Presença Templária em Tomar: Proposta para a Criação de um Centro Interpretativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18573 |
Resumo: | O turismo, enquanto atividade em constante crescimento, assiste a uma progressiva competitividade no seu mercado, exigindo dos destinos uma procura pela diferenciação. Torna-se necessário pensar produtos capazes de oferecer ao turista uma experiência, autêntica, longe de um turismo supérfluo. Este estudo analisa as variáveis que têm caracterizado a promoção da cidade de Tomar, enquanto destino turístico, ao realçar a incapacidade de valorização do seu legado templário em todo o seu conjunto. Assim, procedeu-se à análise do património material e imaterial, como o Convento de Cristo, a igreja de Santa Maria dos Olivais e a Festa dos Tabuleiros, enquanto marcos da presença templária e representativos da identidade do destino turístico. Neste sentido, a interpretação do património apresenta uma oportunidade para o delineamento de um produto turístico atento às necessidades do seu público, incluindo turistas e a comunidade envolvente. O objetivo principal do estudo foi, desta forma, a delineação do planeamento interpretativo para a criação de um Centro Interpretativo Tomar Templário, pretendendo vir a ser um produto turístico capaz de promover a experiência da verdadeira terra templária, através da interpretação do património templário. |
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Presença Templária em Tomar: Proposta para a Criação de um Centro InterpretativoTurismoPatrimónio culturalInterpretação do patrimónioTempláriosCentro interpretativoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO turismo, enquanto atividade em constante crescimento, assiste a uma progressiva competitividade no seu mercado, exigindo dos destinos uma procura pela diferenciação. Torna-se necessário pensar produtos capazes de oferecer ao turista uma experiência, autêntica, longe de um turismo supérfluo. Este estudo analisa as variáveis que têm caracterizado a promoção da cidade de Tomar, enquanto destino turístico, ao realçar a incapacidade de valorização do seu legado templário em todo o seu conjunto. Assim, procedeu-se à análise do património material e imaterial, como o Convento de Cristo, a igreja de Santa Maria dos Olivais e a Festa dos Tabuleiros, enquanto marcos da presença templária e representativos da identidade do destino turístico. Neste sentido, a interpretação do património apresenta uma oportunidade para o delineamento de um produto turístico atento às necessidades do seu público, incluindo turistas e a comunidade envolvente. O objetivo principal do estudo foi, desta forma, a delineação do planeamento interpretativo para a criação de um Centro Interpretativo Tomar Templário, pretendendo vir a ser um produto turístico capaz de promover a experiência da verdadeira terra templária, através da interpretação do património templário.Tourism, as a constantly growing activity, assumes a progressive competitiveness in its market, demanding, from the destinations, a search for differentiation. It is necessary to think of products capable of offering the tourist an authentic experience, far from a superfluous tourism. This study aimed to analyse the variables, which have characterized the promotion of the city of Tomar as a tourist destination, by highlighting the inability to valorise its Templar legacy throughout. Thus we proceeded to the analysis of the tangible and intangible heritage, such as the Convent of Christ, the church of Santa Maria dos Olivais and the Festa dos Tabuleiros, as landmarks of the Templar presence, representative of the identity of the tourist destination. In this sense, the interpretation of heritage presents an opportunity for the design of a tourism product that is inclusive of the needs of its public, which includes tourists and the surrounding community. The main objective of the study was the delineation of the interpretative planning for the creation of an Interpretive Centre, intending to become a tourist product capable of promoting the experience of the true Templar land, through the interpretation of the Templar heritage.Roque, Maria IsabelRepositório ComumPereira, Inês Gonçalves Duque2017-06-26T14:51:49Z2017-05-302017-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18573TID:201708744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:04.116252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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