A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albert, Évelin
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23147
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_f3d6f7df8d353e58d088659c90f36b44
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955Cadernos escolaresDesenhoCultura escolarEscola primáriaTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015Esta pesquisa analisa os cadernos da disciplina de Desenho, atualmente chamada de Artes Visuais, de 1948 a 1955, de dois alunos do Curso Primário do Colégio Farroupilha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados para a pesquisa foram coletados em catorze cadernos escolares da disciplina de Desenho pertencentes ao Memorial “De Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha”. Nesta análise, o olhar esteve voltado para as ilustrações que apareciam nos cadernos, o que elas queriam expressar e o que elas demonstravam sobre a disciplina de Desenho existente na época analisada. Além disso, este estudo investigou o que era ensinado nessas aulas, se elas estavam de acordo com o que a lei vigorada na época pesquisada e como era dada a avaliação. As considerações finais se centram no sentido que foi possível, através dos cadernos analisados, identificar alguns apreços comuns entre eles, tais como: a disciplina, o controle, o capricho ao desenhar e escrever, os desenhos estereotipados e copiados, a presença da demonstração de amor à pátria querida, a perfeição dos desenhos, a hierarquia e as marcas de correções feitas pelo professor, e a sua potencialidade para a pesquisa. Assim, nestes documentos, os quais são arquivados fatos de caráteres desiguais que concretizam múltiplas falas que são envolvidas na organização de nossas vidas, pode-se averiguar o que antigamente foi vivo e atual, e hoje integra a memória do Colégio Farroupilha e expressa as relações de ensino e de aprendizagem desta instituição.This research analyzes the notebooks of the drawing discipline, now called Visual Arts, since 1948-1955, two students from Farroupilha College Primary Course in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Data of the investigation were collected in fourteen school drawing discipline notebooks that belonged to the Memorial "In Deutscher Hilfsverein to Farroupilha College." In this analysis, I looked over the illustrations that appeared in books, what they wanted to express and what they showed on the existing drawing discipline in the analyzed period. In addition, this study explored what was taught in those classes, if they were in accordance with what the law at that time was operating and researched how was the method of evaluation. The final considerations are centered as much as possible, through the analyzed books, identifying some common aspects between them, such as: discipline, control, whim to draw and write, stereotyped and copied drawings, the presence of love demonstration for the beloved country, the perfection of the drawings, the hierarchy and marks corrections made by the teacher, and its potential for research. Thus, in these documents, which showed facts of unequal characters that embody multiple lines that are involved in the organization of our lives, we can find out what was once alive and present, and today makes part of the school's memory and express the relations of teaching and learning in the institution.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaAlbert, Évelin2016-03-28T17:28:02Z20152015-07-212015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23147TID:201912643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:36.770732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955
title A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955
spellingShingle A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955
Albert, Évelin
Cadernos escolares
Desenho
Cultura escolar
Escola primária
Teses de mestrado - 2015
title_short A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955
title_full A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955
title_fullStr A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955
title_full_unstemmed A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955
title_sort A história da disciplina de artes visuais no curso primário do Colégio Farroupilha - RS : uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955
author Albert, Évelin
author_facet Albert, Évelin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pintassilgo, Joaquim, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Albert, Évelin
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos escolares
Desenho
Cultura escolar
Escola primária
Teses de mestrado - 2015
topic Cadernos escolares
Desenho
Cultura escolar
Escola primária
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-07-21
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-28T17:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23147
TID:201912643
url http://hdl.handle.net/10451/23147
identifier_str_mv TID:201912643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134315954569216