Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2265 |
Resumo: | Objetivos: O presente estudo (de natureza exploratória) tem como propósito compreender algumas das implicações da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 no setor do turismo e de que modo a utilização do marketing digital pode contribuir para ultrapassar as dificuldades impostas pela pandemia. Metodologia: Numa primeira fase é apresentada uma análise documental com o objetivo de delimitar o objeto de estudo. Em seguida, são apresentadas as entrevistas realizadas a profissionais e especialistas do setor do turismo e do domínio digital, estando presente uma metodologia de natureza qualitativa. Resultados: Com base na revisão de literatura e nas entrevistas realizadas, pode-se concluir que as dificuldades causadas pela pandemia de Sars-CoV-2 são de distinta índole e o marketing digital é tido como uma ferramenta que permite o contacto com turistas distanciados geograficamente e manter/despertar interesse enquanto potencial destino turístico. Nesse sentido, as soluções digitais permitirão promover destinos, comunicar valências e divulgar a oferta junto de potenciais visitantes (gerando a vontade de experimentação). Implicações teóricas: Numa perspetiva teórica, o estudo contribui para o desenvolvimento de conhecimento em matérias de turismo de nichos e tendências do digital no setor do turismo. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, o estudo contribui para o desenvolvimento conjunto das áreas do marketing digital (e.g. compreensão do comportamento e necessidades do consumidor) e do turismo (e.g. oferta turística mais orientada para as necessidades). Permite também, estabelecer orientações futuras para estas áreas de atuação. Originalidade: O presente estudo relaciona variáveis do marketing digital e do turismo no contexto da pandemia de Sars-CoV-2. Além da sua atualidade, este estudo apresenta um caminho que pode contribuir para a recuperação deste setor no período pós-pandemia |
id |
RCAP_f5678640ee8bb436ae0efaf80e4eb56f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2265 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digitalDigital MarketingCovid-19trendsObjetivos: O presente estudo (de natureza exploratória) tem como propósito compreender algumas das implicações da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 no setor do turismo e de que modo a utilização do marketing digital pode contribuir para ultrapassar as dificuldades impostas pela pandemia. Metodologia: Numa primeira fase é apresentada uma análise documental com o objetivo de delimitar o objeto de estudo. Em seguida, são apresentadas as entrevistas realizadas a profissionais e especialistas do setor do turismo e do domínio digital, estando presente uma metodologia de natureza qualitativa. Resultados: Com base na revisão de literatura e nas entrevistas realizadas, pode-se concluir que as dificuldades causadas pela pandemia de Sars-CoV-2 são de distinta índole e o marketing digital é tido como uma ferramenta que permite o contacto com turistas distanciados geograficamente e manter/despertar interesse enquanto potencial destino turístico. Nesse sentido, as soluções digitais permitirão promover destinos, comunicar valências e divulgar a oferta junto de potenciais visitantes (gerando a vontade de experimentação). Implicações teóricas: Numa perspetiva teórica, o estudo contribui para o desenvolvimento de conhecimento em matérias de turismo de nichos e tendências do digital no setor do turismo. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, o estudo contribui para o desenvolvimento conjunto das áreas do marketing digital (e.g. compreensão do comportamento e necessidades do consumidor) e do turismo (e.g. oferta turística mais orientada para as necessidades). Permite também, estabelecer orientações futuras para estas áreas de atuação. Originalidade: O presente estudo relaciona variáveis do marketing digital e do turismo no contexto da pandemia de Sars-CoV-2. Além da sua atualidade, este estudo apresenta um caminho que pode contribuir para a recuperação deste setor no período pós-pandemiaEuropean Journal of Applied Business Management2022-02-01T12:23:05Z2022-02-01T12:23:05Z2022-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/2265oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2265porAmorim, L.; Sousa, B. & Remondes, J. (2022). Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital, European Journal of Applied Business Management, Special Issue of ICABM2020, 2021, pp. 1-13http://hdl.handle.net/11110/2265Amorim, LuziaSousa, BrunoRemondes, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:33Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:32.417111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital |
title |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital |
spellingShingle |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital Amorim, Luzia Digital Marketing Covid-19 trends |
title_short |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital |
title_full |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital |
title_fullStr |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital |
title_full_unstemmed |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital |
title_sort |
Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital |
author |
Amorim, Luzia |
author_facet |
Amorim, Luzia Sousa, Bruno Remondes, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Bruno Remondes, Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Luzia Sousa, Bruno Remondes, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Marketing Covid-19 trends |
topic |
Digital Marketing Covid-19 trends |
description |
Objetivos: O presente estudo (de natureza exploratória) tem como propósito compreender algumas das implicações da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 no setor do turismo e de que modo a utilização do marketing digital pode contribuir para ultrapassar as dificuldades impostas pela pandemia. Metodologia: Numa primeira fase é apresentada uma análise documental com o objetivo de delimitar o objeto de estudo. Em seguida, são apresentadas as entrevistas realizadas a profissionais e especialistas do setor do turismo e do domínio digital, estando presente uma metodologia de natureza qualitativa. Resultados: Com base na revisão de literatura e nas entrevistas realizadas, pode-se concluir que as dificuldades causadas pela pandemia de Sars-CoV-2 são de distinta índole e o marketing digital é tido como uma ferramenta que permite o contacto com turistas distanciados geograficamente e manter/despertar interesse enquanto potencial destino turístico. Nesse sentido, as soluções digitais permitirão promover destinos, comunicar valências e divulgar a oferta junto de potenciais visitantes (gerando a vontade de experimentação). Implicações teóricas: Numa perspetiva teórica, o estudo contribui para o desenvolvimento de conhecimento em matérias de turismo de nichos e tendências do digital no setor do turismo. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, o estudo contribui para o desenvolvimento conjunto das áreas do marketing digital (e.g. compreensão do comportamento e necessidades do consumidor) e do turismo (e.g. oferta turística mais orientada para as necessidades). Permite também, estabelecer orientações futuras para estas áreas de atuação. Originalidade: O presente estudo relaciona variáveis do marketing digital e do turismo no contexto da pandemia de Sars-CoV-2. Além da sua atualidade, este estudo apresenta um caminho que pode contribuir para a recuperação deste setor no período pós-pandemia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-01T12:23:05Z 2022-02-01T12:23:05Z 2022-01-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2265 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2265 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2265 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amorim, L.; Sousa, B. & Remondes, J. (2022). Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital, European Journal of Applied Business Management, Special Issue of ICABM2020, 2021, pp. 1-13 http://hdl.handle.net/11110/2265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business Management |
publisher.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business Management |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129895044907008 |