O efeito do estabelecimento de metas específicas no desempe-nho e comprometimento de indivíduos experientes no lançamento do basquetebol
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.3663 |
Resumo: | Este estudo investigou os efeitos da meta estabelecida no desempenho e aderência de indivíduos ex-perientes. Foram realizadas três fases: pré-teste, prática e pós-teste. Treze atletas universitários (24.3±4.8 anos de idade) foram divididos em dois grupos onde realizaram arremessos de três metros do basquetebol: G10% - no qual 10% do desempenho do pré-teste foram acrescidos para o estabele-cimento da meta, e G30%, no qual 30% foi acrescido para estabelecimento da meta. Após a última fa-se, os indivíduos responderam a um questionário de avaliação do comprometimento a meta. A expec-tativa era que o grupo com maior percentagem no estabelecimento da meta iria demonstrar piores re-sultados e menor comprometimento com a meta estabelecida devido a dificuldade imposta. As análi-ses mostraram que apesar da melhora significativa de ambos os grupos, os diferentes percentuais no estabelecimento de metas foram similares na mudança do desempenho. Entretanto, o acréscimo de 10% ao desempenho no pré teste permitiu maior comprometimento com a meta. |
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Este estudo investigou os efeitos da meta estabelecida no desempenho e aderência de indivíduos ex-perientes. Foram realizadas três fases: pré-teste, prática e pós-teste. Treze atletas universitários (24.3±4.8 anos de idade) foram divididos em dois grupos onde realizaram arremessos de três metros do basquetebol: G10% - no qual 10% do desempenho do pré-teste foram acrescidos para o estabele-cimento da meta, e G30%, no qual 30% foi acrescido para estabelecimento da meta. Após a última fa-se, os indivíduos responderam a um questionário de avaliação do comprometimento a meta. A expec-tativa era que o grupo com maior percentagem no estabelecimento da meta iria demonstrar piores re-sultados e menor comprometimento com a meta estabelecida devido a dificuldade imposta. As análi-ses mostraram que apesar da melhora significativa de ambos os grupos, os diferentes percentuais no estabelecimento de metas foram similares na mudança do desempenho. Entretanto, o acréscimo de 10% ao desempenho no pré teste permitiu maior comprometimento com a meta. |
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