Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calhoa, Catarina Alexandra Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10420
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f97df0dcff4fb52db251c91a54ed0d8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípicoAtividade lúdicaCriançasDesenvolvimento atípicoJardim de infânciaPlay activityChildrenAtypical developmentKindergartenRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarEste relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de jardim de infância, enquadrado no 3º semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O principal objetivo do presente relatório é exprimir, registar e refletir, de forma sistemática e fundamentada, as ideias, motivações, intenções e processos vividos no estágio realizado como educadora. É também objetivo deste relatório retratar e avaliar a intervenção educativa, bem como evidenciar a atitude investigativa tida durante a PPS II, ao longo de quinze semanas numa sala entre os três e quaro anos, que decorreu de 01 de outubro de 2018 a 21 de janeiro de 2019. Neste sentido, a problemática que intitula o presente relatório: A Atividade Lúdica da Criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico, surgiu de situações observadas relacionadas com diversos momentos de brincadeira livre, espontânea e/ou estruturada de crianças com desenvolvimento atípico, com tudo o que esta ação acarreta. Tendo como base uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, este relatório foi elaborado à luz de uma investigação sobre a prática no contexto em apreço, que aborda a questão da atividade lúdica em crianças com desenvolvimento atípico. Para chegar a algumas conclusões sobre o tema escolhido, esta investigação contemplou, para além da revisão de literatura sobre a referida problemática, o uso de diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados: observação direta (naturalista e sistemática) e a observação indireta, mais especificamente, a aplicação de inquéritos por questionário aplicados a duas das famílias das crianças, à equipa educativa de sala, assim como à equipa interdisciplinar, entrevista semidiretiva à educadora cooperante, à observação participante, à recolha de dados referentes às brincadeiras observadas das crianças com desenvolvimento atípico e, ainda, à recolha de fotografias destas crianças em diversos momentos da rotina diária. Os referidos dados foram recolhidos e analisados a partir de um ponto de vista sociológico e pedagógico do que é relativo à infância, tendo sempre presente um roteiro ético, de forma a realizar a prática com o máximo rigor e responsabilidade.ABSTRACT This report was prepared within the framework of Supervised Professional Practice II (PPS II), in the context of kindergarten, which is part of the 3rd semester of the Master's Degree in Pre-School Education. The main objective of this report is to systematically and reasonably express, record and reflect the ideas, motivations, intentions and processes experienced during the internship as an educator. It is also the objective of this report to portray and evaluate the educational intervention, as well as evidence the investigative attitude taken during the PPS II, during fifteen weeks in a room between three and four years, that took place from October 1, 2018 to January 21 of 2019. In this sense, the problematic that this report calls: The Play Activity of the Child - Playing in children with atypical development, arose from observed situations related to several moments of free, spontaneous and/ or structured play of children with atypical development, with everything what this action entails. Based on a methodology of a qualitative nature, in the case study modality, this report was prepared in the light of an investigation about the practice in this context, which addresses the issue of play activity in children with atypical development. In order to arrive at some conclusions about the chosen theme, this research contemplated, in addition to the literature review on the mentioned problem, the use of different data collection techniques and instruments: direct observation (naturalistic and systematic) and indirect observation, more specifically, the application of questionnaire surveys applied to two of the children's families, the classroom educational team, as well as the interdisciplinary team, a semi-directing interview with the cooperating educator, participant observation, data collection regarding observed games of children with development atypical, and also to collect photographs of these children in various moments of the daily routine. These data were collected and analyzed from a sociological and pedagogical point of view of what is related to childhood, always bearing in mind an ethical road map, in order to carry out the practice with the utmost rigor and responsibility.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSimões, AnaRCIPLCalhoa, Catarina Alexandra Rodrigues2019-08-07T14:00:47Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10420TID:202248313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:50.958773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico
title Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico
spellingShingle Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico
Calhoa, Catarina Alexandra Rodrigues
Atividade lúdica
Crianças
Desenvolvimento atípico
Jardim de infância
Play activity
Children
Atypical development
Kindergarten
title_short Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico
title_full Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico
title_fullStr Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico
title_full_unstemmed Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico
title_sort Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico
author Calhoa, Catarina Alexandra Rodrigues
author_facet Calhoa, Catarina Alexandra Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Calhoa, Catarina Alexandra Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade lúdica
Crianças
Desenvolvimento atípico
Jardim de infância
Play activity
Children
Atypical development
Kindergarten
topic Atividade lúdica
Crianças
Desenvolvimento atípico
Jardim de infância
Play activity
Children
Atypical development
Kindergarten
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-07T14:00:47Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10420
TID:202248313
url http://hdl.handle.net/10400.21/10420
identifier_str_mv TID:202248313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133453304725504