Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias-Santos, A
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bravo-Filho, V, Faingold, D, Odashiro, A, Odashiro, P, Jagan, L, Ballazsi, M, Burnier Jr, MN
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.17/3065
Resumo: Introdução: As cinases de adesão focal (CAF) são tirosina-cinases citoplasmáticas, não receto- ras, importantes e no processo oncogénico. O objetivo deste estudo é avaliar o nível de expressão das CAF no retinoblastoma e correlacioná-la com fatores prognósticos histopatológicos. Material e Métodos: a expressão de CAF e da sua forma ativa fosforilada - CAF [pY397] - foi avaliada em vinte espécimes de retinoblastomas por imuno-histoquímica. A imunorreatividade foi correlacionada com a idade, grau de diferenciação do tumor e com a presença ou ausência de invasão da câmara anterior, coroideia, vítreo e nervo ótico. Resultados: A avaliação histopatológica revelou 55% de tumores pouco diferenciados, 30% moderadamente diferenciados e 15% bem diferenciados. A invasão da câmara anterior foi obser- vada em 80% dos casos, da coróide em 35%, do vítreo em 25% e do nervo ótico em 70%. Vinte e cinco por cento dos tumores apresentaram uma forte expressão de CAF [pY397], 60% expressão moderada e 15% expressão fraca. Relativamente à imunorreatividade para CAF não fosforilada, 20% dos tumores revelaram-se fortemente positivos, 75% moderadamente positivos e 5% fraca- mente positivos. Não houve correlação significativa entre a expressão destas moléculas e a idade ou fatores de prognóstico histopatológicos. Conclusão: Este estudo foi o primeiro a avaliar a expressão desta molécula no retinoblastoma. Todos os espécimes apresentaram expressão de CAF ou CAF [pY397], tendo mais de 80% exi- bido expressão moderada ou forte de ambas. Os resultados sugerem uma potencial relação destas moléculas com o processo oncogénico, abrindo perspetivas relativamente a novas estratégias de intervenção terapêutica no retinoblastoma.
id RCAP_f71343c6b011675c45bd2c4ebe8d24c5
oai_identifier_str oai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/3065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Expression of Focal Adhesion Kinase in RetinoblastomaCHLC OFTFocal Adhesion KinaseRetinoblastomaIntrodução: As cinases de adesão focal (CAF) são tirosina-cinases citoplasmáticas, não receto- ras, importantes e no processo oncogénico. O objetivo deste estudo é avaliar o nível de expressão das CAF no retinoblastoma e correlacioná-la com fatores prognósticos histopatológicos. Material e Métodos: a expressão de CAF e da sua forma ativa fosforilada - CAF [pY397] - foi avaliada em vinte espécimes de retinoblastomas por imuno-histoquímica. A imunorreatividade foi correlacionada com a idade, grau de diferenciação do tumor e com a presença ou ausência de invasão da câmara anterior, coroideia, vítreo e nervo ótico. Resultados: A avaliação histopatológica revelou 55% de tumores pouco diferenciados, 30% moderadamente diferenciados e 15% bem diferenciados. A invasão da câmara anterior foi obser- vada em 80% dos casos, da coróide em 35%, do vítreo em 25% e do nervo ótico em 70%. Vinte e cinco por cento dos tumores apresentaram uma forte expressão de CAF [pY397], 60% expressão moderada e 15% expressão fraca. Relativamente à imunorreatividade para CAF não fosforilada, 20% dos tumores revelaram-se fortemente positivos, 75% moderadamente positivos e 5% fraca- mente positivos. Não houve correlação significativa entre a expressão destas moléculas e a idade ou fatores de prognóstico histopatológicos. Conclusão: Este estudo foi o primeiro a avaliar a expressão desta molécula no retinoblastoma. Todos os espécimes apresentaram expressão de CAF ou CAF [pY397], tendo mais de 80% exi- bido expressão moderada ou forte de ambas. Os resultados sugerem uma potencial relação destas moléculas com o processo oncogénico, abrindo perspetivas relativamente a novas estratégias de intervenção terapêutica no retinoblastoma.Sociedade Portuguesa de OftalmologiaRepositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPEDias-Santos, ABravo-Filho, VFaingold, DOdashiro, AOdashiro, PJagan, LBallazsi, MBurnier Jr, MN2018-10-12T14:53:54Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.17/3065engOftalmologia. 2014 Out-Dez; 38 (4): 233-241info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T09:41:04ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma
title Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma
spellingShingle Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma
Dias-Santos, A
CHLC OFT
Focal Adhesion Kinase
Retinoblastoma
title_short Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma
title_full Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma
title_fullStr Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma
title_full_unstemmed Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma
title_sort Expression of Focal Adhesion Kinase in Retinoblastoma
author Dias-Santos, A
author_facet Dias-Santos, A
Bravo-Filho, V
Faingold, D
Odashiro, A
Odashiro, P
Jagan, L
Ballazsi, M
Burnier Jr, MN
author_role author
author2 Bravo-Filho, V
Faingold, D
Odashiro, A
Odashiro, P
Jagan, L
Ballazsi, M
Burnier Jr, MN
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias-Santos, A
Bravo-Filho, V
Faingold, D
Odashiro, A
Odashiro, P
Jagan, L
Ballazsi, M
Burnier Jr, MN
dc.subject.por.fl_str_mv CHLC OFT
Focal Adhesion Kinase
Retinoblastoma
topic CHLC OFT
Focal Adhesion Kinase
Retinoblastoma
description Introdução: As cinases de adesão focal (CAF) são tirosina-cinases citoplasmáticas, não receto- ras, importantes e no processo oncogénico. O objetivo deste estudo é avaliar o nível de expressão das CAF no retinoblastoma e correlacioná-la com fatores prognósticos histopatológicos. Material e Métodos: a expressão de CAF e da sua forma ativa fosforilada - CAF [pY397] - foi avaliada em vinte espécimes de retinoblastomas por imuno-histoquímica. A imunorreatividade foi correlacionada com a idade, grau de diferenciação do tumor e com a presença ou ausência de invasão da câmara anterior, coroideia, vítreo e nervo ótico. Resultados: A avaliação histopatológica revelou 55% de tumores pouco diferenciados, 30% moderadamente diferenciados e 15% bem diferenciados. A invasão da câmara anterior foi obser- vada em 80% dos casos, da coróide em 35%, do vítreo em 25% e do nervo ótico em 70%. Vinte e cinco por cento dos tumores apresentaram uma forte expressão de CAF [pY397], 60% expressão moderada e 15% expressão fraca. Relativamente à imunorreatividade para CAF não fosforilada, 20% dos tumores revelaram-se fortemente positivos, 75% moderadamente positivos e 5% fraca- mente positivos. Não houve correlação significativa entre a expressão destas moléculas e a idade ou fatores de prognóstico histopatológicos. Conclusão: Este estudo foi o primeiro a avaliar a expressão desta molécula no retinoblastoma. Todos os espécimes apresentaram expressão de CAF ou CAF [pY397], tendo mais de 80% exi- bido expressão moderada ou forte de ambas. Os resultados sugerem uma potencial relação destas moléculas com o processo oncogénico, abrindo perspetivas relativamente a novas estratégias de intervenção terapêutica no retinoblastoma.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2018-10-12T14:53:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.17/3065
url http://hdl.handle.net/10400.17/3065
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Oftalmologia. 2014 Out-Dez; 38 (4): 233-241
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302273323433984