Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, M. Paula
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Madeira, Manuel, Gazarini, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5833
Resumo: Estudou-se bimestralmente, de Janeiro a Dezembro de 1995, a estrutura da copa de Cistus salviifolius L., através do método do corte estratificado. A fitomassa foi separada em biomassa e necromassa e os pesos secos de todos os componentes obtidos individualmente. O índice de área foliar (LAI) e a área foliar específica (SLA) foram determinadas em cada um dos estratos considerados. Nas mesmas datas de amostragem foram colhidas folhas jovens, maduras e senescentes. A folhada foi colhida quinzenalmente, tendo os seus componentes sido separados. As concentrações de N, P, K, Ca e Mg foram determinadas em subamostras dos componentes da biomassa e da folhada. A biomassa aérea foi de 920 g m-2 (15% de folhas). A biomassa foliar, o LAI e a SLA máximos foram obtidos no final do inverno e início da primavera, diminuindo significativamente durante o período estival (cerca de 85% o LAI e de 50% a SLA). O coberto caracteriza-se por uma estrutura em “camadas”, prevalecendo os caules e ramos lenhosos nos estratos inferiores e as folhas nos superiores, principalmente durante o verão. As concentrações foliares de nutrientes foram mais elevadas no inverno e na primavera do que no verão, tendo as concentrações de N por unidade de massa aumentado no sentido do topo da copa, enquanto as de K, Ca e Mg aumentaram no sentido da base. As concentrações de todos esses nutrientes, por unidade de área foliar, aumentaram da base para o topo da copa, o que se correlaciona com o decréscimo da SLA verificado no mesmo sentido. As concentrações foliares de N, P e K foram mais elevadas nas folhas vivas do que nas da folhada, indicando translocação destes nutrientes para outros tecidos, durante o processo de senescência das folhas.
id RCAP_f37462395292ddb7f7f96d47a576b4f8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5833
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.Seasonal and spatial variation of biomass and nutrient allocation in Cistus salviifolius L.Estudou-se bimestralmente, de Janeiro a Dezembro de 1995, a estrutura da copa de Cistus salviifolius L., através do método do corte estratificado. A fitomassa foi separada em biomassa e necromassa e os pesos secos de todos os componentes obtidos individualmente. O índice de área foliar (LAI) e a área foliar específica (SLA) foram determinadas em cada um dos estratos considerados. Nas mesmas datas de amostragem foram colhidas folhas jovens, maduras e senescentes. A folhada foi colhida quinzenalmente, tendo os seus componentes sido separados. As concentrações de N, P, K, Ca e Mg foram determinadas em subamostras dos componentes da biomassa e da folhada. A biomassa aérea foi de 920 g m-2 (15% de folhas). A biomassa foliar, o LAI e a SLA máximos foram obtidos no final do inverno e início da primavera, diminuindo significativamente durante o período estival (cerca de 85% o LAI e de 50% a SLA). O coberto caracteriza-se por uma estrutura em “camadas”, prevalecendo os caules e ramos lenhosos nos estratos inferiores e as folhas nos superiores, principalmente durante o verão. As concentrações foliares de nutrientes foram mais elevadas no inverno e na primavera do que no verão, tendo as concentrações de N por unidade de massa aumentado no sentido do topo da copa, enquanto as de K, Ca e Mg aumentaram no sentido da base. As concentrações de todos esses nutrientes, por unidade de área foliar, aumentaram da base para o topo da copa, o que se correlaciona com o decréscimo da SLA verificado no mesmo sentido. As concentrações foliares de N, P e K foram mais elevadas nas folhas vivas do que nas da folhada, indicando translocação destes nutrientes para outros tecidos, durante o processo de senescência das folhas.Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo2012-11-20T17:57:21Z2012-11-202004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5833http://hdl.handle.net/10174/5833porSimões MP, Madeira M, Gazarini L. 2004. Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L. Revista de Ciências Agrárias 27: 481–493.Departamento de Biologiamps@uevora.ptmavmadeira@isa.utl.ptgazarini@uevora.pt221Simões, M. PaulaMadeira, ManuelGazarini, Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:44:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:48.689667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.
Seasonal and spatial variation of biomass and nutrient allocation in Cistus salviifolius L.
title Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.
spellingShingle Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.
Simões, M. Paula
title_short Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.
title_full Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.
title_fullStr Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.
title_full_unstemmed Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.
title_sort Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L.
author Simões, M. Paula
author_facet Simões, M. Paula
Madeira, Manuel
Gazarini, Luiz
author_role author
author2 Madeira, Manuel
Gazarini, Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, M. Paula
Madeira, Manuel
Gazarini, Luiz
description Estudou-se bimestralmente, de Janeiro a Dezembro de 1995, a estrutura da copa de Cistus salviifolius L., através do método do corte estratificado. A fitomassa foi separada em biomassa e necromassa e os pesos secos de todos os componentes obtidos individualmente. O índice de área foliar (LAI) e a área foliar específica (SLA) foram determinadas em cada um dos estratos considerados. Nas mesmas datas de amostragem foram colhidas folhas jovens, maduras e senescentes. A folhada foi colhida quinzenalmente, tendo os seus componentes sido separados. As concentrações de N, P, K, Ca e Mg foram determinadas em subamostras dos componentes da biomassa e da folhada. A biomassa aérea foi de 920 g m-2 (15% de folhas). A biomassa foliar, o LAI e a SLA máximos foram obtidos no final do inverno e início da primavera, diminuindo significativamente durante o período estival (cerca de 85% o LAI e de 50% a SLA). O coberto caracteriza-se por uma estrutura em “camadas”, prevalecendo os caules e ramos lenhosos nos estratos inferiores e as folhas nos superiores, principalmente durante o verão. As concentrações foliares de nutrientes foram mais elevadas no inverno e na primavera do que no verão, tendo as concentrações de N por unidade de massa aumentado no sentido do topo da copa, enquanto as de K, Ca e Mg aumentaram no sentido da base. As concentrações de todos esses nutrientes, por unidade de área foliar, aumentaram da base para o topo da copa, o que se correlaciona com o decréscimo da SLA verificado no mesmo sentido. As concentrações foliares de N, P e K foram mais elevadas nas folhas vivas do que nas da folhada, indicando translocação destes nutrientes para outros tecidos, durante o processo de senescência das folhas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2012-11-20T17:57:21Z
2012-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5833
http://hdl.handle.net/10174/5833
url http://hdl.handle.net/10174/5833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simões MP, Madeira M, Gazarini L. 2004. Variação sazonal e espacial da partição de biomassa e nutrientes em Cistus salviifolius L. Revista de Ciências Agrárias 27: 481–493.
Departamento de Biologia
mps@uevora.pt
mavmadeira@isa.utl.pt
gazarini@uevora.pt
221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136491671126016