As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fermanian, Juliana Maria de Oliveira Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2202
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção de grau de Mestre em Supervisão e Orientação Pedagógica
id RCAP_f19736f02a1189dfd19c06cd7990bf65
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasilsupervisãosupervisor pedagógicofunçõesprática pedagógicaescolasupervisionpedagogical supervisortaskspedagogical practiceschoolDissertação apresentada para obtenção de grau de Mestre em Supervisão e Orientação PedagógicaA supervisão pedagógica é parte importante dentro da prática pedagógica objetivando o desenvolvimento de pessoas e processos voltados ao ensino e aprendizagem. Este estudo foi realizado no sentido de tentar compreender as funções e práticas relacionadas ao trabalho do supervisor pedagógico. Tentamos nesta investigação centrarmo-nos nestes aspectos, sempre voltados para uma percepção destas funções e práticas no meio pedagógico. Buscamos partilhar visões determinadas por supervisores que foram questionados em ambos os países; Brasil e Portugal; de forma a compreendermos e analisarmos como estas se processam em suas especificidades. Convidamos ao total de nove supervisores, cinco da Escola Superior de Educação de Santarém – Portugal, e mais quatro supervisores de instituições diferentes do Brasil, Instituto Superior de Teologia Aplicada e Universidade Estadual Vale do Acaraú. Com este estudo esperamos contribuir de forma fundamental para o trabalho realizado pelos supervisores.The pedagogical supervision is an important piece of the pedagogical practice, which proposal is to develop people and processes in the context of teaching and learning. This study was made in order to try to understand the tasks related to the job of a pedagogical supervisor. We tried, in this investigation, to focuse on these issues, always considering the perception of these tasks in the pedagogical environment. We attempted to share the supervisors perspectives that were questioned in both countries; Brazil and Portugal; in order to understand and analise how those are processed in their specifies. We invited a total of nine supervisors, five from School of Education of Santarém – Portugal, and other four supervisors from different institutions from Brazil, Applied Theology Institute and Acaraú Valley State University. With this study, we pretend to do a fundamental contribution to the supervisors.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFermanian, Juliana Maria de Oliveira Rodrigues2018-05-10T12:30:09Z2016-11-242016-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2202TID:201896842por201896842info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:19.855967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil
title As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil
spellingShingle As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil
Fermanian, Juliana Maria de Oliveira Rodrigues
supervisão
supervisor pedagógico
funções
prática pedagógica
escola
supervision
pedagogical supervisor
tasks
pedagogical practice
school
title_short As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil
title_full As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil
title_fullStr As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil
title_full_unstemmed As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil
title_sort As funções da supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre a percepção dos atores educativos, entre teoria e prática, dentro da escola, em Portugal e no Brasil
author Fermanian, Juliana Maria de Oliveira Rodrigues
author_facet Fermanian, Juliana Maria de Oliveira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Fermanian, Juliana Maria de Oliveira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv supervisão
supervisor pedagógico
funções
prática pedagógica
escola
supervision
pedagogical supervisor
tasks
pedagogical practice
school
topic supervisão
supervisor pedagógico
funções
prática pedagógica
escola
supervision
pedagogical supervisor
tasks
pedagogical practice
school
description Dissertação apresentada para obtenção de grau de Mestre em Supervisão e Orientação Pedagógica
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
2016-11-24T00:00:00Z
2018-05-10T12:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2202
TID:201896842
url http://hdl.handle.net/10400.15/2202
identifier_str_mv TID:201896842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201896842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032832811008