As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650

Bibliographic Details
Main Author: Crespo, Carla
Publication Date: 2022
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10362/146915
Summary: UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020
id RCAP_f2416dfb93193a86fcb3daed39993a7d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/146915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650KyrieKirialCantochãoMúsica antigaPlainchantEarly MusicUIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020Kyrie eleison é o primeiro de cinco cantos que são comuns a todas as celebrações eucarísticas e que por isso pertencem ao Ordinário da Missa, assim como o Glória, o Credo (nas maiores solenidades), o Sanctus e o Agnus Dei. Apesar do texto se manter, estes cantos podem assumir várias melodias consoante a festividade a celebrar, melodias de popularidade variável e que poderão estar também associadas a costumes locais ou de circulação limitada. A recolha deste canto nos manuscritos portugueses de cantochão, datados entre 1400 e 1650, permitiu reunir cerca de quarenta e cinco fontes manuscritas. O estudo realizado teve como objectivo identificar e analisar as melodias com a finalidade de perceber a forma como este canto foi adoptado em Portugal. Kyrie eleison is the first of five chants that are common to all eucharistic celebrations, belonging to the Mass Ordinary, as well as the Gloria, Credo (at major solemnities), Sanctus and Agnus Dei. Although the text remains the same, these chants can assume different melodies depending on the festivity, melodies of variable popularity and which may also linked to local practices or enjoy limited circulation. A survey of this chant from Portuguese chant manuscripts, dating from between circa 1400 and 1650, enabled the bringing together of forty-five manuscript sources. The objective of this study was the identification and analysis of these melodies with the purpose of understanding the way in which this chant was adopted in Portugal.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNCrespo, Carla2023-01-03T22:20:09Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/146915por2183-8410PURE: 49256438info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:27:47Zoai:run.unl.pt:10362/146915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:42.321996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
title As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
spellingShingle As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
Crespo, Carla
Kyrie
Kirial
Cantochão
Música antiga
Plainchant
Early Music
title_short As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
title_full As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
title_fullStr As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
title_full_unstemmed As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
title_sort As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
author Crespo, Carla
author_facet Crespo, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Crespo, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Kyrie
Kirial
Cantochão
Música antiga
Plainchant
Early Music
topic Kyrie
Kirial
Cantochão
Música antiga
Plainchant
Early Music
description UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-03T22:20:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/146915
url http://hdl.handle.net/10362/146915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-8410
PURE: 49256438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138118293520384