Betão autocompactável reforçado com fibras de aço: método de concepção e propriedades mecânicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, E. N. B.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Barros, Joaquim A. O., Camões, Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/2560
Resumo: O betão autocompactável pode ser definido como um betão capaz de fluir quando colocado num molde, escoando por entre as armaduras, envolvendo-as e preenchendo o respectivo molde, apenas sob o efeito do seu peso próprio, dispensando o uso de equipamentos externos de vibração. Adicionando os benefícios associados à autocompactabilidade com os proporcionados pela incorporação de fibras de aço, é possível obter um material dotado de características de elevado desempenho: o betão autocompactável reforçado com fibras de aço (BACRFA). No entanto, a metodologia a implementar para quantificar a dosagem dos materiais constituintes deste tipo de betão é, forçosamente, mais complexa do que a necessária para um betão convencional, uma vez que as exigências no estado fresco são substancialmente mais restritivas, o número de componentes é mais elevado (adjuvantes e adições em maior número) e a sensibilidade de uns à presença dos outros é elevada. Neste sentido, é imperiosa a formulação de um método de composição racional que, de uma forma simples, seja sensível aos factores envolvidos e que seja eficaz na concepção de misturas com bom desempenho, tanto no estado fresco como endurecido, contemplando, se possível, aspectos relacionados com a necessária sustentabilidade económica e ambiental, reduzindo o mais possível o consumo de cimento. O presente trabalho insere-se neste contexto, descrevendo uma metodologia de composição racional, aplicável a BACRFA. A validade deste tipo de metodologia é aferida determinando experimentalmente uma composição de um BACRFA e procedendo à sua caracterização reológica e mecânica, por intermédio da avaliação do seu comportamento tanto no estado fresco como, quando endurecido, à compressão e à flexão.
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