Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Elsa Maria Ferreira, 1976-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/630
Resumo: Tese de mestrado, Educação artística, 2010, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
id RCAP_f69a074d29a3b9a9ca941b01192847ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuaisCriatividade artísticaEducação artísticaEnsino artísticoTeses de mestradoTese de mestrado, Educação artística, 2010, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas ArtesNos dias de hoje, a Criatividade ocupa um lugar de evidência, sendo sobejamente abordado nas empresas, na Educação e na sociedade. A sua aprendizagem adquire soberba importância na Escola, enquanto processo para o desenvolvimento de competências essenciais, em especial na Educação Artística e, em particular, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Por esta razão, e com o intuito de fazermos uma transposição para a realidade concreta do contexto em que leccionamos, decidimos efectuar um estudo empírico para avaliar o conhecimento que os pré-adolescentes têm do conceito de Criatividade e como a avaliam em presença da obra de arte, bem como a percepção e a justificação relativamente à mesma.Este estudo foi realizado com recurso à aplicação de um questionário digital (Access) tendo como população os alunos da Escola Básica 2,3 Mestre Domingos Saraiva. Assim, através deste processo, recolhemos dados relativos às suas preferências, face a um conjunto de obras (fotografia, desenho, pintura e escultura), com recurso às novas tecnologias. Procurámos ainda compreender de que modo os alunos deste grau de ensino relacionam a sua apreciação estética, de carácter cognitivo, em criativo ou original, com as suas preferências de nível afectivo na adesão à obra de arte.Concluímos então, ser necessário desenvolver um trabalho sistemático e mais consistente, de forma a obter uma melhor interiorização, do conceito de criatividade por parte dos alunosIn current times, creativity occupies a central position in companies, education and society, where it is the object of frequent discussion. The learning of creativity attains crucial importance in schools as a process for developing critical skills, specifically in artistic education, and especially so with regard to Visual and Technological Education. Hence, and aimed at achieving a transposition to the concrete reality of the context in which we lecture, we decided to carry out an empirical study to assess preadolescents' knowledge of the concept of creativity, and the way they evaluate it when confronted with a piece of art, as well as their perception and justification of it.This study was accomplished with the use of a digital questionnaire (in Access), and was carried out in a population of students from the Escola Básica 2, 3 Mestre Domingos Saraiva. We thus gathered, through this process, information regarding their preferences towards a series of works (photography, drawing, painting and sculpture), with the use of new technologies. Furthermore, we tried to understand how students at this level of education relate their aesthetic appreciation, which is of cognitive, creative or original nature, with their preferences on an affective level in adhering to a work of art. We eventually concluded that, in order to achieve a better interiorization of the creativity concept among students, a systematic and more consistent approach needed to be developedMendes, Ana Bela, 1953-Repositório da Universidade de LisboaRosa, Elsa Maria Ferreira, 1976-2010-07-21T10:48:24Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegtext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/630porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000583295info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:24.790616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
title Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
spellingShingle Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
Rosa, Elsa Maria Ferreira, 1976-
Criatividade artística
Educação artística
Ensino artístico
Teses de mestrado
title_short Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
title_full Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
title_fullStr Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
title_full_unstemmed Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
title_sort Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
author Rosa, Elsa Maria Ferreira, 1976-
author_facet Rosa, Elsa Maria Ferreira, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Ana Bela, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Elsa Maria Ferreira, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade artística
Educação artística
Ensino artístico
Teses de mestrado
topic Criatividade artística
Educação artística
Ensino artístico
Teses de mestrado
description Tese de mestrado, Educação artística, 2010, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/630
url http://hdl.handle.net/10451/630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000583295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
image/jpeg
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134155794022400