Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/24390 |
Resumo: | O ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas. |
id |
RCAP_f46fa6b14cc7e7862dd715f87b0c737b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24390 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografiaEducação em ciênciasAprendizagem baseada na resolução de problemasProfessores de ciências naturaisGeografiaScience educationProblem-based learningPhysics & chemistry teachersBiology & geologyGeographyBiology & geologyPhysics & chemistry teachersBiology & geologyPhysics & chemistry teachersO ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas.Teaching for problem-based learning (PBL) requires a big change in teachers' as well as in students' usual roles. Few Portuguese in-service science and geography teachers learned about teaching for PBL in their undergraduate teacher education programmes. Hence, in order to put PBL into practice, teachers need education and training. This paper reports on the evaluation that 11 science and geography teachers that previously attended an in-service course on PBL make of their own experience of teaching science and geography school themes trough a PBL approach. Results indicate that teachers felt that his teaching approach was very demanding to them. They also suggest that, according to the teachers, low profile students were the ones that seem to have benefited most from the PBL oriented classes. Due to the requirements and the novelty of the approach undertaken, the participants in the study believe that teachers need not only education and training but also support from experts on this teaching approach when they first try to put it into practice.(undefined)Fundación Revista de Educación de las CienciasUniversidade do MinhoLeite, LaurindaDourado, LuísMorgado, SofiaMeireles, AnaAzevedo, CarlaAlves, CarlosFernandes, CéliaSilva, EleutérioCabral, EmíliaPinto, EsmeraldaOsório, JuditeVale, ManuelaSilva, MargaridaRibeiro, Maria Teresa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/24390por0124-5481www.accefyn.org.co/recinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:35:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:19.958685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia |
title |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia |
spellingShingle |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia Leite, Laurinda Educação em ciências Aprendizagem baseada na resolução de problemas Professores de ciências naturais Geografia Science education Problem-based learning Physics & chemistry teachers Biology & geology Geography Biology & geology Physics & chemistry teachers Biology & geology Physics & chemistry teachers |
title_short |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia |
title_full |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia |
title_fullStr |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia |
title_full_unstemmed |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia |
title_sort |
Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia |
author |
Leite, Laurinda |
author_facet |
Leite, Laurinda Dourado, Luís Morgado, Sofia Meireles, Ana Azevedo, Carla Alves, Carlos Fernandes, Célia Silva, Eleutério Cabral, Emília Pinto, Esmeralda Osório, Judite Vale, Manuela Silva, Margarida Ribeiro, Maria Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Dourado, Luís Morgado, Sofia Meireles, Ana Azevedo, Carla Alves, Carlos Fernandes, Célia Silva, Eleutério Cabral, Emília Pinto, Esmeralda Osório, Judite Vale, Manuela Silva, Margarida Ribeiro, Maria Teresa |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Laurinda Dourado, Luís Morgado, Sofia Meireles, Ana Azevedo, Carla Alves, Carlos Fernandes, Célia Silva, Eleutério Cabral, Emília Pinto, Esmeralda Osório, Judite Vale, Manuela Silva, Margarida Ribeiro, Maria Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em ciências Aprendizagem baseada na resolução de problemas Professores de ciências naturais Geografia Science education Problem-based learning Physics & chemistry teachers Biology & geology Geography Biology & geology Physics & chemistry teachers Biology & geology Physics & chemistry teachers |
topic |
Educação em ciências Aprendizagem baseada na resolução de problemas Professores de ciências naturais Geografia Science education Problem-based learning Physics & chemistry teachers Biology & geology Geography Biology & geology Physics & chemistry teachers Biology & geology Physics & chemistry teachers |
description |
O ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/24390 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/24390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0124-5481 www.accefyn.org.co/rec |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundación Revista de Educación de las Ciencias |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundación Revista de Educación de las Ciencias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133003753979904 |