Sons e silêncios : musicoterapia no tratamento de indivíduos com perturbações do espectro do autismo

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Main Author: Fernandes, Patrícia Raquel Silva
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.14/8928
Summary: O transpor um objectivo para as páginas de um trabalho que aspiramos realizar, assume, a nosso ver, grande responsabilidade mas concomitantemente, um enorme conforto pelo empenhamento em prestar um serviço, que cremos de utilidade pública e de interesse prático partilhável. Este estudo tem como propósito, demonstrar de que forma a musicoterapia, como técnica terapeuta, pode contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso, no sentido de uma boa integração social, comportamental, cognitiva e emocional de indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo. Sendo a Música universal e tão essencial como a linguagem, neste estudo abordamos a Musicoterapia que, como técnica aplicada a indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE), pode ser vista como uma indispensável terapia que utiliza a música com o objectivo de desenvolver potencialidades nos indivíduos. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e quantitativa. Ponderando a adequação dos participantes aos objectivos da investigação, recorremos a uma selecção não aleatória dos mesmos, ou seja, a uma amostragem não probabilística. Para a obtenção de informações recorremos a análises documentais, questionários, entrevista e registos de observação. Concluímos que a Musicoterapia é, de facto, um trilho que explora a dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação e cuja propagação tem possibilitado recentes e consistentes perspectivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbações do Espectro do Autismo. Contudo, não devemos fazer abstracções dos mesmos devido às características individuais e aos diferentes graus de severidade que se observam nesta população.
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