As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10362/146915 |
Summary: | UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 |
id |
RCAP_f2416dfb93193a86fcb3daed39993a7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/146915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650KyrieKirialCantochãoMúsica antigaPlainchantEarly MusicUIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020Kyrie eleison é o primeiro de cinco cantos que são comuns a todas as celebrações eucarísticas e que por isso pertencem ao Ordinário da Missa, assim como o Glória, o Credo (nas maiores solenidades), o Sanctus e o Agnus Dei. Apesar do texto se manter, estes cantos podem assumir várias melodias consoante a festividade a celebrar, melodias de popularidade variável e que poderão estar também associadas a costumes locais ou de circulação limitada. A recolha deste canto nos manuscritos portugueses de cantochão, datados entre 1400 e 1650, permitiu reunir cerca de quarenta e cinco fontes manuscritas. O estudo realizado teve como objectivo identificar e analisar as melodias com a finalidade de perceber a forma como este canto foi adoptado em Portugal. Kyrie eleison is the first of five chants that are common to all eucharistic celebrations, belonging to the Mass Ordinary, as well as the Gloria, Credo (at major solemnities), Sanctus and Agnus Dei. Although the text remains the same, these chants can assume different melodies depending on the festivity, melodies of variable popularity and which may also linked to local practices or enjoy limited circulation. A survey of this chant from Portuguese chant manuscripts, dating from between circa 1400 and 1650, enabled the bringing together of forty-five manuscript sources. The objective of this study was the identification and analysis of these melodies with the purpose of understanding the way in which this chant was adopted in Portugal.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNCrespo, Carla2023-01-03T22:20:09Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/146915por2183-8410PURE: 49256438info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:27:47Zoai:run.unl.pt:10362/146915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:42.321996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650 |
title |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650 |
spellingShingle |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650 Crespo, Carla Kyrie Kirial Cantochão Música antiga Plainchant Early Music |
title_short |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650 |
title_full |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650 |
title_fullStr |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650 |
title_full_unstemmed |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650 |
title_sort |
As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650 |
author |
Crespo, Carla |
author_facet |
Crespo, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crespo, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kyrie Kirial Cantochão Música antiga Plainchant Early Music |
topic |
Kyrie Kirial Cantochão Música antiga Plainchant Early Music |
description |
UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-03T22:20:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/146915 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/146915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-8410 PURE: 49256438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138118293520384 |