A construção social do eu através da experiência nas redes sociais: hipermodernidade, leveza e adolescência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59634 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo explorar o fenómeno da construção social e da identidade, num cruzamento com a hipermodernidade e a leveza, teorizadas por Lipovetsky. Partindo de uma atividade empírica desenvolvida com um grupo de 24 jovens a frequentar o ensino secundário, esta reflexão procurou investigar os conceitos e testar abordagens, no sentido de promover a compreensão das formas como os jovens percebem a(s) sua(s) identidade(s) e como experienciam a vida através dos ecrãs. Teve como ponto de partida três ideias: em primeiro lugar, a noção de imersão (quase) total dos adolescentes nas tecnologias digitais (Lemos, 2009), aspeto que transparece uma necessidade das suas formas de ser e estar serem refletidas a partir da observação dos comportamentos no digital; em segundo, a ideia de construção de uma identidade digital que subsiste nas novas redes sociais e que se distingue das identidades reais (Stone, 1996; Turkle, 1995); por último, a assunção de que a leitura efetuada pelos jovens das informações e acontecimentos apresentados pelo mundo digital impacta a sua postura nas redes digitais. Como resultados destacamos, no seio do grupo, em observação, a) a tendência para a construção da identidade no digital, com o objetivo de promover a sua inclusão em meios sociais e de transparecer uma autoimagem trabalhada; b) uma aproximação ao novo paradigma da estrutura social hipermoderna, compreendendo-se que os comportamentos dependem essencialmente da estrutura social onde se encontram inseridos e das relações que estabelecem entre si. |
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Este trabalho teve como objetivo explorar o fenómeno da construção social e da identidade, num cruzamento com a hipermodernidade e a leveza, teorizadas por Lipovetsky. Partindo de uma atividade empírica desenvolvida com um grupo de 24 jovens a frequentar o ensino secundário, esta reflexão procurou investigar os conceitos e testar abordagens, no sentido de promover a compreensão das formas como os jovens percebem a(s) sua(s) identidade(s) e como experienciam a vida através dos ecrãs. Teve como ponto de partida três ideias: em primeiro lugar, a noção de imersão (quase) total dos adolescentes nas tecnologias digitais (Lemos, 2009), aspeto que transparece uma necessidade das suas formas de ser e estar serem refletidas a partir da observação dos comportamentos no digital; em segundo, a ideia de construção de uma identidade digital que subsiste nas novas redes sociais e que se distingue das identidades reais (Stone, 1996; Turkle, 1995); por último, a assunção de que a leitura efetuada pelos jovens das informações e acontecimentos apresentados pelo mundo digital impacta a sua postura nas redes digitais. Como resultados destacamos, no seio do grupo, em observação, a) a tendência para a construção da identidade no digital, com o objetivo de promover a sua inclusão em meios sociais e de transparecer uma autoimagem trabalhada; b) uma aproximação ao novo paradigma da estrutura social hipermoderna, compreendendo-se que os comportamentos dependem essencialmente da estrutura social onde se encontram inseridos e das relações que estabelecem entre si. |
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