Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Nicole
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cadeias, Adelinda, Roazzi, António
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7969
Resumo: As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no seu engagement nas atividades escolares e na vontade de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Os resultados encontrados revelam que é possível distinguir perfis para cada um dos ciclos – o 1ºCEB distingue entre competências emocionais e atitudes, o 2º e 3º CEB distinguem entre competências emocionais, atitudes face à escola e atitudes face a cada uma das disciplinas. À medida que se progride na escolaridade, também os perfis característicos de rapazes e raparigas se tornam mais específicos para a matemática e a língua portuguesa, respetivamente. Os perfis diferenciados obtidos para cada ciclo e para os sexos, indica a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.
id RCAP_f9952806c855c23b06d2b12791c1e78a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexoAtitudesInteligência EmocionalPerfisEscolaLíngua PortuguesaMatemáticaAs atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no seu engagement nas atividades escolares e na vontade de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Os resultados encontrados revelam que é possível distinguir perfis para cada um dos ciclos – o 1ºCEB distingue entre competências emocionais e atitudes, o 2º e 3º CEB distinguem entre competências emocionais, atitudes face à escola e atitudes face a cada uma das disciplinas. À medida que se progride na escolaridade, também os perfis característicos de rapazes e raparigas se tornam mais específicos para a matemática e a língua portuguesa, respetivamente. Os perfis diferenciados obtidos para cada ciclo e para os sexos, indica a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.Centro de Investigação em Educação e Psicologia2013-01-30T09:32:59Z2013-01-302012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/7969http://hdl.handle.net/10174/7969porRebelo, N., Candeias, A., & Roazzi, A. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP. (ISBN:978-989-8339-14-0).http://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_Perfis_Atitudinais_e_Emocionais_Nicole_Rebelo.pdfsimnaonaonrebelo@uevora.ptaac@uevora.ptnd681Rebelo, NicoleCadeias, AdelindaRoazzi, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:26.399983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
spellingShingle Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
Rebelo, Nicole
Atitudes
Inteligência Emocional
Perfis
Escola
Língua Portuguesa
Matemática
title_short Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title_full Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title_fullStr Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title_full_unstemmed Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title_sort Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
author Rebelo, Nicole
author_facet Rebelo, Nicole
Cadeias, Adelinda
Roazzi, António
author_role author
author2 Cadeias, Adelinda
Roazzi, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Nicole
Cadeias, Adelinda
Roazzi, António
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Inteligência Emocional
Perfis
Escola
Língua Portuguesa
Matemática
topic Atitudes
Inteligência Emocional
Perfis
Escola
Língua Portuguesa
Matemática
description As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no seu engagement nas atividades escolares e na vontade de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Os resultados encontrados revelam que é possível distinguir perfis para cada um dos ciclos – o 1ºCEB distingue entre competências emocionais e atitudes, o 2º e 3º CEB distinguem entre competências emocionais, atitudes face à escola e atitudes face a cada uma das disciplinas. À medida que se progride na escolaridade, também os perfis característicos de rapazes e raparigas se tornam mais específicos para a matemática e a língua portuguesa, respetivamente. Os perfis diferenciados obtidos para cada ciclo e para os sexos, indica a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01T00:00:00Z
2013-01-30T09:32:59Z
2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7969
http://hdl.handle.net/10174/7969
url http://hdl.handle.net/10174/7969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rebelo, N., Candeias, A., & Roazzi, A. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP. (ISBN:978-989-8339-14-0).
http://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_Perfis_Atitudinais_e_Emocionais_Nicole_Rebelo.pdf
sim
nao
nao
nrebelo@uevora.pt
aac@uevora.pt
nd
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação e Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação e Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136508316221440