Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12971 |
Resumo: | A autora apresenta uma reflexão sobre a sua experiência de trabalho realizada com Paulo Freire e a sua equipa vivida em Cabo Verde e na Guiné Bissau. Ainda como estudante de Economia em Lisboa, lembra o seu trabalho de alfabetização junto da diáspora cabo-verdiana. Como membro do PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e de Cabo Verde, ela viria a participar nas equipas coordenadas por Paulo Freire tendo sempre presente a complexidade da alfabetização nestes dois novos países, que herdaram do período colonial um elevado nível de analfabetismos e como isso viria a afetar as futuras políticas públicas para a Educação. |
id |
RCAP_f4fdcc8c4aef2a1a278d79ba009cedba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo FreireFREIRE, PAULOEDUCAÇÃOALFABETIZAÇÃOGUINÉ BISSAUCABO VERDEEDUCATIONLITERACYGUINEA BISSAUCAPE VERDEA autora apresenta uma reflexão sobre a sua experiência de trabalho realizada com Paulo Freire e a sua equipa vivida em Cabo Verde e na Guiné Bissau. Ainda como estudante de Economia em Lisboa, lembra o seu trabalho de alfabetização junto da diáspora cabo-verdiana. Como membro do PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e de Cabo Verde, ela viria a participar nas equipas coordenadas por Paulo Freire tendo sempre presente a complexidade da alfabetização nestes dois novos países, que herdaram do período colonial um elevado nível de analfabetismos e como isso viria a afetar as futuras políticas públicas para a Educação.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-11T14:19:27Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12971por1646-3714Melo, Georginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:26.727270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire |
title |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire |
spellingShingle |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire Melo, Georgina FREIRE, PAULO EDUCAÇÃO ALFABETIZAÇÃO GUINÉ BISSAU CABO VERDE EDUCATION LITERACY GUINEA BISSAU CAPE VERDE |
title_short |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire |
title_full |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire |
title_fullStr |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire |
title_sort |
Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire |
author |
Melo, Georgina |
author_facet |
Melo, Georgina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Georgina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FREIRE, PAULO EDUCAÇÃO ALFABETIZAÇÃO GUINÉ BISSAU CABO VERDE EDUCATION LITERACY GUINEA BISSAU CAPE VERDE |
topic |
FREIRE, PAULO EDUCAÇÃO ALFABETIZAÇÃO GUINÉ BISSAU CABO VERDE EDUCATION LITERACY GUINEA BISSAU CAPE VERDE |
description |
A autora apresenta uma reflexão sobre a sua experiência de trabalho realizada com Paulo Freire e a sua equipa vivida em Cabo Verde e na Guiné Bissau. Ainda como estudante de Economia em Lisboa, lembra o seu trabalho de alfabetização junto da diáspora cabo-verdiana. Como membro do PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e de Cabo Verde, ela viria a participar nas equipas coordenadas por Paulo Freire tendo sempre presente a complexidade da alfabetização nestes dois novos países, que herdaram do período colonial um elevado nível de analfabetismos e como isso viria a afetar as futuras políticas públicas para a Educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-11T14:19:27Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12971 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-3714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131221829091328 |