O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Ana Sofia Alves Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81126
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
id RCAP_f376a6c5d27477dbcf968359974de21e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemáticaThe effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension on math problem solvingAritméticaCompreensão da leituraFluência da leituraMemória de trabalhoProblemas de matemáticaRaciocínioArithmeticReading comprehensionReading fluencyWorking memoryMathematics problemsReasoningCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaO objetivo do estudo foi analisar a influência das diferentes condições dos enunciados, complexidade e relevância, no desempenho em problemas de matemática. Procurou-se ainda investigar em que medida o efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura variam em função do tipo de enunciado, especificamente simples e relevante, simples e não relevante, complexo e relevante, complexo e não relevante. Participaram 82 crianças do 4º ano de escolaridade, que foram avaliadas nas quatro condições dos enunciados dos problemas de matemática. Foram aplicados o subteste de memória da Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária, o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura para o 4º ano, o subteste de frases incompletas da Escala de Competências Cognitivas para Crianças 4/10, o Teste de Avaliação da Fluência e a Prova de Conhecimentos Matemáticos. Os resultados mostraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as condições dos enunciados no desempenho em problemas de matemática. O resultado da regressão linear múltipla indica que o modelo é estatisticamente significativo e que explica uma percentagem considerável de variância. A aritmética e o raciocínio não se apresentaram como preditores do desempenho.The aim of the study was to analyze the influence of different conditions of statements, complexity and relevance, on children’s performance in mathematics problems. It also sought to investigate in what extent the effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension vary depending on the type of statements (simple and relevant, simple and not relevant, complex and relevant, complex and not relevant). Eighty-two children from the 4th grade were evaluated in the four conditions of the statements of the math problems. The children also performed the memory subtest of the Wechsler Intelligence Scale for Preschool and Primary Ages, the Reading Comprehension Test for the 4th grade, the incomplete sentences subtest of the Cognitive Skills Scale for Children 4/10, the Reading Fluency Test and the Mathematical Knowledge Test. The results showed no statistical significant differences between the conditions of statements in the children’s performance in math problems. The multiple linear regression result indicates that the model is statistically significant and that it explains a considerable percentage of variance. Arithmetic and reasoning did not present themselves as performance predictors.Ribeiro, IolandaMorgado, CeldaUniversidade do MinhoEsteves, Ana Sofia Alves Gomes20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81126por203049896info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:52.454676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
The effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension on math problem solving
title O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
spellingShingle O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
Esteves, Ana Sofia Alves Gomes
Aritmética
Compreensão da leitura
Fluência da leitura
Memória de trabalho
Problemas de matemática
Raciocínio
Arithmetic
Reading comprehension
Reading fluency
Working memory
Mathematics problems
Reasoning
Ciências Sociais::Psicologia
title_short O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
title_full O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
title_fullStr O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
title_full_unstemmed O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
title_sort O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
author Esteves, Ana Sofia Alves Gomes
author_facet Esteves, Ana Sofia Alves Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Morgado, Celda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Ana Sofia Alves Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Compreensão da leitura
Fluência da leitura
Memória de trabalho
Problemas de matemática
Raciocínio
Arithmetic
Reading comprehension
Reading fluency
Working memory
Mathematics problems
Reasoning
Ciências Sociais::Psicologia
topic Aritmética
Compreensão da leitura
Fluência da leitura
Memória de trabalho
Problemas de matemática
Raciocínio
Arithmetic
Reading comprehension
Reading fluency
Working memory
Mathematics problems
Reasoning
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81126
url https://hdl.handle.net/1822/81126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203049896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132757891219456