Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pacheco Figueiredo, Maria, Menezes, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6088
Resumo: “Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.
id RCAP_f9bfc1eaccf8ef593c8ccbe530acbf8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissionalRelatório Final de EstágioFormação de professoresDimensões educativasSer professor/a“Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, AnaPacheco Figueiredo, MariaMenezes, Luís2020-01-03T15:16:00Z2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6088porPinto, A., Figueiredo, M., & Menezes, L. (2019). Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional. In J. Rocha, L. Menezes, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 96-105). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu.978-989-54036-5-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:22Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:04.757458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
title Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
spellingShingle Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
Pinto, Ana
Relatório Final de Estágio
Formação de professores
Dimensões educativas
Ser professor/a
title_short Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
title_full Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
title_fullStr Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
title_full_unstemmed Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
title_sort Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
author Pinto, Ana
author_facet Pinto, Ana
Pacheco Figueiredo, Maria
Menezes, Luís
author_role author
author2 Pacheco Figueiredo, Maria
Menezes, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana
Pacheco Figueiredo, Maria
Menezes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório Final de Estágio
Formação de professores
Dimensões educativas
Ser professor/a
topic Relatório Final de Estágio
Formação de professores
Dimensões educativas
Ser professor/a
description “Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11
2019-11-01T00:00:00Z
2020-01-03T15:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6088
url http://hdl.handle.net/10400.19/6088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, A., Figueiredo, M., & Menezes, L. (2019). Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional. In J. Rocha, L. Menezes, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 96-105). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu.
978-989-54036-5-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910658920448