Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pedro, Nuno, Urbano, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/107522
Resumo: RESUMO - A paragem cardíaca súbita é a principal causa de morte. O início imediato do protocolo de suporte básico de vida (SBV) aumenta a probabilidade de sobrevivência. A formação em SBV, em Portugal, embora seja recomendada a todos os cidadãos, encontra-se numa fase muito embrionária. O início precoce da mesma nas escolas traduz-se em adultos com conhecimentos em situações de reanimação. Coloca-se a questão: a partir de que idade se deve iniciar a formação? Quando iniciada no final do primeiro ciclo, apresenta-se como uma opção bastante atrativa e viável, embora não seja consensual entre a comunidade científica que as manobras de SBV preconizadas pelo Conselho Europeu de Ressuscitação sejam corretamente realizadas.
id RCAP_f60e7cbdc55258afb4cb87a417f12ee8
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/107522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?Lack of training in basic life support by the citizen: a public health problem?: what is the right age to start?Suporte básico de vidaParagem cardiorrespiratóriaFormaçãoIdadeBasic Life SupportCardiopulmonary ArrestTrainingAgeRESUMO - A paragem cardíaca súbita é a principal causa de morte. O início imediato do protocolo de suporte básico de vida (SBV) aumenta a probabilidade de sobrevivência. A formação em SBV, em Portugal, embora seja recomendada a todos os cidadãos, encontra-se numa fase muito embrionária. O início precoce da mesma nas escolas traduz-se em adultos com conhecimentos em situações de reanimação. Coloca-se a questão: a partir de que idade se deve iniciar a formação? Quando iniciada no final do primeiro ciclo, apresenta-se como uma opção bastante atrativa e viável, embora não seja consensual entre a comunidade científica que as manobras de SBV preconizadas pelo Conselho Europeu de Ressuscitação sejam corretamente realizadas.ABSTRACT - Cardiopulmonary arrest is the main cause of death. The immediate initiation of Basic Life Support (BLS) protocol increases the likelihood of survival. The BLS training in Portugal, although recommended for all citizens, is in a very early stage. The early start of the BLS training in schools translates into adults with skills in resuscitation situations. This raises the question: to what age should the BLS training start? When started at the end of the first cycle, it presents itself as a very attractive and viable option, although it is not consensual among the scientific community that the BLS maneuvers recommended by the European Resuscitation Council are properly carried out.Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde PúblicaRUNTavares, AnaPedro, NunoUrbano, Joaquim2020-11-20T17:29:54Z2016-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/107522porTavares, Ana; Pedro, Nuno; Urbano, Joaquim - Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar? = Lack of training in basic life support by the citizen: a public health problem?: what is the right age to start? Revista Portuguesa de Saúde Pública. ISSN 0870-9025. Vol. 34, Nº 1 (Janeiro/Abril 2016), p. 101-1040870-9025info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:57:06ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?
Lack of training in basic life support by the citizen: a public health problem?: what is the right age to start?
title Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?
spellingShingle Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?
Tavares, Ana
Suporte básico de vida
Paragem cardiorrespiratória
Formação
Idade
Basic Life Support
Cardiopulmonary Arrest
Training
Age
title_short Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?
title_full Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?
title_fullStr Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?
title_full_unstemmed Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?
title_sort Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar?
author Tavares, Ana
author_facet Tavares, Ana
Pedro, Nuno
Urbano, Joaquim
author_role author
author2 Pedro, Nuno
Urbano, Joaquim
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ana
Pedro, Nuno
Urbano, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte básico de vida
Paragem cardiorrespiratória
Formação
Idade
Basic Life Support
Cardiopulmonary Arrest
Training
Age
topic Suporte básico de vida
Paragem cardiorrespiratória
Formação
Idade
Basic Life Support
Cardiopulmonary Arrest
Training
Age
description RESUMO - A paragem cardíaca súbita é a principal causa de morte. O início imediato do protocolo de suporte básico de vida (SBV) aumenta a probabilidade de sobrevivência. A formação em SBV, em Portugal, embora seja recomendada a todos os cidadãos, encontra-se numa fase muito embrionária. O início precoce da mesma nas escolas traduz-se em adultos com conhecimentos em situações de reanimação. Coloca-se a questão: a partir de que idade se deve iniciar a formação? Quando iniciada no final do primeiro ciclo, apresenta-se como uma opção bastante atrativa e viável, embora não seja consensual entre a comunidade científica que as manobras de SBV preconizadas pelo Conselho Europeu de Ressuscitação sejam corretamente realizadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01
2016-01-01T00:00:00Z
2020-11-20T17:29:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/107522
url http://hdl.handle.net/10362/107522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tavares, Ana; Pedro, Nuno; Urbano, Joaquim - Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública?: qual a idade certa para iniciar? = Lack of training in basic life support by the citizen: a public health problem?: what is the right age to start? Revista Portuguesa de Saúde Pública. ISSN 0870-9025. Vol. 34, Nº 1 (Janeiro/Abril 2016), p. 101-104
0870-9025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303021123796992