Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online

Bibliographic Details
Main Author: Esteves, Dulce
Publication Date: 2019
Other Authors: Pinheiro, Paulo, Brás, Rui, O'Hara, Kelly, Zuzda, Yolanda
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.6/7118
Summary: Os media sociais online apresentam oportunidades para a promoção de um estilo de vida saudável, por poderem proporcionar um suporte social que incentive a adoção de comportamentos mais ativos. Para isso, é necessário que os indivíduos procurem informações sobre atividade física nesses canais. O objetivo desta investigação é avaliar a extensão do uso dos media sociais online como fontes de informação sobre exercício físico. Foram inquiridos 1034 portugueses (49,6% homens, 50,4% mulheres), 423 ± 20.6 anos. Os resultados mostram que apenas 9.9% dos inquiridos procuram informações sobre atividade física nos media sociais online e que 65.6% dos usuários da Internet não procuram nenhuma informação relacionada com o exercício. As potencialidades dos media sociais para a promoção da atividade física não estão a ser aproveitadas, pois poucos indivíduos reportam esses canais como fontes de informação sobre o exercício ou sobre a locais/equipamentos relacionados com a prática de atividade física.
id RCAP_f1a297b5b5ce6c9d8498960c22401bc0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais onlinePhysical activity information seeking in online social mediaAnálisis de la demanda de información sobre actividad física en los medios sociales onlineWeb 3.0Promoção da atividade físicaFontes de informaçãoOs media sociais online apresentam oportunidades para a promoção de um estilo de vida saudável, por poderem proporcionar um suporte social que incentive a adoção de comportamentos mais ativos. Para isso, é necessário que os indivíduos procurem informações sobre atividade física nesses canais. O objetivo desta investigação é avaliar a extensão do uso dos media sociais online como fontes de informação sobre exercício físico. Foram inquiridos 1034 portugueses (49,6% homens, 50,4% mulheres), 423 ± 20.6 anos. Os resultados mostram que apenas 9.9% dos inquiridos procuram informações sobre atividade física nos media sociais online e que 65.6% dos usuários da Internet não procuram nenhuma informação relacionada com o exercício. As potencialidades dos media sociais para a promoção da atividade física não estão a ser aproveitadas, pois poucos indivíduos reportam esses canais como fontes de informação sobre o exercício ou sobre a locais/equipamentos relacionados com a prática de atividade física.Online social media offers opportunities for promoting a healthy lifestyle by providing social support that encourages the adoption of more active behaviours. To accomplish this, individuals need to look for information about physical activity in these channels. The purpose of this study is to evaluate the extent of using social media online as information sources about physical activity. We interviewed 1034 Portuguese (49.6% male, 50.4% female), 42.3 ± 20.6 years. The results show that only 9.9% of respondents seek information about exercise in online social media and that 65.6% of Internet users do not seek information related to exercise. The potential of social media for the promotion of physical activity is not being used, since few individuals’ report these channels as physical activity information sources and few seek for information about t places / equipment related to the practice of physical activity in online social media.El objetivo es evaluar la extensión del uso de los medios sociales online como fuentes de información sobre actividad física. Se entrevistó a 1034 portugueses (49.6% hombres, 50.4% mujeres), 42.3 ± 20.6 años. Los resultados muestran que sólo 9.9% de los encuestados buscan información sobre actividad física en los medios sociales online y que 65,6% de los usuarios de Internet no buscan ninguna información relacionada com ejercicio. Las potencialidades de los medios sociales para la promoción de la actividad física no están siendo aprovechadas, pues pocos individuos reportan esos canales como fuentes de información sobre el ejercicio o sobre locales / equipos relacionados con la práctica de actividad física.uBibliorumEsteves, DulcePinheiro, PauloBrás, RuiO'Hara, KellyZuzda, Yolanda2019-07-11T09:07:34Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7118porEsteves, D., Pinheiro, P., Brás, R., O’Hara, K., Zuzda, Y. (2019). Physical activity information seeking in online social media. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(1), 11-16.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:42.123630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
Physical activity information seeking in online social media
Análisis de la demanda de información sobre actividad física en los medios sociales online
title Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
spellingShingle Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
Esteves, Dulce
Web 3.0
Promoção da atividade física
Fontes de informação
title_short Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
title_full Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
title_fullStr Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
title_full_unstemmed Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
title_sort Análise da procura de informação sobre atividade física nos media sociais online
author Esteves, Dulce
author_facet Esteves, Dulce
Pinheiro, Paulo
Brás, Rui
O'Hara, Kelly
Zuzda, Yolanda
author_role author
author2 Pinheiro, Paulo
Brás, Rui
O'Hara, Kelly
Zuzda, Yolanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Dulce
Pinheiro, Paulo
Brás, Rui
O'Hara, Kelly
Zuzda, Yolanda
dc.subject.por.fl_str_mv Web 3.0
Promoção da atividade física
Fontes de informação
topic Web 3.0
Promoção da atividade física
Fontes de informação
description Os media sociais online apresentam oportunidades para a promoção de um estilo de vida saudável, por poderem proporcionar um suporte social que incentive a adoção de comportamentos mais ativos. Para isso, é necessário que os indivíduos procurem informações sobre atividade física nesses canais. O objetivo desta investigação é avaliar a extensão do uso dos media sociais online como fontes de informação sobre exercício físico. Foram inquiridos 1034 portugueses (49,6% homens, 50,4% mulheres), 423 ± 20.6 anos. Os resultados mostram que apenas 9.9% dos inquiridos procuram informações sobre atividade física nos media sociais online e que 65.6% dos usuários da Internet não procuram nenhuma informação relacionada com o exercício. As potencialidades dos media sociais para a promoção da atividade física não estão a ser aproveitadas, pois poucos indivíduos reportam esses canais como fontes de informação sobre o exercício ou sobre a locais/equipamentos relacionados com a prática de atividade física.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11T09:07:34Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7118
url http://hdl.handle.net/10400.6/7118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, D., Pinheiro, P., Brás, R., O’Hara, K., Zuzda, Y. (2019). Physical activity information seeking in online social media. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(1), 11-16.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136372039090176