Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Laurinda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dourado, Luís, Morgado, Sofia, Meireles, Ana, Azevedo, Carla, Alves, Carlos, Fernandes, Célia, Silva, Eleutério, Cabral, Emília, Pinto, Esmeralda, Osório, Judite, Vale, Manuela, Silva, Margarida, Ribeiro, Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/24390
Resumo: O ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas.
id RCAP_f46fa6b14cc7e7862dd715f87b0c737b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografiaEducação em ciênciasAprendizagem baseada na resolução de problemasProfessores de ciências naturaisGeografiaScience educationProblem-based learningPhysics & chemistry teachersBiology & geologyGeographyBiology & geologyPhysics & chemistry teachersBiology & geologyPhysics & chemistry teachersO ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas.Teaching for problem-based learning (PBL) requires a big change in teachers' as well as in students' usual roles. Few Portuguese in-service science and geography teachers learned about teaching for PBL in their undergraduate teacher education programmes. Hence, in order to put PBL into practice, teachers need education and training. This paper reports on the evaluation that 11 science and geography teachers that previously attended an in-service course on PBL make of their own experience of teaching science and geography school themes trough a PBL approach. Results indicate that teachers felt that his teaching approach was very demanding to them. They also suggest that, according to the teachers, low profile students were the ones that seem to have benefited most from the PBL oriented classes. Due to the requirements and the novelty of the approach undertaken, the participants in the study believe that teachers need not only education and training but also support from experts on this teaching approach when they first try to put it into practice.(undefined)Fundación Revista de Educación de las CienciasUniversidade do MinhoLeite, LaurindaDourado, LuísMorgado, SofiaMeireles, AnaAzevedo, CarlaAlves, CarlosFernandes, CéliaSilva, EleutérioCabral, EmíliaPinto, EsmeraldaOsório, JuditeVale, ManuelaSilva, MargaridaRibeiro, Maria Teresa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/24390por0124-5481www.accefyn.org.co/recinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:35:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:19.958685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
title Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
spellingShingle Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
Leite, Laurinda
Educação em ciências
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Professores de ciências naturais
Geografia
Science education
Problem-based learning
Physics & chemistry teachers
Biology & geology
Geography
Biology & geology
Physics & chemistry teachers
Biology & geology
Physics & chemistry teachers
title_short Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
title_full Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
title_fullStr Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
title_full_unstemmed Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
title_sort Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
author Leite, Laurinda
author_facet Leite, Laurinda
Dourado, Luís
Morgado, Sofia
Meireles, Ana
Azevedo, Carla
Alves, Carlos
Fernandes, Célia
Silva, Eleutério
Cabral, Emília
Pinto, Esmeralda
Osório, Judite
Vale, Manuela
Silva, Margarida
Ribeiro, Maria Teresa
author_role author
author2 Dourado, Luís
Morgado, Sofia
Meireles, Ana
Azevedo, Carla
Alves, Carlos
Fernandes, Célia
Silva, Eleutério
Cabral, Emília
Pinto, Esmeralda
Osório, Judite
Vale, Manuela
Silva, Margarida
Ribeiro, Maria Teresa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Laurinda
Dourado, Luís
Morgado, Sofia
Meireles, Ana
Azevedo, Carla
Alves, Carlos
Fernandes, Célia
Silva, Eleutério
Cabral, Emília
Pinto, Esmeralda
Osório, Judite
Vale, Manuela
Silva, Margarida
Ribeiro, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Professores de ciências naturais
Geografia
Science education
Problem-based learning
Physics & chemistry teachers
Biology & geology
Geography
Biology & geology
Physics & chemistry teachers
Biology & geology
Physics & chemistry teachers
topic Educação em ciências
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Professores de ciências naturais
Geografia
Science education
Problem-based learning
Physics & chemistry teachers
Biology & geology
Geography
Biology & geology
Physics & chemistry teachers
Biology & geology
Physics & chemistry teachers
description O ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/24390
url https://hdl.handle.net/1822/24390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0124-5481
www.accefyn.org.co/rec
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundación Revista de Educación de las Ciencias
publisher.none.fl_str_mv Fundación Revista de Educación de las Ciencias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133003753979904