Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Luzia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Bruno, Remondes, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2265
Resumo: Objetivos: O presente estudo (de natureza exploratória) tem como propósito compreender algumas das implicações da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 no setor do turismo e de que modo a utilização do marketing digital pode contribuir para ultrapassar as dificuldades impostas pela pandemia. Metodologia: Numa primeira fase é apresentada uma análise documental com o objetivo de delimitar o objeto de estudo. Em seguida, são apresentadas as entrevistas realizadas a profissionais e especialistas do setor do turismo e do domínio digital, estando presente uma metodologia de natureza qualitativa. Resultados: Com base na revisão de literatura e nas entrevistas realizadas, pode-se concluir que as dificuldades causadas pela pandemia de Sars-CoV-2 são de distinta índole e o marketing digital é tido como uma ferramenta que permite o contacto com turistas distanciados geograficamente e manter/despertar interesse enquanto potencial destino turístico. Nesse sentido, as soluções digitais permitirão promover destinos, comunicar valências e divulgar a oferta junto de potenciais visitantes (gerando a vontade de experimentação). Implicações teóricas: Numa perspetiva teórica, o estudo contribui para o desenvolvimento de conhecimento em matérias de turismo de nichos e tendências do digital no setor do turismo. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, o estudo contribui para o desenvolvimento conjunto das áreas do marketing digital (e.g. compreensão do comportamento e necessidades do consumidor) e do turismo (e.g. oferta turística mais orientada para as necessidades). Permite também, estabelecer orientações futuras para estas áreas de atuação. Originalidade: O presente estudo relaciona variáveis do marketing digital e do turismo no contexto da pandemia de Sars-CoV-2. Além da sua atualidade, este estudo apresenta um caminho que pode contribuir para a recuperação deste setor no período pós-pandemia
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