Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.6/7118 |
Summary: | Os media sociais online apresentam oportunidades para a promoção de um estilo de vida saudável, por poderem proporcionar um suporte social que incentive a adoção de comportamentos mais ativos. Para isso, é necessário que os indivíduos procurem informações sobre atividade física nesses canais. O objetivo desta investigação é avaliar a extensão do uso dos media sociais online como fontes de informação sobre exercício físico. Foram inquiridos 1034 portugueses (49,6% homens, 50,4% mulheres), 423 ± 20.6 anos. Os resultados mostram que apenas 9.9% dos inquiridos procuram informações sobre atividade física nos media sociais online e que 65.6% dos usuários da Internet não procuram nenhuma informação relacionada com o exercício. As potencialidades dos media sociais para a promoção da atividade física não estão a ser aproveitadas, pois poucos indivíduos reportam esses canais como fontes de informação sobre o exercício ou sobre a locais/equipamentos relacionados com a prática de atividade física. |
id |
RCAP_f1a297b5b5ce6c9d8498960c22401bc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais onlinePhysical activity information seeking in online social mediaAnálisis de la demanda de información sobre actividad física en los medios sociales onlineWeb 3.0Promoção da atividade físicaFontes de informaçãoOs media sociais online apresentam oportunidades para a promoção de um estilo de vida saudável, por poderem proporcionar um suporte social que incentive a adoção de comportamentos mais ativos. Para isso, é necessário que os indivíduos procurem informações sobre atividade física nesses canais. O objetivo desta investigação é avaliar a extensão do uso dos media sociais online como fontes de informação sobre exercício físico. Foram inquiridos 1034 portugueses (49,6% homens, 50,4% mulheres), 423 ± 20.6 anos. Os resultados mostram que apenas 9.9% dos inquiridos procuram informações sobre atividade física nos media sociais online e que 65.6% dos usuários da Internet não procuram nenhuma informação relacionada com o exercício. As potencialidades dos media sociais para a promoção da atividade física não estão a ser aproveitadas, pois poucos indivíduos reportam esses canais como fontes de informação sobre o exercício ou sobre a locais/equipamentos relacionados com a prática de atividade física.Online social media offers opportunities for promoting a healthy lifestyle by providing social support that encourages the adoption of more active behaviours. To accomplish this, individuals need to look for information about physical activity in these channels. The purpose of this study is to evaluate the extent of using social media online as information sources about physical activity. We interviewed 1034 Portuguese (49.6% male, 50.4% female), 42.3 ± 20.6 years. The results show that only 9.9% of respondents seek information about exercise in online social media and that 65.6% of Internet users do not seek information related to exercise. The potential of social media for the promotion of physical activity is not being used, since few individuals’ report these channels as physical activity information sources and few seek for information about t places / equipment related to the practice of physical activity in online social media.El objetivo es evaluar la extensión del uso de los medios sociales online como fuentes de información sobre actividad física. Se entrevistó a 1034 portugueses (49.6% hombres, 50.4% mujeres), 42.3 ± 20.6 años. Los resultados muestran que sólo 9.9% de los encuestados buscan información sobre actividad física en los medios sociales online y que 65,6% de los usuarios de Internet no buscan ninguna información relacionada com ejercicio. Las potencialidades de los medios sociales para la promoción de la actividad física no están siendo aprovechadas, pues pocos individuos reportan esos canales como fuentes de información sobre el ejercicio o sobre locales / equipos relacionados con la práctica de actividad física.uBibliorumEsteves, DulcePinheiro, PauloBrás, RuiO'Hara, KellyZuzda, Yolanda2019-07-11T09:07:34Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7118porEsteves, D., Pinheiro, P., Brás, R., O’Hara, K., Zuzda, Y. (2019). Physical activity information seeking in online social media. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(1), 11-16.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:42.123630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online Physical activity information seeking in online social media Análisis de la demanda de información sobre actividad física en los medios sociales online |
title |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online |
spellingShingle |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online Esteves, Dulce Web 3.0 Promoção da atividade física Fontes de informação |
title_short |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online |
title_full |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online |
title_fullStr |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online |
title_full_unstemmed |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online |
title_sort |
Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online |
author |
Esteves, Dulce |
author_facet |
Esteves, Dulce Pinheiro, Paulo Brás, Rui O'Hara, Kelly Zuzda, Yolanda |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Paulo Brás, Rui O'Hara, Kelly Zuzda, Yolanda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Dulce Pinheiro, Paulo Brás, Rui O'Hara, Kelly Zuzda, Yolanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 3.0 Promoção da atividade física Fontes de informação |
topic |
Web 3.0 Promoção da atividade física Fontes de informação |
description |
Os media sociais online apresentam oportunidades para a promoção de um estilo de vida saudável, por poderem proporcionar um suporte social que incentive a adoção de comportamentos mais ativos. Para isso, é necessário que os indivíduos procurem informações sobre atividade física nesses canais. O objetivo desta investigação é avaliar a extensão do uso dos media sociais online como fontes de informação sobre exercício físico. Foram inquiridos 1034 portugueses (49,6% homens, 50,4% mulheres), 423 ± 20.6 anos. Os resultados mostram que apenas 9.9% dos inquiridos procuram informações sobre atividade física nos media sociais online e que 65.6% dos usuários da Internet não procuram nenhuma informação relacionada com o exercício. As potencialidades dos media sociais para a promoção da atividade física não estão a ser aproveitadas, pois poucos indivíduos reportam esses canais como fontes de informação sobre o exercício ou sobre a locais/equipamentos relacionados com a prática de atividade física. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11T09:07:34Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/7118 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/7118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esteves, D., Pinheiro, P., Brás, R., O’Hara, K., Zuzda, Y. (2019). Physical activity information seeking in online social media. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(1), 11-16. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136372039090176 |