Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Georgina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12971
Resumo: A autora apresenta uma reflexão sobre a sua experiência de trabalho realizada com Paulo Freire e a sua equipa vivida em Cabo Verde e na Guiné Bissau. Ainda como estudante de Economia em Lisboa, lembra o seu trabalho de alfabetização junto da diáspora cabo-verdiana. Como membro do PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e de Cabo Verde, ela viria a participar nas equipas coordenadas por Paulo Freire tendo sempre presente a complexidade da alfabetização nestes dois novos países, que herdaram do período colonial um elevado nível de analfabetismos e como isso viria a afetar as futuras políticas públicas para a Educação.
id RCAP_f4fdcc8c4aef2a1a278d79ba009cedba
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo FreireFREIRE, PAULOEDUCAÇÃOALFABETIZAÇÃOGUINÉ BISSAUCABO VERDEEDUCATIONLITERACYGUINEA BISSAUCAPE VERDEA autora apresenta uma reflexão sobre a sua experiência de trabalho realizada com Paulo Freire e a sua equipa vivida em Cabo Verde e na Guiné Bissau. Ainda como estudante de Economia em Lisboa, lembra o seu trabalho de alfabetização junto da diáspora cabo-verdiana. Como membro do PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e de Cabo Verde, ela viria a participar nas equipas coordenadas por Paulo Freire tendo sempre presente a complexidade da alfabetização nestes dois novos países, que herdaram do período colonial um elevado nível de analfabetismos e como isso viria a afetar as futuras políticas públicas para a Educação.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-11T14:19:27Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12971por1646-3714Melo, Georginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:26.727270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
title Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
spellingShingle Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
Melo, Georgina
FREIRE, PAULO
EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
GUINÉ BISSAU
CABO VERDE
EDUCATION
LITERACY
GUINEA BISSAU
CAPE VERDE
title_short Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
title_full Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
title_fullStr Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
title_full_unstemmed Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
title_sort Minha experiência com o método de alfabetização de Paulo Freire
author Melo, Georgina
author_facet Melo, Georgina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Georgina
dc.subject.por.fl_str_mv FREIRE, PAULO
EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
GUINÉ BISSAU
CABO VERDE
EDUCATION
LITERACY
GUINEA BISSAU
CAPE VERDE
topic FREIRE, PAULO
EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
GUINÉ BISSAU
CABO VERDE
EDUCATION
LITERACY
GUINEA BISSAU
CAPE VERDE
description A autora apresenta uma reflexão sobre a sua experiência de trabalho realizada com Paulo Freire e a sua equipa vivida em Cabo Verde e na Guiné Bissau. Ainda como estudante de Economia em Lisboa, lembra o seu trabalho de alfabetização junto da diáspora cabo-verdiana. Como membro do PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e de Cabo Verde, ela viria a participar nas equipas coordenadas por Paulo Freire tendo sempre presente a complexidade da alfabetização nestes dois novos países, que herdaram do período colonial um elevado nível de analfabetismos e como isso viria a afetar as futuras políticas públicas para a Educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11T14:19:27Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12971
url http://hdl.handle.net/10437/12971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-3714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131221829091328