Aprender com a Expressão Dramática!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Patrícia Moniz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1518
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_f90e2da9b075b4012263558672c6fadc
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1518
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender com a Expressão Dramática!Arte DramáticaCriançaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Expressão DramáticaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio corresponde ao processo de trabalho realizado nos estágios pedagógicos das Práticas Supervisionadas I (Pré-Escolar) e II (1º Ciclo do Ensino Básico) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma fundamentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática que aprofundei, sobre o ensino e a aprendizagem na Expressão Dramática, enquanto vertente a realçar na Educação da Criança do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Neste sentido, optei por dar ênfase à opinião e perceção de Educadores/Professores de dois concelhos da Ilha de São Miguel: Ponta Delgada e Ribeira Grande. A partir dos resultados obtidos pela aplicação de um questionário apurei que Educadores/Professores consideram ter uma formação “suficiente” e algumas condições pedagógicas para orientar as práticas nesta área, em prol de um objetivo comum: educar a criança pela arte, recorrendo à Expressão Dramática, ajudando-a a desenvolver-se, equilibradamente e a aprender novos conhecimentos. Na segunda parte do documento, apresento uma exposição que espelha também alguns aspetos inerentes ao perfil desejável para a profissão docente, nestes níveis de ensino. Após uma contextualização dos meus estágios, exponho de uma forma estruturada, reflexiva e fundamentada alguns dos pontos essenciais ao percurso que realizei nos dois estágios: na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do ensino Básico.ABSTRACT: The following apprenticeship report corresponds to the work that has been done in the Supervised Practices I (Preschool) and II (Primary School) pedagogical apprenticeships from the master’s degree in Preschool and Primary School Education. This document contemplates a theoretical grounding and a reflexive analysis about the subject area which I have studied, about teaching and learning in Drama, as a component to enhance the education of the preschool and basic school child. Therefore, I’ve opted to give emphasis to the opinion and perception of Educators/Teachers from two of the São Miguel island municipalities: Ponta Delgada and Ribeira Grande. From the results obtained through a questionnaire, I found out that Educators/ Teachers believe to have “enough” training and some pedagogical conditions to guide their practices in this area, all with a common objective: to educate children through Art, using Drama to help the child develop itself on a balanced way and to obtain new knowledge. In the second part of the document, I’ve presented an explanation that also shows a few aspects inherent to the desired profile for a teacher, at these levels of teaching. After a contextualization of my apprenticeships, I present in a structured, reflexive and substantiated way, some of the essential points to the path that I’ve made in these two apprenticeships: Preschool Education and Primary school/1st Cycle of Basic Education.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresAlmeida, Patrícia Moniz2012-10-29T17:52:50Z2012-07-042012-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1518porAlmeida, Patrícia Moniz – "Aprender com a Expressão Dramática!". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. X, 109 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:22.289403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender com a Expressão Dramática!
title Aprender com a Expressão Dramática!
spellingShingle Aprender com a Expressão Dramática!
Almeida, Patrícia Moniz
Arte Dramática
Criança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Expressão Dramática
title_short Aprender com a Expressão Dramática!
title_full Aprender com a Expressão Dramática!
title_fullStr Aprender com a Expressão Dramática!
title_full_unstemmed Aprender com a Expressão Dramática!
title_sort Aprender com a Expressão Dramática!
author Almeida, Patrícia Moniz
author_facet Almeida, Patrícia Moniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Patrícia Moniz
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Dramática
Criança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Expressão Dramática
topic Arte Dramática
Criança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Expressão Dramática
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-29T17:52:50Z
2012-07-04
2012-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1518
url http://hdl.handle.net/10400.3/1518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Patrícia Moniz – "Aprender com a Expressão Dramática!". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. X, 109 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130688961642496