As Presidências Abertas de Mário Soares - as estratégias e o aparelho de comunicação do Presidente da República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano, Estrela
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11278
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, vertente Jornalismo
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spelling As Presidências Abertas de Mário Soares - as estratégias e o aparelho de comunicação do Presidente da RepúblicaPresidências abertasCobertura jornalísticaPresidentes da RepúblicaComunicação políticaEstratégias de comunicaçãoDissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, vertente JornalismoTese editada disponível na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia com a cota: GS 2163Uma das características das sociedades democráticas é a existência de um espaço público que estrutura a vida política, as relações entre as instituições e o sistema dos media (Neveau, 1995:39). O alargamento do espaço público e o desenvolvimento da espaço público (Traquina, 1995). Como refere Dominique Wolton (1995:167-88) a democracia pressupõe a existência de um espaço público onde sejam debatidos, de forma contraditória, os grandes problemas do momento. Este espaço simbólico é uma das condições estruturais do funcionamento da democracia. A evolução do sistema democrático nas sociedades ocidentais conduziu a que um maior número de actores se exprimisse acerca de um maior número de assuntos. Essa evolução marcou o espaço público no sentido de um alargamento que resultou, de forma conjugada, da democratização e do papel cada vez maior desempenhado pelos media e pelo jornalismo. É por isso, diz Wolton, (1995:167-88) que o espaço público contemporâneo pode ser designado por “espaço público mediatizado”, no sentido em que é funcional e normativamente indissociável do papel dos media e do jornalismo. O espaço público mediatizado é igualmente um espaço no qual a imprensa escrita e os media audiovisuais desempenham um papel considerável em termos de informação e de comunicação. Não só, diz Wolton, porque são numerosos, livres e funcionam em regime de concorrência, mas também porque o alargamento do campo da política lhes confere um papel central, tanto no domínio da produção como no da difusão da informação. O triunfo da informação é a consequência de uma dupla mudança: o alargamento do campo da política, associado à vitória da democracia, e os progressos no plano técnico, que se reflectem na produção, na difusão e na recepção da informação a uma velocidade crescente. (Wolton:1995:167-88)Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSerrano, Estrela2014-02-03T17:00:42Z19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:43Zoai:run.unl.pt:10362/11278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:11.644883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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