Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes

Bibliographic Details
Main Author: Teixeira, Marcia Raquel Cardoso
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/99328
Summary: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_f954614daaec4ee2344c6621692275ae
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em AdolescentesRelationship between Parenting Educational Styles, Coping Styles and Mental Health in AdolescentsAdolescenceParental Educational StylesCoping StylesMental HealthAdolescênciaEstilos Educativos ParentaisEstilos de CopingSaúde MentalDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoNowadays, the curiosity and interest in the influence of parenting practices on the well-being of adolescents is increasing. Thus, and after reading the corresponding bibliography, we intended to understand if there is a significant relationship between parenting styles and more areas of interest. Therefore, this work aims to assess the existence of relationships between Parental Educational Styles, the use of Coping strategies and styles, and Mental Health. Consequently, we used a sample of 278 subjects between 15 and 18 years old, who participated in the investigation by filling out five instruments: a Sociodemographic Questionnaire (Maia de Carvalho, Vale Dias, & Sieiro, 2019), the Style Scale Parental Education - Version for Children (Barros de Oliveira, 1994), the Portuguese adaptation of the Brief Cope Questionnaire (Maia de Carvalho, Vale-Dias & Carvalho, 2018), the MHC-SF adapted for the Portuguese population by Matos et al. (2010) and the Portuguese adaptation of the BSI (Canavarro, 1995). The results demonstrate that Parental Educational Styles are related to Coping Styles, and each of the variables may have consequences on Mental Health. The implications that this research has for future studies is its replication with a larger, more balanced and diversified sample and the use of the Parental Educational Styles Scale – Version for Parents. It was concluded that there is a significant relationship between the three variables under study, being constantly interconnected with each other.Nos dias que correm, a curiosidade e o interesse demonstrados pela influência das práticas educativas parentais no bem-estar dos adolescentes, é cada vez maior. Dessa forma e, após a leitura de bibliografia correspondente, pretendeu-se perceber se existe uma relação significativa dos estilos parentais com mais áreas de interesse. Por conseguinte, este trabalho tem o objetivo de avaliar a existência de relações entre os Estilos Educativos Parentais, o uso de estratégias e estilos de Coping e a Saúde Mental. Assim, utilizou-se uma amostra de 278 sujeitos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, que participaram na investigação preenchendo cinco instrumentos: um Questionário Sociodemográfico (Maia de Carvalho et al., 2019), a Escala de Estilos Educativos Parentais -Versão para Filhos (Barros de Oliveira, 1994), a adaptação portuguesa do Questionário Brief Cope (Maia de Carvalho et al., 2018), MHC-SF adaptado para a população portuguesa por Matos et al. (2010) e a adaptação portuguesa do BSI (Canavarro, 1995). Os resultados demonstram que os Estilos Educativos Parentais relacionam-se com os Estilos de Coping e, cada uma das variáveis, poderá ter consequências na Saúde Mental. As implicações que esta investigação apresenta para estudos futuros é a sua replicação com uma amostra maior, mais equilibrada e diversificada e a utilização da Escala de Estilos Educativos Parentais – Versão para Pais. Concluiu-se que existe uma relação significativa entre as três variáveis em estudo, estando constantemente interligadas entre si.2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99328http://hdl.handle.net/10316/99328TID:202963675porTeixeira, Marcia Raquel Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:40:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:58.037643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
Relationship between Parenting Educational Styles, Coping Styles and Mental Health in Adolescents
title Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
spellingShingle Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
Teixeira, Marcia Raquel Cardoso
Adolescence
Parental Educational Styles
Coping Styles
Mental Health
Adolescência
Estilos Educativos Parentais
Estilos de Coping
Saúde Mental
title_short Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
title_full Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
title_fullStr Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
title_full_unstemmed Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
title_sort Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
author Teixeira, Marcia Raquel Cardoso
author_facet Teixeira, Marcia Raquel Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marcia Raquel Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescence
Parental Educational Styles
Coping Styles
Mental Health
Adolescência
Estilos Educativos Parentais
Estilos de Coping
Saúde Mental
topic Adolescence
Parental Educational Styles
Coping Styles
Mental Health
Adolescência
Estilos Educativos Parentais
Estilos de Coping
Saúde Mental
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99328
http://hdl.handle.net/10316/99328
TID:202963675
url http://hdl.handle.net/10316/99328
identifier_str_mv TID:202963675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134065274650624