Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fialho, Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9000
Resumo: Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas
id RCAP_f6d3496e3e8b8c79eb7d7b4584578603
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)Avaliação das aprendizagensPráticas de avaliaçãoAvaliação formativaAvaliação sumativaPedagogia no ensino superiorFeedbackAvaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e PerspetivasO problema desta pesquisa consistiu em sintetizar literatura publicada num período de 10 anos (2000- 2009), no domínio da avaliação das aprendizagens dos alunos, para identificar práticas associadas à melhoria do que, e como, se aprende. As sínteses de literatura constituem investigações cuja relevância é amplamente reconhecida, porque promovem a integração de trabalhos de natureza teórica e/ou de natureza empírica realizados por outros, resultando num conjunto de asserções que, em princípio, vão mais além do que a mera soma das partes analisadas. Tal como é mencionado por vários autores (e.g. Cooper, 2003; Slavin, 2004; Suri, 1999, 2002), as sínteses de literatura constituem investigações relevantes para conhecer o estado da pesquisa num dado domínio e para o “fazer avançar”. No espaço Iberoamericano e muito particularmente em Portugal, a investigação neste domínio é escassa e, por isso mesmo, pensou-se que este ponto de situação pode contribuir para informar e ajudar a desenvolver pesquisas futuras. Assim, o principal propósito desta investigação consistiu em produzir uma síntese de literatura que integrasse o que de mais essencial se pudesse afirmar acerca das práticas de avaliação das aprendizagens que se desenvolvem em contextos do ensino superior. Numa primeira fase foram identificados 63 artigos mas apenas 30, de natureza exclusivamente empírica, foram selecionados para efeitos desta investigação. A análise e a síntese da literatura revista permitiu, entre outras, elaborar as seguintes conclusões: a) as práticas de avaliação formativa, utilizando tarefas tais como relatórios, apresentações, posters e outros trabalhos escritos, estão associadas à melhoria das aprendizagens dos alunos; b) as práticas de auto e heteroavaliação contribuem de forma importante para envolver os alunos no processo de avaliação e para melhorar as suas aprendizagens; c) a avaliação de natureza formativa e criterial ajuda os alunos a compreender melhor o que são supostos aprender, orientando e regulando os seus esforços nesse sentido; e d) as práticas de avaliação formativa contribuem para desenvolver as capacidades mais complexas de pensamento dos alunos.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projecto PTDC/CPE-CED/114318/2009.Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoRepositório da Universidade de LisboaFernandes, DomingosFialho, Nuno2013-08-26T13:15:09Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9000porFernandes, D. e Fialho, N. (2012). Dez anos de práticas de avaliação das aprendizagens no Ensino Superior: uma síntese da literatura (2000-2009). In C. Leite e M. Zabalza (cords.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência, pp. 3693 - 3707. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.978-989-8471-05-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:05:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)
title Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)
spellingShingle Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)
Fernandes, Domingos
Avaliação das aprendizagens
Práticas de avaliação
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Pedagogia no ensino superior
Feedback
title_short Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)
title_full Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)
title_fullStr Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)
title_full_unstemmed Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)
title_sort Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009)
author Fernandes, Domingos
author_facet Fernandes, Domingos
Fialho, Nuno
author_role author
author2 Fialho, Nuno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Domingos
Fialho, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens
Práticas de avaliação
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Pedagogia no ensino superior
Feedback
topic Avaliação das aprendizagens
Práticas de avaliação
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Pedagogia no ensino superior
Feedback
description Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-08-26T13:15:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9000
url http://hdl.handle.net/10451/9000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, D. e Fialho, N. (2012). Dez anos de práticas de avaliação das aprendizagens no Ensino Superior: uma síntese da literatura (2000-2009). In C. Leite e M. Zabalza (cords.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência, pp. 3693 - 3707. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
978-989-8471-05-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303273701638144