Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7969 |
Resumo: | As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no seu engagement nas atividades escolares e na vontade de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Os resultados encontrados revelam que é possível distinguir perfis para cada um dos ciclos – o 1ºCEB distingue entre competências emocionais e atitudes, o 2º e 3º CEB distinguem entre competências emocionais, atitudes face à escola e atitudes face a cada uma das disciplinas. À medida que se progride na escolaridade, também os perfis característicos de rapazes e raparigas se tornam mais específicos para a matemática e a língua portuguesa, respetivamente. Os perfis diferenciados obtidos para cada ciclo e para os sexos, indica a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares. |
id |
RCAP_f9952806c855c23b06d2b12791c1e78a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexoAtitudesInteligência EmocionalPerfisEscolaLíngua PortuguesaMatemáticaAs atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no seu engagement nas atividades escolares e na vontade de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Os resultados encontrados revelam que é possível distinguir perfis para cada um dos ciclos – o 1ºCEB distingue entre competências emocionais e atitudes, o 2º e 3º CEB distinguem entre competências emocionais, atitudes face à escola e atitudes face a cada uma das disciplinas. À medida que se progride na escolaridade, também os perfis característicos de rapazes e raparigas se tornam mais específicos para a matemática e a língua portuguesa, respetivamente. Os perfis diferenciados obtidos para cada ciclo e para os sexos, indica a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.Centro de Investigação em Educação e Psicologia2013-01-30T09:32:59Z2013-01-302012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/7969http://hdl.handle.net/10174/7969porRebelo, N., Candeias, A., & Roazzi, A. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP. (ISBN:978-989-8339-14-0).http://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_Perfis_Atitudinais_e_Emocionais_Nicole_Rebelo.pdfsimnaonaonrebelo@uevora.ptaac@uevora.ptnd681Rebelo, NicoleCadeias, AdelindaRoazzi, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:26.399983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo |
title |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo |
spellingShingle |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo Rebelo, Nicole Atitudes Inteligência Emocional Perfis Escola Língua Portuguesa Matemática |
title_short |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo |
title_full |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo |
title_fullStr |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo |
title_full_unstemmed |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo |
title_sort |
Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo |
author |
Rebelo, Nicole |
author_facet |
Rebelo, Nicole Cadeias, Adelinda Roazzi, António |
author_role |
author |
author2 |
Cadeias, Adelinda Roazzi, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Nicole Cadeias, Adelinda Roazzi, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitudes Inteligência Emocional Perfis Escola Língua Portuguesa Matemática |
topic |
Atitudes Inteligência Emocional Perfis Escola Língua Portuguesa Matemática |
description |
As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no seu engagement nas atividades escolares e na vontade de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Os resultados encontrados revelam que é possível distinguir perfis para cada um dos ciclos – o 1ºCEB distingue entre competências emocionais e atitudes, o 2º e 3º CEB distinguem entre competências emocionais, atitudes face à escola e atitudes face a cada uma das disciplinas. À medida que se progride na escolaridade, também os perfis característicos de rapazes e raparigas se tornam mais específicos para a matemática e a língua portuguesa, respetivamente. Os perfis diferenciados obtidos para cada ciclo e para os sexos, indica a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-01T00:00:00Z 2013-01-30T09:32:59Z 2013-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7969 http://hdl.handle.net/10174/7969 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rebelo, N., Candeias, A., & Roazzi, A. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP. (ISBN:978-989-8339-14-0). http://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_Perfis_Atitudinais_e_Emocionais_Nicole_Rebelo.pdf sim nao nao nrebelo@uevora.pt aac@uevora.pt nd 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136508316221440 |