Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Marcus Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Stelya, Pereira, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38012
Resumo: O fenómeno da inclusão tem atravessado as sociedades de diversas formas. Ao adentrar o contexto educativo, nomeadamente espaços formais e não-formais de ensino, importa considerar que a Educação tem vindo a ampliar o território de possibilidades ao se pensar em inclusão, indo além da visão circunscrita ao universo de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Tais contributos levam à ressignificação do conceito de inclusão, pensando-se esta como um processo que abarca uma pluralidade de questões e que valorizam diversos modos de subjetivação. A presente investigação teve como objetivo responder à questão: Que metodologias têm vindo a ser empregues em teses de doutoramento no âmbito da inclusão em contexto educativo? Para esse fim, conduziu-se uma revisão sistemática nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) por teses de doutoramento publicadas nos anos 2020 e 2021, focando-se nas metodologias utilizadas e que investigaram o processo de inclusão em contexto educativo. Como corpus de análise, foram selecionadas treze teses de doutoramento desenvolvidas em instituições sediadas em Portugal e em contextos sociais distintos (Angola, Brasil, Moçambique e Portugal). A partir da análise do corpus, concluímos que as investigações desenvolvidas são maioritariamente de natureza qualitativa, com foco na diversidade funcional e neurodiversidade, utilizando-se exclusivamente uma metodologia de estudo de caso com uma diversidade de técnicas e instrumentos de recolha de dados, incidindo maioritariamente sobre docentes do ensino básico e secundário e gestores escolares. Assim, este estudo permitiu a reflexão sobre como urge se pensar inclusão em contexto educativo de forma mais ampla e abrangente.
id RCAP_f8b80963a1af30e6c01b0af27dc5f10f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramentoRevisão sistemáticaInclusãoContexto educativoMetodologiasTeses de doutoramentoO fenómeno da inclusão tem atravessado as sociedades de diversas formas. Ao adentrar o contexto educativo, nomeadamente espaços formais e não-formais de ensino, importa considerar que a Educação tem vindo a ampliar o território de possibilidades ao se pensar em inclusão, indo além da visão circunscrita ao universo de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Tais contributos levam à ressignificação do conceito de inclusão, pensando-se esta como um processo que abarca uma pluralidade de questões e que valorizam diversos modos de subjetivação. A presente investigação teve como objetivo responder à questão: Que metodologias têm vindo a ser empregues em teses de doutoramento no âmbito da inclusão em contexto educativo? Para esse fim, conduziu-se uma revisão sistemática nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) por teses de doutoramento publicadas nos anos 2020 e 2021, focando-se nas metodologias utilizadas e que investigaram o processo de inclusão em contexto educativo. Como corpus de análise, foram selecionadas treze teses de doutoramento desenvolvidas em instituições sediadas em Portugal e em contextos sociais distintos (Angola, Brasil, Moçambique e Portugal). A partir da análise do corpus, concluímos que as investigações desenvolvidas são maioritariamente de natureza qualitativa, com foco na diversidade funcional e neurodiversidade, utilizando-se exclusivamente uma metodologia de estudo de caso com uma diversidade de técnicas e instrumentos de recolha de dados, incidindo maioritariamente sobre docentes do ensino básico e secundário e gestores escolares. Assim, este estudo permitiu a reflexão sobre como urge se pensar inclusão em contexto educativo de forma mais ampla e abrangente.Universidade de Aveiro2023-06-13T15:33:49Z2022-12-06T00:00:00Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38012por1647-730810.34624/ilcj.v12i2.30057Junior, Marcus PereiraPereira, StelyaPereira, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:14Zoai:ria.ua.pt:10773/38012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:34.632179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
title Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
spellingShingle Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
Junior, Marcus Pereira
Revisão sistemática
Inclusão
Contexto educativo
Metodologias
Teses de doutoramento
title_short Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
title_full Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
title_fullStr Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
title_full_unstemmed Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
title_sort Inclusão em contexto educativo: revisão sistemática de metodologias utilizadas em teses de doutoramento
author Junior, Marcus Pereira
author_facet Junior, Marcus Pereira
Pereira, Stelya
Pereira, Ana
author_role author
author2 Pereira, Stelya
Pereira, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Marcus Pereira
Pereira, Stelya
Pereira, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão sistemática
Inclusão
Contexto educativo
Metodologias
Teses de doutoramento
topic Revisão sistemática
Inclusão
Contexto educativo
Metodologias
Teses de doutoramento
description O fenómeno da inclusão tem atravessado as sociedades de diversas formas. Ao adentrar o contexto educativo, nomeadamente espaços formais e não-formais de ensino, importa considerar que a Educação tem vindo a ampliar o território de possibilidades ao se pensar em inclusão, indo além da visão circunscrita ao universo de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Tais contributos levam à ressignificação do conceito de inclusão, pensando-se esta como um processo que abarca uma pluralidade de questões e que valorizam diversos modos de subjetivação. A presente investigação teve como objetivo responder à questão: Que metodologias têm vindo a ser empregues em teses de doutoramento no âmbito da inclusão em contexto educativo? Para esse fim, conduziu-se uma revisão sistemática nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) por teses de doutoramento publicadas nos anos 2020 e 2021, focando-se nas metodologias utilizadas e que investigaram o processo de inclusão em contexto educativo. Como corpus de análise, foram selecionadas treze teses de doutoramento desenvolvidas em instituições sediadas em Portugal e em contextos sociais distintos (Angola, Brasil, Moçambique e Portugal). A partir da análise do corpus, concluímos que as investigações desenvolvidas são maioritariamente de natureza qualitativa, com foco na diversidade funcional e neurodiversidade, utilizando-se exclusivamente uma metodologia de estudo de caso com uma diversidade de técnicas e instrumentos de recolha de dados, incidindo maioritariamente sobre docentes do ensino básico e secundário e gestores escolares. Assim, este estudo permitiu a reflexão sobre como urge se pensar inclusão em contexto educativo de forma mais ampla e abrangente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06T00:00:00Z
2022-12-06
2023-06-13T15:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38012
url http://hdl.handle.net/10773/38012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v12i2.30057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137737775775744