A importância da resiliência na (re)construção das famílias com filhos portadores de deficiência: o papel dos profissionais da educação/reabilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/699
Resumo: Neste artigo pretendemos ressaltar a importância da resiliência na (re)construção das famílias que enfrentam a adversidade do filho “chegado” não ter sido o “sonhado”. Acreditamos que os profissionais da Educação e de reabilitação têm um papel fundamental a desempenhar na promoção da resiliência. Esta nova postura passa pela consciencialização do luto vivido nestas famílias, por ajudá-las a descobrir e a potenciar as suas capacidades, promovendo a aceitação da deficiência numa confirmação positiva e incondicional. Desta forma, conhecendo bem os mecanismos que conduzem aos processos adaptativos e fazendo uso da pedagogia diferenciada e construtivista, estes profissionais podem ser promotores de famílias mais confiantes e resilientes.
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