecem alguns significados de produtos e serviços bancários e cerca de 46% são titulares de uma conta bancária. Pelo exposto acima, este trabalho é um contributo para que o Ministério da Educação de Angola inclua os conteúdos de Educação Financeira nos currículos escolares desde muito cedo.
id RCAP_f159a1b6b52af5d728865918fdd94afa
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/4550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de MenongueLiteracia financeiraBancarizaçãoEducaçãoEnsino SecundárioMenongue – AngolaEste trabalho tem como tema “O Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango - Angola. Um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue”. Aqui apresentamos os resultados duma pesquisa efetuada em quatro escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário, localizadas no Município de Menongue. Para aferir o nível de literacia financeira dos estudantes foi elaborado e aplicado um questionário. Com objetivo investigar junto do Ensino Secundário, nos estudantes das escolas do II Ciclo, nos variados cursos, o seu nível de conhecimento quanto à inclusão financeira, planeamento de despesas, poupança e conhecimentos financeiros. A metodologia utilizada para mensurar o Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango – Angola, um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue, será a metodologia qualitativa, não documental, e como recolha de dados o inquérito por questionário aplicado aos estudantes das escolas selecionadas onde os mesmos foram escolhidos aleatoriamente. Recorreu-se igualmente à pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados obtidos neste estudo mostram um nível de literacia e inclusão financeira baixos entre os estudantes do II Ciclo das escolas de Menongue, pois apenas 35,83% dos inquiridos conhecem alguns significados de produtos e serviços bancários e cerca de 46% são titulares de uma conta bancária. Pelo exposto acima, este trabalho é um contributo para que o Ministério da Educação de Angola inclua os conteúdos de Educação Financeira nos currículos escolares desde muito cedo.This work whose theme is “The Level of Financial Literacy among the students of the Second Cycle in Cuando Cubango - Angola. A study applied to Secondary Schools in the Municipality of Menongue ” where we present the results of a survey carried out in four Secondary Schools of Secondary Education, located in the Municipality of Menongue. To assess the students' financial literacy level, a questionnaire was developed and applied. With the objective of investigating with Secondary Education, in the students of the Second Cycle, in the various courses, their level of knowledge regarding financial inclusion, expense planning, savings and financial knowledge. The methodology used to measure the Level of Financial Literacy among students of the Second Cycle in Cuando Cubango - Angola, a study applied to Secondary Schools in the Municipality of Menongue, was the qualitative methodology, non-documental, and as a technique for collecting data, the questionnaire survey applied to students from selected schools where they were chosen at random. We also used the bibliographic and descriptive research. The results obtained in this study show a low level of literacy and financial inclusion among the students of the Second Cycle of the schools of Menongue, as only 35.83% of the respondents know some meanings of banking products and services and about 46% are holders of a Bank account. From the above, this work is a contribution for the Angolan Ministry of Education to include the contents of Financial Education in school curricula from an early age.2022-11-30T09:07:56Z2022-11-28T00:00:00Z2022-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4550TID:203134567porCaconda, Filipe Caboinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:13:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue
title O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue
spellingShingle O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue
Caconda, Filipe Cabo
Literacia financeira
Bancarização
Educação
Ensino Secundário
Menongue – Angola
title_short O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue
title_full O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue
title_fullStr O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue
title_full_unstemmed O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue
title_sort O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue
author Caconda, Filipe Cabo
author_facet Caconda, Filipe Cabo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caconda, Filipe Cabo
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia financeira
Bancarização
Educação
Ensino Secundário
Menongue – Angola
topic Literacia financeira
Bancarização
Educação
Ensino Secundário
Menongue – Angola
description Este trabalho tem como tema “O Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango - Angola. Um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue”. Aqui apresentamos os resultados duma pesquisa efetuada em quatro escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário, localizadas no Município de Menongue. Para aferir o nível de literacia financeira dos estudantes foi elaborado e aplicado um questionário. Com objetivo investigar junto do Ensino Secundário, nos estudantes das escolas do II Ciclo, nos variados cursos, o seu nível de conhecimento quanto à inclusão financeira, planeamento de despesas, poupança e conhecimentos financeiros. A metodologia utilizada para mensurar o Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango – Angola, um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue, será a metodologia qualitativa, não documental, e como recolha de dados o inquérito por questionário aplicado aos estudantes das escolas selecionadas onde os mesmos foram escolhidos aleatoriamente. Recorreu-se igualmente à pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados obtidos neste estudo mostram um nível de literacia e inclusão financeira baixos entre os estudantes do II Ciclo das escolas de Menongue, pois apenas 35,83% dos inquiridos conhecem alguns significados de produtos e serviços bancários e cerca de 46% são titulares de uma conta bancária. Pelo exposto acima, este trabalho é um contributo para que o Ministério da Educação de Angola inclua os conteúdos de Educação Financeira nos currículos escolares desde muito cedo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30T09:07:56Z
2022-11-28T00:00:00Z
2022-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/4550
TID:203134567
url http://hdl.handle.net/11328/4550
identifier_str_mv TID:203134567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302557940514816