O valor das bibliotecas do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria do Céu Nogueira Dias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12161
Resumo: O objetivo deste estudo é refletir sobre o valor das bibliotecas do Ensino Superior e procura alcançar resultados que foquem a avaliação do impacto dos serviços, a experiência dos alunos e o valor percebido. Foi efetuada uma revisão de literatura enquadrada na área do marketing de serviços, porque uma das ferramentas fortes de marketing que uma biblioteca pode usar é a capacidade de mostrar o valor do que faz à comunidade académica. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso, aplicado na biblioteca do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), através de um questionário dirigido a todos os alunos do Instituto e de uma entrevista dirigida apenas aos alunos de mestrado. O questionário visava conhecer o padrão de utilização das bibliotecas da UA pelos alunos. A entrevista avaliar o impacto do serviço de apoio e referência da biblioteca do ISCA-UA. Constatou-se que o estudo possibilitou detetar situações críticas, necessidades e apoia a tomada de decisão, em ordem a planear produtos e serviços de acordo com as necessidades dos utilizadores. Os resultados obtidos de acordo com a perspetiva dos alunos contribuíram para clarificar as razões ou motivações que os levam a usar a biblioteca. Assim, de entre as principais conclusões desta investigação é de destacar o valor das bibliotecas enquanto espaço físico. Constatou-se também, que os alunos perceberam o valor relacionado com o uso dos serviços e recursos da biblioteca, ou seja, o valor equacionado aos efeitos ou resultados. O estudo constitui um contributo no que concerne à identificação de indicadores de impacto que possibilitam medir os resultados dos serviços das bibliotecas.
id RCAP_f2f85784d91b93b64d9226b8c33c3367
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O valor das bibliotecas do ensino superiorMarketingBibliotecas: Ensino superiorMarketing de serviçosO objetivo deste estudo é refletir sobre o valor das bibliotecas do Ensino Superior e procura alcançar resultados que foquem a avaliação do impacto dos serviços, a experiência dos alunos e o valor percebido. Foi efetuada uma revisão de literatura enquadrada na área do marketing de serviços, porque uma das ferramentas fortes de marketing que uma biblioteca pode usar é a capacidade de mostrar o valor do que faz à comunidade académica. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso, aplicado na biblioteca do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), através de um questionário dirigido a todos os alunos do Instituto e de uma entrevista dirigida apenas aos alunos de mestrado. O questionário visava conhecer o padrão de utilização das bibliotecas da UA pelos alunos. A entrevista avaliar o impacto do serviço de apoio e referência da biblioteca do ISCA-UA. Constatou-se que o estudo possibilitou detetar situações críticas, necessidades e apoia a tomada de decisão, em ordem a planear produtos e serviços de acordo com as necessidades dos utilizadores. Os resultados obtidos de acordo com a perspetiva dos alunos contribuíram para clarificar as razões ou motivações que os levam a usar a biblioteca. Assim, de entre as principais conclusões desta investigação é de destacar o valor das bibliotecas enquanto espaço físico. Constatou-se também, que os alunos perceberam o valor relacionado com o uso dos serviços e recursos da biblioteca, ou seja, o valor equacionado aos efeitos ou resultados. O estudo constitui um contributo no que concerne à identificação de indicadores de impacto que possibilitam medir os resultados dos serviços das bibliotecas.This study aims to be a reflection on higher education libraries’ value and seeks results that focus on assessing services impact, students’ experience and their perceived value of libraries. To address this thematic, a literature review was performed focusing on marketing services, because one of the strongest marketing tools that a library may use is the ability to show its value to the academic community. The used methodology was based on case study approach, by means of a questionnaire sent to all graduate and postgraduate students and an interview restricted to master students, conducted in the library of the “Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA)”. The questionnaire sought to determine UA’s libraries students use patterns. On the other hand, the interview enabled us to assess ISCA-UA’s library reference support service impact. This study made it possible to detect critical situations and needs, at the same time working as a decision’s support in order to plan products and services better adjusted to users’ needs. Case study results helped to clarify reasons or motivations, according to students’ perspectives that lead to library use, showing that one of the key findings in this research is that library values assessment sets on its physical space. This study was also able to determine other aspects of library values, such as students’ recognition of its benefits that arising from library’s products and services use. This study also contributed to the identification of impact indicators that allow us to measure library’s services results.Universidade de Aveiro2014-04-22T16:58:41Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12161TID:201559226porVieira, Maria do Céu Nogueira Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:04Zoai:ria.ua.pt:10773/12161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:23.244452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O valor das bibliotecas do ensino superior
title O valor das bibliotecas do ensino superior
spellingShingle O valor das bibliotecas do ensino superior
Vieira, Maria do Céu Nogueira Dias
Marketing
Bibliotecas: Ensino superior
Marketing de serviços
title_short O valor das bibliotecas do ensino superior
title_full O valor das bibliotecas do ensino superior
title_fullStr O valor das bibliotecas do ensino superior
title_full_unstemmed O valor das bibliotecas do ensino superior
title_sort O valor das bibliotecas do ensino superior
author Vieira, Maria do Céu Nogueira Dias
author_facet Vieira, Maria do Céu Nogueira Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria do Céu Nogueira Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Bibliotecas: Ensino superior
Marketing de serviços
topic Marketing
Bibliotecas: Ensino superior
Marketing de serviços
description O objetivo deste estudo é refletir sobre o valor das bibliotecas do Ensino Superior e procura alcançar resultados que foquem a avaliação do impacto dos serviços, a experiência dos alunos e o valor percebido. Foi efetuada uma revisão de literatura enquadrada na área do marketing de serviços, porque uma das ferramentas fortes de marketing que uma biblioteca pode usar é a capacidade de mostrar o valor do que faz à comunidade académica. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso, aplicado na biblioteca do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), através de um questionário dirigido a todos os alunos do Instituto e de uma entrevista dirigida apenas aos alunos de mestrado. O questionário visava conhecer o padrão de utilização das bibliotecas da UA pelos alunos. A entrevista avaliar o impacto do serviço de apoio e referência da biblioteca do ISCA-UA. Constatou-se que o estudo possibilitou detetar situações críticas, necessidades e apoia a tomada de decisão, em ordem a planear produtos e serviços de acordo com as necessidades dos utilizadores. Os resultados obtidos de acordo com a perspetiva dos alunos contribuíram para clarificar as razões ou motivações que os levam a usar a biblioteca. Assim, de entre as principais conclusões desta investigação é de destacar o valor das bibliotecas enquanto espaço físico. Constatou-se também, que os alunos perceberam o valor relacionado com o uso dos serviços e recursos da biblioteca, ou seja, o valor equacionado aos efeitos ou resultados. O estudo constitui um contributo no que concerne à identificação de indicadores de impacto que possibilitam medir os resultados dos serviços das bibliotecas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-04-22T16:58:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12161
TID:201559226
url http://hdl.handle.net/10773/12161
identifier_str_mv TID:201559226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137535120637952