Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6088 |
Resumo: | “Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor. |
id |
RCAP_f9bfc1eaccf8ef593c8ccbe530acbf8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissionalRelatório Final de EstágioFormação de professoresDimensões educativasSer professor/a“Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, AnaPacheco Figueiredo, MariaMenezes, Luís2020-01-03T15:16:00Z2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6088porPinto, A., Figueiredo, M., & Menezes, L. (2019). Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional. In J. Rocha, L. Menezes, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 96-105). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu.978-989-54036-5-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:22Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:04.757458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional |
title |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional |
spellingShingle |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional Pinto, Ana Relatório Final de Estágio Formação de professores Dimensões educativas Ser professor/a |
title_short |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional |
title_full |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional |
title_fullStr |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional |
title_full_unstemmed |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional |
title_sort |
Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional |
author |
Pinto, Ana |
author_facet |
Pinto, Ana Pacheco Figueiredo, Maria Menezes, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco Figueiredo, Maria Menezes, Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ana Pacheco Figueiredo, Maria Menezes, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório Final de Estágio Formação de professores Dimensões educativas Ser professor/a |
topic |
Relatório Final de Estágio Formação de professores Dimensões educativas Ser professor/a |
description |
“Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11 2019-11-01T00:00:00Z 2020-01-03T15:16:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6088 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto, A., Figueiredo, M., & Menezes, L. (2019). Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissional. In J. Rocha, L. Menezes, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 96-105). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu. 978-989-54036-5-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130910658920448 |